quarta-feira, 3 de abril de 2013

Museu Histórico de Lins, exemplo a ser seguido


Quando o Museu Histórico e Arqueológico de Lins foi inaugurado, em 04 de agosto de 2012 foi traçada uma meta por Lucas Martins, administrador do espaço cultural: atingir 10% da população linense, o que representa cerca de 7.300 pessoas, até o final do ano. Este número foi não só alcançado, mas ultrapassado, ao final do mês de dezembro foram contabilizados pouco mais de 8.000 visitantes. Hoje, finalizando o mês de março já são mais de 10 mil visitantes. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Lins, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentado, e hoje sub supervisão da Diretoria de Cultura. Foi executado pela Fundação Araporã com apoio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Zanettini Arqueologia.
Vale ressaltar também que em pouco tempo de “vida” alcançou resultados expressivos no meio acadêmico, além do reconhecimento em Lins e toda região. “O Museu é um espaço histórico e cultural, nosso objetivo é agregar conhecimento e saberes aos nossos visitantes e também gerar sugestões, dúvidas e reflexões, mas no dia-a-dia funciona como uma empresa, assim foi aplicada, desde a inauguração, uma gestão empresarial de metas” contou Lucas Martins.
Em se tratando de exposições o local possui:
  • Exposição de longa duração, composta por riquíssimos materiais do acervo do arqueólogo japonês Kiju Sakai e da coleção da ABCEL.
  • Exposição de curta duração, que atualmente chama-se Nós por nós mesmos, resultado dos trabalhos com os grupos sociais.
  •  Exposição externa, formada por painéis que explicam a história e arquitetura de cada ambiente reproduzido.
Para este ano os projetos são diversos, entre eles, troca de exposição, aplicação de pesquisas técnicas, concretização da Associação de Amigos do Museu, convênios com instituições, calendário de eventos, agenda de visitas de grupos escolares. Tem muita coisa boa vindo por aí, e para quem ainda não conhece vale muito a pena visitar o Museu Histórico e Arqueológico de Lins.
Um dos principais projetos do Museu para 2013 trata-se do Programa de Relação Escola-Museu (PREM), um sistema próprio de gestão, englobando visitas, indicadores e administração, tudo de forma eficiente e dinâmica, visando melhor atender o público e a comunidade do Museu. Uma das principais ferramentas da gestão consiste em encaminhar rapidamente para todas as escolas relatórios da visita e fotos. “Estamos ainda desenvolvendo um site, que vai servir de plataforma para o Museu, onde, conterá a história, tour pelo prédio, fotos das visitas, depoimentos, quem é você interativo, redes sociais, além de agendamento online para visitação” comentou Lucas Martins.
Museu Histórico e Arqueológico
Endereço: Rua Aureliano Resende de Andrade, 100
Telefone: (14) 3529-2302
Horário de Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9:00 às 17:00.
Fonte: Site do SISEM-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário