segunda-feira, 25 de março de 2013

44ª Semana do Tropeiro de Sorocaba terá como tema Memória e Identidade



A festa acontecerá no Parque das Águas entre os dias 24 e 26 de maio.
Crédito da foto: ©Zaqueu Proença

Uma emenda parlamentar da deputada federal Iara Bernardi vai assegurar R$ 100 mil à celebração da semana tropeira em Sorocaba. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (22) ao secretário da Cultura e Lazer (Secult), José Simões de Almeida Junior, pela presidente do Sorocaba e Região Convention Visitors Bureau, Gláucia Freitas, durante encontro com representantes das entidades tropeiras da cidade. A Secult tem até o dia 10 de abril para apresentar Memorial Descritivo da festa que, neste ano, entra em sua 44ª edição e levará o nome de "Semana do Tropeiro – Memória e Identidade".
Além da Secult, também as duas entidades, Associação Cultural Tropeira (ACT) e Associação de Tropeiros de Sorocaba e Região (ATSR) receberão R$ 50 mil cada uma para integrar as comemorações e a 8ª Tropeada Itararé-Sorocaba, coordenada pelo secretário executivo do Caminho Paulista, Orailson Pereira.
As discussões acerca da Semana do Tropeiro aconteceram durante toda esta semana junto a diversas entidades. Segundo José Simões, a ideia de chamar para o evento os representantes da sociedade, significará a efetiva participação de instituições na festa. Além de empresas, o titular da Secult reuniu-se com 15 escolas particulares para saber o que fariam dentro do evento. "O resultado é que aqueles que não iam promover nada, agora estão estimulados a atuar junto aos alunos e ressaltar a importância da cultura tropeira na nossa formação sociocultural", comentou Simões para quem o tropeirismo, assim como a estrada de ferro, são "marcas identitárias" de Sorocaba.
Já confirmaram ações voltadas à celebração da semana tropeira os shoppings Villagio e Granja Olga, a Oficina Grande Otello, Sesc, Sesi, Associação Comercial e Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
Novo local
Tradicionalmente, os últimos dias de maio abrigam a festa tropeira na cidade. Neste ano, os eventos acontecem de 20 a 26 em diversos próprios públicos e espaços privados. Também neste ano as tropas serão abrigadas na área do antigo Matadouro que será preparado para pouso dos grupos que vêm de diversas regiões do Estado. A festa acontecerá no Parque das Águas entre os dias 24 e 26 de maio. Até 2012, o Parque Natural "Chico Mendes" era o palco do evento, que culmina com o desfile das tropas pelas ruas da cidade.
"Talvez ainda não consigamos atingir o grau de excelência que pretendemos imprimir à festa, por conta do pouco tempo que temos para organizá-la com base numa nova visão cultural. Mas, uma coisa é certa; estamos cumprindo com a determinação do prefeito Pannunzio que pediu sistematicamente a valorização da questão tropeira", explicou Simões.
Fonte: Da Redação Agência Sorocaba de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário