sábado, 27 de abril de 2013

Museu Republicano expõe Imagens da Convenção: circulações contemporâneas




Para as comemorações dos 140 anos da Convenção de Itu, 90 anos de abertura do Museu Republicano e 50 anos de integração do Museu Paulista e Museu Republicano à USP, desde outubro de 2012, o educativo do Museu Republicano vem desenvolvendo o projeto “Memórias da Convenção”, cujo objetivo consiste em mapear o uso e entender o significado da palavra Convenção na atualidade de Itu e região.
Os primeiros resultados da pesquisa em desenvolvimento possibilitaram a montagem da exposição: Imagens da convenção: circulações contemporâneas. Essa exposição contou a supervisão da Profa. Dra. Heloisa Barbuy e curadoria da educadora do Museu Republicano Aline Zanatta. A pesquisa e montagem teve a participação de Adilson Pedroso, equipe de conservação do Museu Republicano, Vlademir Herdina, Cilas Soares, Marcos Steiner,  da equipe de Museografia do Museu Paulista, Ricardo Bogus, Christine Fidalgo, Claudio Rother, Lucila Gutierres e fotografias de Hélio Nobre. Apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu e Direção da Escola Municipal “Convenção de Itu”.
Nesta exposição estão reunidas imagens da “Convenção de Itu” na contemporaneidade em Itu e região.  Podemos observar o uso da palavra “Convenção” em mais de quinze diferentes lugares instituições, estabelecimentos e produtos comerciais.
São ecos daquela reunião realizada neste edifício, em 18 de abril de 1873, que deu origem ao Partido Republicano Paulista e ficou conhecida como “Convenção de Itu”.
A circulação dessas representações no cotidiano reforça o papel da Cidade de Itu na História da Proclamação da República, mas também pode ter inúmeros sentidos. Quais serão eles? Quais são as memórias sobre a “Convenção de Itu”? Uma reunião, um lugar, uma escola, uma música, um gosto, um caminho...


Período da exposição: de abril a dezembro de 2013
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada Gratuita
Serviços:
Rua Barão de Itaim, 67, Centro/Itu
Telefone: (01) 40230240

Nenhum comentário:

Postar um comentário