sexta-feira, 23 de março de 2012

Visita Técnica: inscrições vão até hoje

Informamos que as inscrições para a Visita Técnica na Pinacoteca do Estado, nos dias 26 e 27 de março, foram prorrogadas até sexta feira ( dia 23/03).
Seguem informações importantes:
2º. Turma
Data: 26 e 27 de março
Horário: das 10h às 17h.
Local: Auditório Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 São Paulo – 5°andar.
Tel. (11) 3335-4990
Quantidade de vagas: 20 vagas
Responsável: Maria Luíza Moraes

Museu do Tropeiro cria blog

Caros amigos;
O Museu do Tropeiro de Boituva agora tem um Blog oficial.
É um espaço virtual onde poderemos falar de nossa paixão pelo tropeirismo e pela Cultura Tradicional Brasileira.
Venha ter um dedo de prosa com a gente. Participe.
Por favor, visite o link: http://museudotropeirodeboituva.blogspot.com.br/
Saudações Tropeiras;
Cruz Tropeiro

Reunião em Itu foi sucesso

O Secretário Municipal de Cultura de Itu, Jonas Soares de Souza, recepcionou o representante regional do SISEM-SP e Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker, a Diretora de Patrimônio Histórico Jaquelina L. Arruda e a presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapeva, Zuleide Pereira Leite, e trataram de assuntos pertinentes às políticas públicas de Cultura, especialmente na área de preservação patrimonial. Na reunião regional do SISEM-SP/Sudoeste Paulista, o coordenador regional do SISEM fez a abertura com uma exposição sobre a natureza e importância do SISEM-SP, esclarecendo dúvidas dos presentes. Em seguida, foram apresentados o calendário anual de ações e as atividades em curso desenvolvidas pelo SISEM-SP. Foi colocada em pauta a questão da representatividade regional e, por aclamação, deliberou-se que não haveria necessidade de indicar um representante adjunto, mediante a declinação formalizada pelo secretário de Votorantim, diante da proximidade da realização do 4º Encontro Paulista de Museus previsto para acontecer em junho próximo.
O sr. Davidson também aproveitou a oportunidade para apresentar e informar sobre o fluxo estabelecido para o encaminhamento de solicitações ao GTCSISEM, informou sobre as possiblidade de financiamento de projetos através do ProAC, informou da existência de um serviço de assessoria de imprensa que pode ser acionada pelas instituições museológicas paa divulgação de suas atividades, apresentou o blog regional e o site do SISEM-SP, convidando a todos os presentes para enviarem material de divulgação de suas instituições.
Os presentes tiveram oportunidade de apresentar um breve perfil de suas instituições, relacionando as principais dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
Ao final, ficou agendada uma reunião para o dia 25 de abril, às 4h, possivelmente em Botucatu, conforme convite feito previamente pela representante do MAC-Botucatu, quando deverão ser debatidas as demandas regionais a fim de melhor qualificar a participação dos representantes das instituições museais no 4º Encontro Paulista de Museus.
Segundo avaliação unânime, a realização de reuniões regionais do SISEM é uma iniciativa bastante oportuna no sentido de que promove a discussão de ideias e propostas, troca de experiências, bem como fortalece a integração entre as instituições.
Após o encerramento da reunião, o representante regional e demais acompanhantes visitaram o Museu da República, o Museu da Energia e a Casa da Cultura (Espaço Almeida Júnior).

terça-feira, 20 de março de 2012

Reunião em Itu é amanhã

Espero que a reunião do dia 21/3 seja produtiva, já preparando para o 4o. Encontro Paulista de Museus, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de junho no Memorial da América Latina.
Lembro que a reunião acontecerá na sede da Secretaria de Cultura de Itu, à Rua Paula Souza, 664, centro, em frente ao Museu de Energia. Por oportuno, agradeço a acolhida do secretário Jonas e sua equipe.
Aproveito para divulgar o Site do SISEM-SP, que passa a ser um importante canal de comunicação da comunidade museológica paulista. Ainda estamos em testes e, portanto, sugestões são muito bem vindas (há um formulário de contato no próprio site).
Acessem o site no www.sisemsp.org.br . É importante também, a criação de um login e senha, pois os usuários cadastrados podem incluir informações de divulgação de agenda (ações culturais do município ou museu), participar do fórum e se conectar com outros usuários. Participem!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Reunião do SISEM em Itu

Sob orientação do SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus, na qualidade de representante regional, convido V.Sª a participar do Encontro Regional do SISEM-SP/Sudoeste Paulista, a realizar-se no próximo dia 21, às 14h, na Secretaria Municipal da Cultura de Itu - Rua Paula Souza, 664 - Centro (em frente ao Museu da Energia).

Pauta:
Ações SISEM 2012
Encontro Paulista de Museus

Sua presebça é imprescindível!

Davidson Panis Kaseker

Último dia para inscrições do SISEM

Informamos que sexta feira (16/03), será o último dia para se inscrever em algumas de nossas ações previstas para o mês de março. Para mais informações( como inscrições) , segue, em anexo, o convite eletrônico. Segue a relação:

Visita Técnica na Pinacoteca do Estado
1º. Turma
Data: 19 e 20 de março - das 10h às 17h
Local: Auditório Pinacoteca Luz
Praça da Luz, 2 , São Paulo -SP
Tel. 55 11 3324-1000
Quantidade de vagas: 20 vagas
Responsável: Maria Luíza Moraes

2º. Turma - das 10h às 17h
Data: 26 e 27 de março
Local: Auditório Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 São Paulo – 5°andar.
Tel. (11) 3335-4990
Quantidade de vagas: 20 vagas
Responsável: Maria Luíza Moraes

Curso de Capacitação para Museus em Santo André
Módulo I e II - 19, 20, 21 e 22 de março;
Módulo III e IV- 16, 17, 18 e 19 de abril.
Módulo V - 28, 29 e 30 de maio.
HORÁRIO DE AULA
aula: 09:00 - 10:45
coffee break: 10:45 - 11:00
almoço: 12:15 - 13:15
coffee break: 15:30 - 15:45
aula: 15:45 - 17:00

Oficinas no Museu da Casa Brasileira
Temas
Oficina de Projetos Culturais e Leis de Incentivo
Data: 20 e 21 de março, das 10h às 13h
Local: : Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – São Paulo – SP
Tel. (11) 3032-3727/ 3032-2564
Quantidade de vagas: 5 a 10 vagas

Oficina de Expografia e Produção de Exposições
Data: 20 e 21 de março, das 14h às 17h
Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – São Paulo – SP
Tel. (11) 3032-3727/ 3032-2564
Quantidade de vagas: 5 a 10 vagas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Agenda Museal

Já anotaram na agenda algumas datas básicas? Se ainda não fizeram isso, anotem então as seguintes datas:

* dias 26 e 27 de março - 2º encontro de representantes regionais
* dias 13, 14 e 15 de junho - 4º Encontro Paulista de Museus.
Novamente no Memorial da América Latina. E desta vez o Grupo Técnico de Coordenação do SISEM espera trazer algumas inovações no formato. Lembrando que ainda no encontro haverá momentos para eleição dos novos representantes regionais e também dos membros que integrarão o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo. Imperdível!

Calendário de ações

Olá, pessoal.

O GTCSISEM já iniiou as atividades de 2012. Confira!
O Curso de Capacitação para Museus objetiva, através de noções básicas acerca das áreas de Curadoria, Expografia e Montagem, a formação de um conhecimento que seja capaz de auxiliar os participantes na elaboração de projetos para instituições museológicas, possibilitando, cada vez mais, o bom funcionamento das instituições.
Neste 1° semestre de 2012, esta ação será realizada em dois municípios: Bauru e Santo André. Os interessados em participar deste curso poderão escolher entre as duas cidades, levando em consideração a distância entre a cidade sede do curso e aquela em que reside, entretanto, a decisão final será feita pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus.

Ações SISEM 2012

Olá, Pessoal.
Conforme planejamento inicial de distribuição das ações do SISEM pelas diversas regiões do estado e, tendo em vista ainda os temas solicitados por cada uma das regiões, o Grupo Técnico do SISEM está detalhando os temas e sugerindo municípios para receber as palestras e oficinas previstas.
Nesta proposta, procuramos municípios localizados em diferentes pontos da região a fim de garantir uma boa cobertura das ações do SISEM.

Região Administrativa de Sorocaba
Palestra em Sorocaba
Tema: Expografia
Oficina em Avaré
Tema. Conservação de acervo
Lembrando que ainda estamos prevendo exposições itinerantes em cidades da região.
Saudações museológicas.