sexta-feira, 25 de maio de 2012

História e culturas urbanas

Uma parceria entre a FCRB e a UFRJ

Segunda palestra – 29 de maio, 18h
Lilian Fessler Vaz (Proarq/FAU-UFRJ)

Formação e transformação urbana: um território híbrido na Maré
No Complexo da Maré, um novo território vem surgindo da mistura de espaços formais e informais, antigos e novos, com funcionalidades e formas diversas: um híbrido, como proposto por Néstor Canclini. Dentre os processos urbanos observados, emerge um forte componente na caracterização desses espaços e desse território: o cultural, conduzindo à reflexão sobre como compreendê-los e sobre políticas públicas pertinentes para essa nova realidade.

A série ocorre na última terça-feira de cada mês, exceto nas férias escolares.
Concede-se certificado, a pedidos.

Fundação Casa de Rui Barbosa
Sala de Cursos
Rua São Clemente, 134 – Botafogo

Informações: 3289-8616
www.casaruibarbosa.gov.br
historia@rb.gov.br


Entrada franca
Estacionamento gratuito



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Definidos palestrantes internacionais para o Encontro Paulista de Museus

O 4º Encontro Paulista de Museus (EPM) definiu sua programação internacional. Realizado de 13 a 15 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o evento contará com palestras do diretor da Cátedra Medellín-Barcelona, na Colômbia, Jorge Melguizo, e da diretora do Museu Nacional de Artes Decorativas e presidente do ICOM na Espanha, Sofía Redriguez Bernis.

O evento será realizado no Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina, em São Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda), as inscrições poderão ser feitas no site www.encontropaulistademuseus.com.br. A participação é gratuita.

Informações: (11) 2627-8111

Curso de capacitação para profissionais de museus chega ao último módulo em Bauru

Maio é o último mês do curso de capacitação para profissionais da área de museus, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura. A atividade será realizada nos dias 21 a 23 de maio, das 9h às 17h, no Auditório da Secretaria de Cultura de Bauru.

Com o objetivo de qualificar equipes do interior para o trabalho em instituições museológicas, o quinto módulo pretende capacitar os participantes para o trabalho de montagem de exposições e as especificidades que permeiam esse assunto, com o professor Pablo Vilar.

Tecnicamente serão abordados na aula os projetos expográficos e as plantas de exposição; os elementos e recursos, como espaço, suportes, forma, cor, com, luz, textura, imagens, textos e instalações cênicas; o mobiliário; a utilização de tecnologia; noções sobre luminotécnica, sonorização e climatização, além da segurança do espaço e formas de embalagem, transporte e manuseio de peças (acervo).

No último dia (23/5), acontecerá a orientação final para os projetos, com Roseli Biagi e o Leonardo Cássio. O curso de capacitação ainda prevê uma avaliação prática e teórica para testar o que foi assimilado pelos participantes e, na sequência, serão entregues certificados.

Serviço: Bauru
Data: de 21 a 23/5/2012
Local: Auditório da Secretaria de Cultura de Bauru (av. Nações Unidas, nº 8-9, Centro – Bauru/SP) Horário: das 9h às 17h
Informações: (14) 3232-4621

Caçapava também recebe Oficina de Conservação Preventiva

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, convida a participar da Palestra de Conservação Preventiva , em Caçapava, no dia 25 de maio de 2012. Parabéns ao SISEM que assim oferece opções para diversas regiões do Estado.


Monte Azul sedia Oficina de Conservação Preventiva

Secretaria de Estado da Cultura, através do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, convida para participar da Oficina de Conservação Preventiva, em Monte Azul Paulista, nos dia 31 de maio e 01 de junho de 2012.

Acessem o site: sisemsp.gov.br para essas e outras informações.


CONVITE - Exposição AVESSO - MAC Americana


A vez de Itapeva no turismo

Em nota divulgada pela AMITUR - Associação dos Municípios de Interesse Turístico - Itapeva ganhou destaque como a "bola da vez" na área do turismo, fruto do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapeva em prol do turismo como vertente do desenvolvimento regional. A matéria é assinada por Jarbas Favoretto, que além de jornalista presidente o Conselho Estadual de Entidades Turísticas. Confira:

A vez de Itapeva
Esta cidade, com mais de duzentos anos, inicialmente era conhecida como Vila Velha e ali passava a antiga rota indígena, a famosa Peabiru que, mais tarde, veio a ser utilizada pelos Bandeirantes.

Depois, tornou-se passagem obrigatória para os não menos famosos tropeiros com o seu comércio de muares e de gado. Só em 1938 é que seu nome passou a ter o nome Itapeva.

Atualmente, a cidade se candidata a ser importante também na rota do turismo, juntamente com suas vizinhas, as cidades que em conjunto formam uma das regiões mais belas do Estado de São Paulo, com exuberante natureza e cenários deslumbrantes.

É a vez do turismo em Itapeva.
Mais informações (15) 3522-3875.

Fonte: http://www.amitur.org.br/