quinta-feira, 7 de março de 2013

Encontro de Representantes do SISEM foi bastante produtivo


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), promoveu o quarto Encontro de Representantes Regionais. O evento reuniu, nos dias 4 e 5 de março, os representantes das 15 regiões administrativas do Estado e profissionais da área de cultura. A reunião foi sediada no salão nobre da Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo. 
 
A cerimônia de abertura, às 9 horas, contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Claudinéli Moreira Ramos, e da diretora do SISEM-SP, Renata Motta. 
 
No encontro, foi apresentado um balanço das ações realizadas pelas representações regionais em 2012 seguido pela exibição dos planos de ação por região e debates. A programação teve como objetivo proporcionar uma discussão sobre estratégias de ações culturais no âmbito municipal, informar sobre o 5º Encontro Paulista de Museus e o Programa de Ação Cultural (Proac) do Estado de São Paulo, entre outros.

Pela R.A. de Sorocaba, participaram do encontro os representantes Davidson Panis Kaseker (titular) e Luis Salgado (adjunto). Também participou a diretora do MAC Botucatu, Cláudia Bassetto, convidada na qualidade de membro titular do Conselho Estadual de Orientação do SISEM-SP.

"Foram dois dias de intensas discussões, com resultados muito proveitos do ponto de vista de troca de informações e de elaboração de propostas", assinala Davidson Kaseker. "Saímos do encontro ainda mais motivados para articular um plano de ação regional de fomento aos nossos museus", assevera.

Em maio, os representantes dos 36 museus da Região Administrativa de Sorocaba vão se reunir novamente para dar continuidade às ações. A reunião deverá acontecer em Salto em data ainda a ser confirmada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário