sexta-feira, 23 de março de 2012

Reunião em Itu foi sucesso

O Secretário Municipal de Cultura de Itu, Jonas Soares de Souza, recepcionou o representante regional do SISEM-SP e Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, Davidson Panis Kaseker, a Diretora de Patrimônio Histórico Jaquelina L. Arruda e a presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapeva, Zuleide Pereira Leite, e trataram de assuntos pertinentes às políticas públicas de Cultura, especialmente na área de preservação patrimonial. Na reunião regional do SISEM-SP/Sudoeste Paulista, o coordenador regional do SISEM fez a abertura com uma exposição sobre a natureza e importância do SISEM-SP, esclarecendo dúvidas dos presentes. Em seguida, foram apresentados o calendário anual de ações e as atividades em curso desenvolvidas pelo SISEM-SP. Foi colocada em pauta a questão da representatividade regional e, por aclamação, deliberou-se que não haveria necessidade de indicar um representante adjunto, mediante a declinação formalizada pelo secretário de Votorantim, diante da proximidade da realização do 4º Encontro Paulista de Museus previsto para acontecer em junho próximo.
O sr. Davidson também aproveitou a oportunidade para apresentar e informar sobre o fluxo estabelecido para o encaminhamento de solicitações ao GTCSISEM, informou sobre as possiblidade de financiamento de projetos através do ProAC, informou da existência de um serviço de assessoria de imprensa que pode ser acionada pelas instituições museológicas paa divulgação de suas atividades, apresentou o blog regional e o site do SISEM-SP, convidando a todos os presentes para enviarem material de divulgação de suas instituições.
Os presentes tiveram oportunidade de apresentar um breve perfil de suas instituições, relacionando as principais dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
Ao final, ficou agendada uma reunião para o dia 25 de abril, às 4h, possivelmente em Botucatu, conforme convite feito previamente pela representante do MAC-Botucatu, quando deverão ser debatidas as demandas regionais a fim de melhor qualificar a participação dos representantes das instituições museais no 4º Encontro Paulista de Museus.
Segundo avaliação unânime, a realização de reuniões regionais do SISEM é uma iniciativa bastante oportuna no sentido de que promove a discussão de ideias e propostas, troca de experiências, bem como fortalece a integração entre as instituições.
Após o encerramento da reunião, o representante regional e demais acompanhantes visitaram o Museu da República, o Museu da Energia e a Casa da Cultura (Espaço Almeida Júnior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário