quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atualização de cadastro no SISEM-SP

Caros museólogos,

O SISEM - Sistema Estadual de Museus – elaborou um mapeamento atualizado das instituições museológicas do Estado de São Paulo. As visitas técnicas aos 645 municípios ocorreram entre maio e dezembro de 2010, com levantamento dos museus e instituições afins existentes nas localidades, preenchimento de ficha cadastral e registro fotográfico de cada instituição encontrada.

O mapeamento identificou 415 instituições em 190 municípios paulistas. Sendo que a definição adotada para o cadastramento seguiu os principais parâmetros do ICOM - International Council of Museums:

* instituição permanente;
* sem fins lucrativos (por isso, não entram galerias ou escritórios de arte que tem o intuito de comércio e representação);
* aberta ao público (de forma geral, então aquelas instituições que se encontravam fechadas ou que abrem apenas sob agendamento, não entraram);
* conservando e comunicando os testemunhos materiais e imateriais do homem e do seu meio ambiente (se não tiver um acervo sob sua guarda, não entrou no mapeamento. Se apenas recebe exposições temporárias, também não).

Para garantirmos a acuidade e atualização dos dados, O SISEM-SP está solicitando uma confirmação dos dados apresentados e, um complemento (e-mail e site, visto que estes dados não se encontram nas fichas). Caso você perceba que a sua instituição não se encontra no diagnóstico, pedimos que seja enviado para o e-mail sisem@sp.gov.br , com cópia para rvmotta@sp.gov.br e Lmizukami@sp.gov.br , os dados de contato do responsável pelo museu não listado (nome completo, e-mail e telefone).

Este material atualizado será a base para o cadastramento de museus a ser desenvolvido pelo GTCSISEM. E uma fonte inestimável para o público e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os museus paulistas. Afinal, só conseguiremos atuar corretamente se tivermos os dados corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário