sexta-feira, 26 de julho de 2013


RA Sorocaba tem reunião dia 21 de Agosto no Casarão de Brigadeiro Tobias em Sorocaba

A RA Sorocaba-SISEM tem reunião confirmada para o próximo 21 de agosto às 10h no Casarão de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. 
A reunião contará com a presença da representante regional no Conselho SISEM, a artista plástica e Coordenadora do MACS de Botucatu, Claudia Basseto.
É importante que todos levem o máximo de informações que tem da sua instituição. Se não houver material gráfico pronto, um release impresso simples, com fotos do espaço já ajuda e muito. 
 Para quem tiver o benefício do transporte e puder trazer os colegas de cidades vizinhas que tiverem este problema, favor entrar em contato com e ajudá-los neste sentido. Esta ação já seria um início deste trabalho que pretendemos fazer em equipe, deste fortalecimento.
Um almoço caipira está sendo programado, por isso necessitamos da confirmação prévia da de participação, para nos programarmos nesse sentido.
Solicitamos que na ocasião cada um traga um mapa de seu Museu e suas destinações para mapeá-los dentro da ideia que surgiu no último encontro, a qual a Claudia tem anotada e organizada. As informações servirão para fazermos um link entre os Museus da região por assuntos.



Por favor, enviem um email respondendo as questões abaixo para o seguinte endereço: sisem.polo.sudoeste@gmail.com.


Irá participar do evento?             Sim (      )     Não  (     ) 
Informações completas para renovação do cadastro -
Nome -_____________________________________  Cargo - ____________________________
Instituição - _________________________________ Telefones - _________________________
Endereço - _____________________________________________________________________
e-mail - ______________________________ / Site/ blog/face____________________________

Nome do (s) participante (s) ________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Transporte -  (     ) Carro         (     ) ônibus

Horário de chegada - __________________________________

Participará - (     ) O dia todo         (      ) até o almoço        (      ) Não almoçará


Programação para o dia 21 de agosto:

Das  9:30h às 10h - Recepção
Das 10:00h às 13h - Reunião:  - Apresentação do trabalho da representação regional resumido.
                                                  - Resumo do 5º Encontro de Museus e nomeação do Sr. Davi 
                                                    Kaseker para Diretor do SISEM.
                                                  - Apresentação pela Claudia Bassetto do projeto que estaremos 
                                                    desenvolvendo.
                                                   - Apresentação dos trabalhos que cada um ficou de trazer,  
                                                     bem como a distribuição de flyers das instituições de cada 
                                                     participante.
                                                   - Desenvolvimento do projeto da regional.
                                                   - Distribuição do Material do SISEM para que cada um leve 
                                                     para a sua cidade.
                                                   - Atualização da lista de telefones e e-mail dos que estiverem 
                                                     presentes.

13h - Almoço no Casarão Brigadeiro Tobias
14:30h - Tour de Visitação aos museu da cidade.
Fomento aos museus: saiba mais sobre os novos editais lançados pelo Ibram
 
Lançados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), as edições 2013 dos editais Mais Museus e Modernização de Museus começaram a receber inscrições ontem (25), por meio do sistema Salic Web, e seguem abertos até às 23h30 (horário de Brasília) do dia 12 de setembro de 2013.
Ambos irão formar banco de projetos para apoio financeiro no exercício de 2013, de acordo com disponibilidade orçamentária do instituto, mediante celebração de convênio, ou outro instrumento hábil, com as instituições selecionadas, não conferindo direito subjetivo ao participante de celebrar convênio. Os recursos para o apoio financeiro são oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) do Ministério da Cultura (MinC).
Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. As instituições selecionadas deverão dispor de 20% do valor total do projeto, a título de contrapartida, de acordo com o item 12 dos editais.
Mais Museus
O edital se destina à seleção de projetos para implantação de museus em cidades que não possuam instituição museológica estruturada.
As ações apoiadas por este edital incluem serviços para adaptação de espaços físicos de imóvel; elaboração e implementação de projetos para execução de obras e serviços; elaboração e implementação de planos museológicos ou projetos museográficos; serviços de instalação e montagem de exposições; serviços para manutenção e conservação de bens imóveis; e elaboração de projetos para execução de obras e contratação de serviços.
Podem concorrer ao fomento pessoas jurídicas de direito público, de âmbito municipal, estadual e federal, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e igualmente instituições culturais privadas sem fins lucrativos, mantenedoras de instituições museológicas. Acesse o edital Mais Museus.
Modernização de Museus
Este edital se destina a ações e estudos estratégicos para modernização de museus, manutenção das ações/programações culturais regulares, ampliação do acesso, educação e formação de público.
Poderão participar instituições museológicas públicas municipais, estaduais e federais, desde que não vinculadas à estrutura do MinC, e, igualmente, instituições museológicas privadas sem fins lucrativos.
O edital contempla ainda serviços relacionados à preservação, conservação e digitalização de acervos; atividade editorial e curatorial; capacitação de funcionários/servidores; adaptação, reaparelhamento e modernização de museus; adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; e ações de difusão, divulgação e promoção institucional. Acesse o edital Modernização de Museus. E saiba mais sobre o Programa de Fomento aos Museus do Ibram.
Texto: Ascom/Ibram
- See more at: http://www.museus.gov.br/destaque/fomento-a-museus-saiba-mais-sobre-os-novos-editais-lancados-pelo-ibram/#sthash.Rhhen7cM.dpuf
Audiência pública debate processo de municipalização do Museu Dr. Washington Luís

Sessão, que acontece no dia 28/7, ouvirá a comunidade sobre a formalização da doação do acervo do museu a Batatais
A população de Batatais terá a oportunidade de manifestar-se sobre a doação do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luís ao município, na audiência pública que acontecerá na plenária da Câmara de Vereadores, no próximo dia 28 de julho (domingo), às 9h30. A sessão será coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, atual responsável pelo acervo que pertence ao Estado de São Paulo e que está na posse de Batatais desde 2000.
De 2012 a 2013, a Secretaria de Estado da Cultura realizou atividades técnicas e culturais na instituição, por meio da Organização Social de Cultura ACAM Portinari e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). Entre elas, a oficina “Sistemas Educativos em Museus e Instituições Culturais”, a exposição “Nhenhennhém – Aqui Todo Mundo é Índio” e a concepção e entrega do Plano Museológico e Projeto Museográfico.
Com a municipalização, a Secretaria pretende dar continuidade às atividades de capacitação da equipe técnica do museu e promover, por meio de exposições itinerantes, o acesso aos acervos disponíveis no Estado. As ações de formação e difusão para o museu serão operacionalizadas pelo Sistema Estadual de Museus.

A doação do acervo dos museus estaduais aos municípios é prevista na Lei Estadual 13.209, de 29 de setembro de 2008, que oferece o amparo legal para regularizar essa transferência. Esse processo faz parte do Programa de Municipalização de Museus da Secretaria, ação governamental inserida no Plano Plurianual do Estado de São Paulo, que prevê a transferência de 15 museus estaduais para municípios no período de 2012 a 2015.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ICOM 2013: Chamada para voluntários!


Seja um voluntário!

Convidamos você, jovem de qualquer idade a partir dos 18 anos, a ser voluntário na 23ª Conferência Geral do ICOM , um evento internacional que reunirá milhares de estudantes e profissionais da comunidade museológica do Brasil e de países da América Latina e Caribe, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) é a única organização mundial de museus e de profissionais que atuam na área, reunindo aproximadamente 30.000 membros em 137 países. Tem por compromisso promover e proteger o patrimônio natural e cultural, tangível e intangível.

Os voluntários serão divididos em grupos e poderão engajar-se no atendimento aos participantes dos diversos países, na logística de credenciamento e transporte, apoio à programação externa (festas e visitas
de estudos) e muito mais.

Se você é uma pessoa dinâmica, proativa e responsável, se gosta de atuar em equipe, tem domínio falado e escrito da língua portuguesa e nível avançado de inglês, francês ou espanhol, junte-se a nós!

Além da satisfação de doar seu tempo - neste caso, para viabilizar um evento de relevo mundial na área da cultura, com importantes frutos para todos os países participantes, inclusive o Brasil -, os voluntários ampliam sua rede de contatos e adquirem novos conhecimentos. Eles também reforçam seus currículos profissionais, seja pela experiência do trabalho em si, seja porque os empregadores costumam ver no voluntário uma pessoa ativa na sociedade e que não tem medo de assumir compromissos.

Para participar, o primeiro passo é cadastrar-se, preenchendo a Ficha de Inscrição como Voluntário da 23ª Conferência Geral do ICOM
.

Venha fazer parte dessa experiência única e inesquecível!

Local: a maior parte do evento acontecerá na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, mas haverá eventos em outros locais.

Data: A Conferência ocorrerá entre 10 e 17 de agosto de 2013; os voluntários estarão em operação de 7 a 18 de agosto.

*IMPORTANTE: O trabalho voluntário não é remunerado.*

*Os voluntários não poderão assistir aos eventos da Conferência.*


Lucimara Varejano
Secretária Executiva ICOM-BR
Tel. 55 11 2273-2086 (10h às 19h) www.icom.org.br
R. Prof. João Brito, 124 - Vl. Nova Conceição

segunda-feira, 15 de julho de 2013

SISEM-SP abre inscrições para nova edição de curso a distância para profissionais de museus

Estão abertas as inscrições para o curso a distância destinado aos profissionais de museus. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (Acam Portinari), o curso livre utiliza a plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado de São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão preto (Unaerp). 

