domingo, 21 de abril de 2013

II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural debate a preservação de acervos


Nesta segunda-feira, 22, o II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural abordará dois temas: ACERVOS E PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL e PRESERVAÇÃO E ACERVOS ICONOGRÁFICOS . Promovido pelo CPC USP, o fórum busca promover a discussão de projetos e pesquisas em andamento relativos aos diversos aspectos e modalidades do tema, como patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural intangível, paisagens culturais, acervos, museus, entre outros. 

A participação é franqueada ao público, mas pede-se que as pessoas confirmem a presença por e-mail.Interessados em participar como ouvintes do Fórum CPC 2013 devem enviar e-mail para 2forumcpc@gmail.com com os seguintes dados: Nome, e-mail, telefone e instituição. A presença em 80% das sessões garante o certificado de participação. (Os debates ocorrem em todas as segundas-feiras do mês de abril)

Na coordenação, atuam o Prof. Dr. Antonio A. Arantes (UNICAMP), a Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (FAU-USP) r o Prof. Dr. José Tavares de Lira (CPC-USP e FAU-USP). Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá (foto).



Confira a programação: 


22 de abril

14h às 16h 
ACERVOS E PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL 
Debatedora: Johanna Smit (ECA/USP) 
Trabalhos: 
1. A Produção documental dos Processos de Tombamento no IPHAN e a Portaria IPHAN n.11, de 11 de setembro de 1986 
2. Reflexões sobre o processo de elaboração da Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz 

16h30 às 19h 
PRESERVAÇÃO E ACERVOS ICONOGRÁFICOS 
Debatedora: Vânia Carvalho (Museu Paulista) 
Trabalhos: 
1. O Patrimônio Documental do Campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 
2. Vocabulário controlado para acervos fotográficos: desafios para desenvolvimento em 
arquivos públicos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário