terça-feira, 6 de novembro de 2012

Painel conta a história das Fazendas Lageado e Edgardia

1 – Painel: Com o objetivo de oferecer informações históricas básicas sobre as Fazendas Lageado e Edgárdia foi instalado na varanda superior do Museu do Café, um painel com aproximadamente 4 metros quadrados. Esse painel traz, além de um pequeno texto, fotos coloridas pertencentes ao acervo do Museu e fotos em preto e branco, de autoria do Dr. Winston Bonetti Yoshida. O painel já está despertando grande interesse nos visitantes permitindo, de maneira objetiva e rápida, conhecer um pouco da importante história das Fazendas Lageado e Edgárdia.
2 – Osmar e Wânia: A exposição dos artistas Osmar Santos e Wânia Rodrigues, encerrada no dia 18 de outubro, foi vista por 2.968 pessoas. Mais uma vez as exposições despertam curiosidade e interesse nos nossos visitantes. Além da exposição, 3 telas de Wânia e 1 de Osmar foram adquiridas pelo Dr. Francisco Marins e passam a fazer parte de seu acervo pessoal.
3 – Terezinha Brito: Desde o dia 25 uma nova exposição está montada no Museu. A artista Terezinha Brito, pela primeira vez expõe seus trabalhos em Botucatu na mostra intitulada “Em busca da luz”. A mostra apresenta 12 telas trabalhando sobre o tema dos signos do zodíaco. As telas apresentam um colorido bastante característico, despertando sensações únicas nos apreciadores. Além disso, a cor e a luz são elementos fundamentais em seu trabalho. A curadoria da mostra é de Oscar D’ Ambrosio e a produção cultural de Ricardo Cardoso. Vale a pena conferir.  
4 – Galeria do Museu: Conforme informado no nosso último boletim, os visitantes do Museu ganharam mais um importante espaço. Já está aberta ao público a “Galeria do Museu”, espaço com aproximadamente 18 metros quadrados, que irá abrigar as telas doadas por diversos artistas ao Museu do Café. Esse espaço é uma importante conquista, pois, até então, as obras doadas não possuíam um lugar adequado para serem apreciadas pelos visitantes. Além disso, quando das exposições essas obras eram retiradas para ao acervo técnico dando lugar as obras em exposição. Agora, não só ficarão permanentemente expostas, sendo que o espaço poderá também abrigar exposições. Além disso, é importante ressaltar que o Museu já possui em seu acervo aproximadamente 12 obras incluindo trabalhos de: Osmar Santos, Grupo OKA, Conrado Zanotto, Carla Prates, Clauci da Cruz e de Antonio Luiz Martins – Tony.  
5 – Números do Museu: Fechamos o mês de outubro com 1.842 visitantes. Somados aos números do ano, até outubro, temos a marca de 16.536 visitantes. Já no período de 2006 a outubro de 2012 a marca é de exatos 89.216 visitantes. Com base nesses números, provavelmente iremos atingir a marca de 2011.
6 – Visita: No mês de outubro o museu recebeu a visita de Eduarda Castro, e Victor Olivatti. Duda mora em Orlando, onde trabalha atualmente como modelo. Além disso, Duda foi eleita miss Brasil EUA, no ano de 2010. Já Victor Olivatti é vocalista da banda de pop rock MASH. Durante a visita o casal conheceu todo o acervo do Museu e simpáticos demonstraram interesse em também receber o nosso boletim. Dessa forma, a partir de agora, o “Lageado é Notícia será enviado para Duda em Orlando e para Victor.
7 – Monitor Diego: No ultimo dia 31 de outubro o monitor Diego Matias completou dois anos de trabalho e, em função disso, deixou de atuar como monitor junto ao Museu do Café e a área histórica. Os monitores são responsáveis por acompanhar as diversas visitas agendadas, não só no interior do Museu mas também nos prédios que fazem parte das visitas monitoradas. Graças ao trabalho desses monitores tem sido possível abrir o museu de forma ininterrupta, funcionando de segunda a sexta das 9h às 11h e das 14h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados sempre das 12h às 17h. Dois monitores são contratados pela FEPAF e um é cedido pela Subsecretaria de Turismo da Prefeitura Municipal. Agora o Museu vai buscar preencher essa vaga objetivando manter o padrão de atendimento que tem sido característica do nosso Museu. Diego vai atuar em outra área, mas deixou claro que manterá contato permanente com a equipe do Museu do Café. A coordenadoria agradece a colaboração ao longo desses dois anos, reconhecendo que o sucesso do Museu tem sido conquistado graças ao apoio de pessoas como Diego e todos os outros monitores que já atuaram e que atuam no Museu. Sucesso Diego nessa nova empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário