sexta-feira, 26 de julho de 2013

Fomento aos museus: saiba mais sobre os novos editais lançados pelo Ibram
 
Lançados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), as edições 2013 dos editais Mais Museus e Modernização de Museus começaram a receber inscrições ontem (25), por meio do sistema Salic Web, e seguem abertos até às 23h30 (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2013.
Ambos irão formar banco de projetos para apoio financeiro no exercício de 2013, de acordo com disponibilidade orçamentária do instituto, mediante celebração de convênio, ou outro instrumento hábil, com as instituições selecionadas, não conferindo direito subjetivo ao participante de celebrar convênio. Os recursos para o apoio financeiro são oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) do Ministério da Cultura (MinC).
Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. As instituições selecionadas deverão dispor de 20% do valor total do projeto, a título de contrapartida, de acordo com o item 12 dos editais.
Mais Museus
O edital se destina à seleção de projetos para implantação de museus em cidades que não possuam instituição museológica estruturada.
As ações apoiadas por este edital incluem serviços para adaptação de espaços físicos de imóvel; elaboração e implementação de projetos para execução de obras e serviços; elaboração e implementação de planos museológicos ou projetos museográficos; serviços de instalação e montagem de exposições; serviços para manutenção e conservação de bens imóveis; e elaboração de projetos para execução de obras e contratação de serviços.
Podem concorrer ao fomento pessoas jurídicas de direito público, de âmbito municipal, estadual e federal, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e igualmente instituições culturais privadas sem fins lucrativos, mantenedoras de instituições museológicas. Acesse o edital Mais Museus.
Modernização de Museus
Este edital se destina a ações e estudos estratégicos para modernização de museus, manutenção das ações/programações culturais regulares, ampliação do acesso, educação e formação de público.
Poderão participar instituições museológicas públicas municipais, estaduais e federais, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e, igualmente, instituições museológicas privadas sem fins lucrativos.
O edital contempla ainda serviços relacionados à preservação, conservação e digitalização de acervos; atividade editorial e curatorial; capacitação de funcionários/servidores; adaptação, reaparelhamento e modernização de museus; adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; e ações de difusão, divulgação e promoção institucional. Acesse o edital Modernização de Museus. E saiba mais sobre o Programa de Fomento aos Museus do Ibram.
Texto: Ascom/Ibram
- See more at: http://www.museus.gov.br/destaque/fomento-a-museus-saiba-mais-sobre-os-novos-editais-lancados-pelo-ibram/#sthash.Rhhen7cM.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário