sábado, 30 de junho de 2012

Direito à Cultura, direito a Museus

O Artigo 37º da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 declara:
“ Toda a pessoa tem o direito a tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, a gozar das artes e a participar no progresso científico e nos benefícios que dele resultarem”. Parte deste direito de participação na vida cultural é o direito ao acesso a museus e às suas colecções, exposições, serviços e instalações, sem qualquer discriminação de idade, sexo, convicções religiosas ou culturais, inaptidões ou orientação sexual.

Se você não pode participar do IV Encontro Paulista de Museus, assista às palestras e debates acessando o link:
www.forumpermanente.org/

terça-feira, 26 de junho de 2012

Palestra em Sorocaba

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM, convida para a Palestra: "Desenho do Espaço Expositivo", em Sorocaba, no dia 26 de junho, às 14 horas.

sábado, 16 de junho de 2012

Polo Sudoeste elege representantes

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), elegeu seus novos representantes em cada região administrativa do Estado. A eleição aconteceu na tarde desta sexta-feira (15/6),  último dia 4º Encontro Paulista de Museus.

Entre as atribuições dos dirigentes estão atuar na interlocução das unidades museológicas de sua região administrativa com o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus, auxiliar na articulação dos equipamentos, colaborar na implementação e atualização do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo, convocar reuniões, além de registrar e divulgar as ações efetuadas pela representação regional. 
 
Foram eleitos como representantes do sudoeste paulista (RA Sorocaba) Davidson Panis Kaseker (titular) e Luiz Augusto de Barros Salgado (adjunto).
 
Mais notícias em http://www.sisemsp.org.br/

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Região tem candidatos para representação do SISEM

Caros colegas,

No IV Encontro Paulista de Museus, que vai acontecer de 13 a 15/06, no Memorial da América Latina, haverá eleições para Membros do Conselho de Orientação do SISEM-SP e Representantes Regionais. Até o momento, na Região Administrativa de Sorocaba, apenas duas candidaturas se apresentaram para a Representação Regional Maria Aparecida Vieira Medeiros (Museu Paulo Setúbal) e Davidson Panis Kaseker (Museu Histórico de Itapeva) e para o Conselho apenas Cláudia Basseto (MAC-Botucatu).

A representação do sudoeste paulista junto ao SISEM-SP é muito importante no sentido de fortalecer as instituições museológicas da região, sejam os museus já estabelecidos, sejam aqueles que ainda estão em estágio de estruturação.
Os representantes de museus de cada região administrativa que estiverem presentes no Encontro terão direito a voto, portanto é fundamental que vocês participem do Encontro e das eleições, prestigiando os candidatos regionais.
Dessa maneira, em meu nome e em nome da Cida e da Cláudia, venho pedir-lhes apoio para continuar esse trabalho, agora se possível ainda mais articulado com a participação da nossa colega no Conselho de Orientação.
E não se esqueçam. As inscrições para o IV Encontro Paulista de Museus já estão abertas. Você pode se informar e se inscrever pelo site www.encontropaulistademuseus.com.br .
Davidson Panis Kaseker
(15) 9614.0676

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lageado é Notícia em Miami

“Lageado é Notícia!” em Miami: O Museu Fazenda do Lageado (Botucatu) recebeu a visita de Hector D. Alvarez, engenheiro da Divisão Médica da empresa General Eletric, que reside em Miami. Hector é argentino, mas trabalha e mora nos Estados Unidos há bastante tempo. Aproveitando as férias, e a convite de amigos botucatuenses, veio conhecer o acervo do museu e os prédios da área histórica. Durante a visita, o Coordenador do Núcleo expôs as ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2006 e o visitante se interessou pelo boletim “Lageado é Notícia!” que informa sobre os eventos e demais fatos da área histórica. Sendo assim, a partir de agora, o “Lageado é Notícia!” passa a ser enviado quinzenalmente para Hector em Miami, Estados Unidos.

2 – Números de maio: Fechamos o mês de maio com exatos 1.424 visitantes. Somando
no ano de 2012 já atingimos a marca de 7.037 visitantes. De 2006 até maio de 2012 foram
79.717 visitantes. Uma marca significativa.

Saudações museais.

sábado, 2 de junho de 2012

Subsídios para a criação de museus municipais

O IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - elaborou um manual de orientação para a criação de museus municipais, uma demanda que cresce dia a dia.

Vale a pena ler e refletir. São orientações muito oportunas.

Acesse http://www.museus.gov.br/category/publicacoes-e-documentos/

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Palestra sobre "Ação educativa e o acervo dos museus" em Porto Ferreira


IV Encontro Paulista de Museus: contagem regressiva

Prezados,
Nesta edição do 4º Encontro Paulista de Museus teremos pela primeira vez a eleição de representantes regionais e representantes para o Conselho de Orientação do SISEM-SP.
Seguindo a divisão do Estado de São Paulo em 15 regiões (administrativas e metropolitanas), teremos a eleição de 2 representantes para cada região. São estes representantes que serão os canais preferenciais de interlocução do SISEM-SP com as regiões e, é juntamente com eles que será definido o plano de ações do SISEM-SP para 2013.
Os representantes do Conselho de Orientação do SISEM-SP integrarão um colegiado que discutirá iniciativas para integrar a política pública para a área de museus da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Se você tem interesse em se candidatar a alguma das vagas, faça sua inscrição no site http://www.encontropaulistademuseus.com.br/, e clique na parte "Eleições" do menu lateral. As inscrições foram prorrogadas para até o dia 05 de junho. E, no dia 08 de junho serão divulgados todos os candidatos inscritos.
A articulação dos museus começa agora, cada um em sua região. Para quem quiser, inscrevam suas candidaturas. Aos que não se candidatarem, informem-se sobre os candidatos de sua região.

Um grande abraço,

Luiz Fernando Mizukami
SISEM - SP - Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo
UPPM - Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
(11) 2627-8109
Lmizukami@sp.gov.br