quarta-feira, 28 de agosto de 2013


II Salão do Cordel de Lençóis Paulista


A exposição de xilogravura, que acontecerá do dia 20 a 31 de Agosto, com matrizes e cópias do acervo da Caravana do Cordel, do Ateliê de xilogravura de Botucatu e do lençoense Cristiano Taioque.

Endereço: Espaço Cultural "Cidade do Livro"
Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286 - Centro
Cep: 18682.110
Horário de atendimento: de Segunda a Sexta das 8h às 17h30
Tel: (14) 3263.3123 
E-mail: espacocultural@lencoispaulista.sp.gov.br
http://cidadedolivro.wordpress.com

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Próxima reunião da RA Sorocaba SISEM acontecerá em novembro na cidade de Avaré


O encontro da RA Sorocaba SISEM que aconteceu dia 21 no Casarão de Brigadeiro Tobias  em Sorocaba, contou com a presença de representantes de 11 municípios:

São Paulo /Davi Kaseker  (Diretor Técnico do SISEM)
Botucatu / Claudia Bassetto  (Representante Conselho SISEM)
Luís Augusto de Barros Salgado
Tatuí / Raquel Fayad
Tatuí / Maria Augusta Barbará
Sorocaba / Sonia Paes
Sorocaba / Álvaro Augusto Antunes de Assis
Sorocaba / Misa Padilha
Sorocaba – Claudia Ribeiro
Salto / Rafael Barbi
Salto / Gabriela Novaes
Avaré / Ailton Cesar Camilo de Souza
Cerqueira César / Adauto Felisário Munhoz
Pratânia / Simone Cerejo
Pratânia / Eliana Leite
São Manuel / Aparecida Croppi
Itararé / Murilo Cleto
Votorantim - Wesley Carlos da Silva
São Roque / Mariana (Bibliotecária)
São Roque / Tania Ghissardi
São Roque / Paulo Rossi
São Roque / Eliane Stasevicius

A reunião foi  muito produtiva, e teve como objetivo principal buscar algo que nos unisse para podermos trabalhar uma divulgação da região.Chegamos a questão: A particularidade das origens, dentro do Tema: Por terra ou por água, tecendo a história! Cada ser humano é peculiar em sua origem, assim como é a origem dos nossos museus.

O próximo encontro já tem data marcada, acontecerá no dia 06 de Novembro na cidade de Avaré, onde seremos recepcionados por Ailton César Camilo de Souza, direto do Museu Histórico e Pedagógico "Anita Ferreira de Maria", em breve mais informações.


Confira as fotos do encontro no Casarão de Brigadeiro Tobias no blog do Museu Paulo Setúbal. Acesse: http://museupaulosetubaltatui.blogspot.com.br.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Casarão de Brigadeiro Tobias sedia encontro de museus do sudoeste paulista


O Casarão de Brigadeiro Tobias sediou nesta quarta-feira (21), das 10h às 16h, uma reunião dos representantes dos museus localizados no Sudoeste Paulista, cuja Região Administrativa é Sorocaba. Sob o tema "Por água ou por terra, tecendo a história", durante o encontro foram discutidos os desafios que interligam todos os museus do Estado, avaliando o que há de comum entre eles e que faz com que os municípios se unam em torno da preservação de suas histórias e de seus patrimônios. O tropeirismo e o desenvolvimento do Estado por rios e pela economia gerada pelas tecelagens integram o tema.
A reunião contou com a presença do diretor do SISEM (Sistema Estadual de Museus), Davidson Panis Kaseker, a representante do Conselho de Orientação do SISEM, a artista plástica e coordenadora do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Botucatu, Cláudia Basseto, e a representante regional e coordenadora do Museu Histórico Paulo Setúbal, Raquel Fayad, entre outros representantes de museus de Sorocaba, Botucatu, Votorantim, Araçoiaba da Serra, São Roque, Tatuí, Salto, Cerqueira Cesar, Itararé, Avaré, São Manoel e Pratânia.
Este é um encontro de trabalho que acontece pela primeira vez na cidade e que teve como anfitriões Sônia Paes, responsável pelo Casarão de Brigadeiro Tobias, e Álvaro Augusto, do Centro de Treinamento de Muares.  Os trabalhos contaram com a apresentação das políticas públicas para o setor museológico paulista, ações da representação regional  e a discussão de propostas para o desenvolvimento de um projeto regional para os museus, entre outros temas relevantes.

A iniciativa busca fortalecer parcerias e troca de conhecimentos no intuito de dar suporte aos museus na tarefa de promover a preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio museológico paulista.


Sônia Paes e Álvaro Augusto

Raquel Fayad, a representante do vereador Muri, David Kaseker e Sônia Paes

O tropeiro Álvaro relata breve histórico do casarão