segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Itapeva presta homenagem a revolucionários de 32


Parabéns à Secretaria Municipal de Obras de Itapeva por ter instalado, na Av. Revolucionários de 32, o monumento em homenagem aos ex-combatentes itapevenses, uma obra de criação coletiva que teve a participação de Davidson Panis Kaseker (criação), Edson Panis Kaseker / Washington Ribeiro de Almeida (design), além dos "alunos" formados pela Oficina de Restauro Simone do Espírito Santo Custódio (Supervisão e Montagem) e Israel Almeida Melo / Marcelo Bento / Paulo da Silva Proença (Auxiliares de Montagem).
Só falta agora a bandeira paulista no alto do mastro, o que com certeza o secretário Junior Zacharias vai providenciar a seu tempo.


"O monumento tem por finalidade fazer reviver um passado mergulhado no tempo. O monumento histórico relaciona-se diferente com a memória viva e com a duração. Ou ele é simplesmente constituído em objeto de saber e integrado numa concepção linear do tempo – neste caso, seu valor cognitivo relega-o inexoravelmente ao passado, ou antes à história em geral, ou à história da arte em particular -, ou então ele pode, além disso, como obra de arte, dirigir-se à nossa sensibilidade artística, ao nosso ‘desejo de arte’ (Kunstwollen): neste caso, ele se torna parte construtiva do presente vivido, mas sem a mediação da memória ou da história." (A Alegoria do Patrimônio - Françoise Choay)
Quer saber, gente, quando criamos esse monumento não pensamos em tudo isso. Só criamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário