quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Curso de Capacitação para Museus

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTCSISEM–SP), promove, desde 2008, oficinas de capacitação em museus, visando o aprimoramento do trabalho de profissionais inseridos no universo museológico e contribuindo para o aperfeiçoamento das instituições dos museus paulistas.

No Curso de Capacitação para Museus pretende-se instrumentalizar os profissionais de museus na elaboração de projetos para instituições museológicas, dando um panorama geral de procedimentos de trabalho e medidas de gestão primordiais para o bom funcionamento das instituições.

No 1° semestre de 2011, realizou-se o curso nas cidades de Brodowski e Sorocaba. Neste 2° semestre, esta ação será realizada em outros dois municípios: São José dos Campos e Marília. Os interessados em participar deste curso poderão escolher entre as duas cidades, levando em consideração a distância entre a cidade sede do curso e aquela em que reside, entretanto, a decisão final será feita pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus.
Para tal, serão utilizados os seguintes critérios para selecionar os participantes: ordem de chegada da inscrição, carta de interesse e currículo. Serão priorizados, também, profissionais que tenham vínculo com instituições museológicas. Lembrando que serão disponibilizadas 40 vagas para cada uma das cidades sedes do Curso, num total de 80 vagas. Em caso de preenchimento do quadro total de vagas em uma das cidades sedes, o participante será designado automaticamente para a próxima cidade que houver vaga.

CONTRAPARTIDA DOS PARTICIPANTES
Os interessados em participar do Curso de Capacitação para Museus deverão arcar com seu translado, hospedagem e alimentação nos cinco módulos do curso.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas por e-mail: sisem@sp.gov.br, até o dia 23/08/ 2011. Não será possível realizar a inscrição após esta data ou se todas as vagas forem preenchidas. Após solicitar a inscrição, o participante deve aguardar até o dia 25/08/2011 para obter confirmação de sua participação e a definição do local de realização do curso. Cientes da importância da instituição museológica como instrumento de cidadania, de complementação da educação formal e de inserção social, o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus convida os Profissionais da área museológica e/ou gestores culturais do Estado de São Paulo a participar desta ação, reiterando a importância da participação de todos.

INFORMAÇÕES E PROGRAMA DO CURSO
Público alvo: profissionais da área museológica do Estado de São Paulo.
O curso oferecerá, ao todo, 80 vagas, sendo 40 delas disponibilizadas em São José dos Campos e a demais em Marília.
O participante, que se ausentar mais de um dia por semana, perderá o direito ao certificado final do curso e à freqüência às aulas.
O participante deverá elaborar um projeto final em grupo, referente a uma instituição ou com tema de interesse das instituições museológicas paulistas, que será entregue ao final do curso em data a ser definida juntamente com a coordenação. O projeto dever observar rigorosamente os padrões exibidos em aula, de aplicação em alguma Lei de incentivo ou fomento à cultura. A não execução desse projeto incorrerá na perda de direito ao certificado. Módulo 1 São José dos Campos: 29, 30 e 31 de agosto Marília: 12, 13, 14 de setembro
O Panorama das Políticas Públicas de Cultura no Brasil e a elaboração de projetos para museus

Objetivos: Preparar os participantes para o desenvolvimento detalhado de projetos e gestão dos mesmos. Instrumento de avaliação: elaboração e entrega do projeto final em grupo.
Assuntos base:
· O que é um projeto.
· Por que elaborar um projeto.
· Como elaborar um projeto: Proposta, objetivos e justificativas.
· Como organizar orçamentos.
· Criação de cronograma de trabalho.
· Metodologia de gestão de projetos.
· Processos avaliativos de resultados.

Módulo 2 e 3
São José dos Campos: 26, 27, 28 e 29 de setembro
Marília: 3,4,5 e 6 de outubro
O Panorama das Políticas Públicas de Cultura no Brasil e as Leis de Incentivo à Cultura

Objetivos: Instrumentalizar o participante a promover a sustentabilidade de sua instituição por meio de participação em Leis de Incentivo.
Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· O que é e quais são as leis de incentivo à cultura.
· Como elaborar, formatar e inscrever um projeto cultural para as leis de incentivo.
· Como captar recursos para a cultura.
· Apresentação de casos de sucesso.
· Prestação de contas.

Projetos de Pesquisa e Curadoria Objetivos: Preparar os participantes para o desenvolvimento curatorial de exposições e atividades correlatas em suas respectivas instituições de trabalho. Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· O que é curadoria.
· Processo de pesquisa curatorial.
· Eleição de temáticas curatoriais.
· Processo de escolha de peças para exposição.
· Elaboração de textos curatoriais.
· Desenvolvimento de eixos curatoriais.

Módulo 4 e 5
São José dos Campos: 17, 18,19, 20 e 21 de outubro
Marília: 7, 8, 9,10 e 11 de novembro

Projetos de Expografia
Objetivos: Capacitar os participantes a desenvolverem projetos expográficos coerentes com a temática curatorial, de acordo com as normas de segurança tanto para o acervo, como para visitantes e funcionários e atraente ao público.
Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· O que é expografia.
· Tipologias de exposição.
· A linguagem das exposições nos museus.
· Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, com, luz, textura, imagens, textos, instalações cênicas.
· Iluminação e direção de montagem.

Projetos de Produção e Montagem de Exposições
Objetivos: Capacitar os participantes para o trabalho de montagem de exposições e as especificidades que permeiam este assunto.
Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· Projeto expográfico/plantas de exposição.
· Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, com, luz, textura, imagens, textos, instalações cênicas.
· Mobiliário expográfico.
· Utilização de tecnologia.
· Noções de luminotécnica.
· Noções de sonorização.
· Noções de climatização.
· Segurança no espaço expositivo.
· Embalagem, transporte e manuseio de peças (acervo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário