sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Casarão de Brigadeiro Tobias sedia encontro de museus do sudoeste paulista


O Casarão de Brigadeiro Tobias sediou nesta quarta-feira (21), das 10h às 16h, uma reunião dos representantes dos museus localizados no Sudoeste Paulista, cuja Região Administrativa é Sorocaba. Sob o tema "Por água ou por terra, tecendo a história", durante o encontro foram discutidos os desafios que interligam todos os museus do Estado, avaliando o que há de comum entre eles e que faz com que os municípios se unam em torno da preservação de suas histórias e de seus patrimônios. O tropeirismo e o desenvolvimento do Estado por rios e pela economia gerada pelas tecelagens integram o tema.
A reunião contou com a presença do diretor do SISEM (Sistema Estadual de Museus), Davidson Panis Kaseker, a representante do Conselho de Orientação do SISEM, a artista plástica e coordenadora do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Botucatu, Cláudia Basseto, e a representante regional e coordenadora do Museu Histórico Paulo Setúbal, Raquel Fayad, entre outros representantes de museus de Sorocaba, Botucatu, Votorantim, Araçoiaba da Serra, São Roque, Tatuí, Salto, Cerqueira Cesar, Itararé, Avaré, São Manoel e Pratânia.
Este é um encontro de trabalho que acontece pela primeira vez na cidade e que teve como anfitriões Sônia Paes, responsável pelo Casarão de Brigadeiro Tobias, e Álvaro Augusto, do Centro de Treinamento de Muares.  Os trabalhos contaram com a apresentação das políticas públicas para o setor museológico paulista, ações da representação regional  e a discussão de propostas para o desenvolvimento de um projeto regional para os museus, entre outros temas relevantes.

A iniciativa busca fortalecer parcerias e troca de conhecimentos no intuito de dar suporte aos museus na tarefa de promover a preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio museológico paulista.


Sônia Paes e Álvaro Augusto

Raquel Fayad, a representante do vereador Muri, David Kaseker e Sônia Paes

O tropeiro Álvaro relata breve histórico do casarão


Nenhum comentário:

Postar um comentário