Fundamentado no manual prático de como gerir museus do ICOM (Conselho Internacional de Museus) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o curso “Introdução ao Trabalho em Museus” tem o objetivo de auxiliar e qualificar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, visando ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa.

O conteúdo das aulas aborda o trabalho em museus buscando ser aplicável ao dia a dia. Estão, entre os assuntos, o papel das instituições museológicas, a ética profissional, conservação de acervo, acolhimento de visitantes, educação em museu e gestão.
O curso livre tem carga horária de 160 horas, distribuídas ao longo de 12 semanas. Neste ano haverá duas edições simultâneas do curso, totalizando 110 vagas gratuitas.

As inscrições acontecem de 15 a 25 de julho. Os interessados devem enviar uma solicitação pelo site www.sisemsp.org.br, com currículo, carta de compromisso e comprovação de vínculo institucional. A divulgação dos selecionados será feita no dia 27 de julho de 2013.

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br e www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, museus no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria da Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais de Cultura, criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Brasil tem 3.300 museus e precisa de mais, diz novo presidente do Ibram

MARCO AURÉLIO CANÔNICO, da Folha de S. Paulo

Ângelo Oswaldo, novo presidente do IBRAM
Mais de três meses após ter sido indicado pela ministra da Cultura como novo presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o mineiro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, 65, teve sua nomeação publicada na terça (9), no Diário Oficial da União, e disse à Folha que o país tem menos museus do que o necessário. 
"O Brasil tem 3.300 museus e 5.600 municípios, então precisa de mais museus, porque muitos municípios ainda não têm um", disse Araújo Santos, que conversou com a reportagem durante a inauguração da exposição "Herança do Sagrado: Obras-Primas do Vaticano e de Museus Italianos", na noite de terça-feira, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio. 
"A ministra Marta Suplicy tem a clara compreensão do fenômeno dos museus. Ela tem ressaltado que nove entre dez prefeitos que vão ao seu gabinete com deputados e senadores vêm requisitar museus. É um fenômeno que acontece hoje, porque o museu se transformou num instrumento para o desenvolvimento de projetos sócio-culturais", disse o novo presidente do Ibram. 
Questionado pela Folha se a baixa taxa de visitação da maioria dos museus brasileiros não depõe contra a ideia de aumentar o número de instituições do gênero, Araújo Santos citou o que vê como exemplos de sucesso. 
"Não acho que os museus brasileiros são pouco visitados, porque estou acostumado a ver fila todo dia na porta do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. O museu de Inhotim, hoje, atrai gente do mundo inteiro para Brumadinho [MG]. O Museu Imperial, de Petrópolis, é um dos mais visitados do país", disse, mencionando ainda o Masp, o Museu Iberê Camargo (Porto Alegre), o MAC de Niterói e o Museu do Ipiranga, de São Paulo. 
"Estamos numa escalada, o país está em desenvolvimento e os museus acompanham o ritmo do país. Há hoje um público novo, que está tendo acesso à produção cultural brasileira. Há uma transformação positiva, cabe ao Ibram buscar sempre mais, ampliar o público e aprimorar os museus." 

RECURSOS SUBSTANCIOSOS 

Ex-prefeito de Ouro Preto (MG) em três mandatos, pelo PMDB, Araújo Santos já havia presidido o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão anteriormente responsável também pelos museus do país. Ele substitui em seu novo cargo o antropólogo José do Nascimento Júnior, que criou o Ibram em 2009 e foi exonerado da presidência do órgão pela ministra Marta Suplicy em março. 
Na contramão de boa parte dos presidentes de órgãos ligados ao MinC, que reclamam da falta de pessoal, da evasão de funcionários por conta dos baixos salários e da falta de dinheiro para investimentos, o novo presidente do Ibram elogiou a situação do instituto --que tem um orçamento de R$ 142 milhões previsto para este ano, R$ 14 milhões a mais do que em 2012. 
"Do ponto de vista de pessoal, temos equipe suficiente, competente para assumir qualquer desafio. Do ponto de vista financeiro, temos uma legislação maravilhosa que nos permite captar recursos. E há uma estratégia de captação do ministério da Cultura. A ministra esteve hoje [terça] em uma reunião na Petrobras e vamos ter recursos substanciosos para investimentos nos museus nos próximos meses." 
Araújo Santos não quis antecipar o valor a ser investido pela estatal --disse que Marta Suplicy fará um anúncio em breve--, mas mostrou-se confiante no apoio da ministra para cumprir o que chamou de "grande desafio". 
"Não acho que está tudo pronto, não, estou vindo para trabalhar. O Ibram administra 30 museus, eles têm de ser paradigmáticos, funcionar como referência. Têm de ser aperfeiçoados cada vez mais. Os grandes museus precisam de investimentos e eles vão ser feitos. Já temos recursos garantidos." 

Fonte: Folha de São Paulo, 10/07/2013