terça-feira, 26 de março de 2013

SISEM gera plano de comunicação para museus de pequeno porte


Plano de Comunicação, elaborado para a Baixada Santista, 
serve de parâmetro para museus de pequeno porte


O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, apresentou no último dia 12, o Plano de Comunicação Institucional aos representantes de museus e dos municípios da Baixada Santista. A reunião de entrega do projeto, que foi realizado em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), aconteceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e contou com a presença do secretário Marcelo Mattos Araujo.
O programa foi desenvolvido com a participação de 19 instituições museológicas da Baixada Santista. Entre elas, sete receberam diagnósticos e diretrizes específicas para a sua comunicação institucional: o Museu da Cidade - Galeria Nilton Zanotti (Praia Grande), a Casa Martim Afonso (São Vicente), a Pinacoteca Benedicto Calixto, o Memorial das Conquistas, o Museu do Mar e Marítimo, o Museu do Porto e o Museu da Pesca, os cinco últimos de Santos.
Segundo a diretora do SISEM-SP, Renata Motta, “o projeto (desenvolvido ao longo de 2012), teve o objetivo de qualificar e fortalecer tecnicamente os museus paulistas, identificando situações e elaborando diagnósticos para que os profissionais possam planejar ações que potencializem a comunicação institucional”, explica.
Entre os resultados do trabalho, foi desenvolvido um material impresso para divulgação do conjunto dos museus da Baixada Santista. Foram impressos 30 mil folders, que estão disponíveis nas instituições participantes em Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos e Bertioga.
Para profissionais que se interessam em conhecer e aplicar o Plano de Comunicação em suas unidades, o Sistema Estadual de Museus também disponibiliza o material para download. Clique aqui

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