quarta-feira, 26 de junho de 2013

5º Encontro Paulista de Museus reúne mais de 1.400 inscritos

Programação discutiu as políticas públicas para a área de museus, apresentou resultados de ações de sucesso em museus paulistas e também abordou a atuação e o trabalho de museus do Reino Unido
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O Encontro Paulista de Museus (EPM) chega a sua quinta edição com a marca de 1.400 inscritos, valorizada pela mobilização efetiva e grande presença do público nos três dias do evento. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) com a parceria da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o EPM se consolida definitivamente como um espaço de encontro, trocas e levantamento de pautas da comunidade museológica paulista.
Entre os temas abordados estiveram a segurança do patrimônio, projetos de educação em museus, a Conferência Internacional do Icom, 2013, a documentação e a pesquisa de acervos, além dos dois editais do ProAC específicos para o setor dos museus, com valor total de R$ 1,2 milhão, sendo um voltado a projetos de Difusão e outro para Preservação de Acervos.. Também foram pautas do encontro as apresentações institucionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Conselho de Orientação do SISEM-SP, as reuniões das macrorregiões e os painéis digitais com ações bem-sucedidas de museus do interior, litoral e capital.
“A mobilização efetiva do público em todos os dias definiu para esta edição uma marca de grande participação e articulação, que refletiu na plenária em que se considerou por macrorregiões as manifestações sobre as prioridades do setor museológico e que serão importantes nas etapas das conferências municipais e estaduais de cultura”, afirma a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológica (UPPM), Renata Motta.
Com relação à participação dos conferencistas internacionais, o público pôde conhecer, no primeiro dia do encontro, o trabalho desenvolvido pelo Horniman Museum and Gardens, de Londres junto à comunidade britânica, em especial, junto aos jovens. Quem contou a experiência deste museu foi adiretora da instituição, Janet Vitmayer. No dia seguinte, foi a vez de Joanne Orr, diretora do Museums & Galleries Scotland, que participou da discussão sobre os indicadores de resultados, mediado por Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da Unidade de Monitoramento dos Contratos de Gestão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A presença de ambas conferencistas no evento resultade uma parceria do SISEM-SP com o British Council.
Na plenária de encerramento, por sugestão dos participantes do Encontro, foi produzida uma moção em apoio às manifestações sociais do Brasil, que também salientava a reprovação do grupo com relação à destruição do patrimônio histórico e cultural.
Parceria - Durante o 5º EPM, representantes de sete Sistemas Estaduais de Museus do país – Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Santa Catarina e Distrito Federal - participaram de uma reunião em que um dos principais assuntos foi a retomada da Rede dos Sistemas Estaduais de Museus (Rede Simus), em busca de articulação e troca de informações e experiências entre os participantes.
Entre as primeiras ações do grupo, está a consolidação de um calendário de reuniões nos Encontros Estaduais de Museus, que será iniciado já no próximo semestre. Uma das ações do SISEM-SP que pode ser explorada por outros Estados é o modelo de representações regionais, que têm dado valorosos resultados, principalmente no interior do Estado.
Para o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, o sucesso do EPM é resultado de um processo de crescimento e amadurecimento próprio da construção da rede de museus e de suas articulações, entre elas os Representantes Regionais. “A criação desse modelo já foi um passo muito importante. O desafio agora é continuar expandindo a sua atuação, tendo em vista que em São Paulo são 190 municípios com instituições museológicas, o que dificulta a mobilização, principalmente pela distância. O Encontro é um momento importante para refletir sobre isso, para que em um passo seguinte possamos fortalecer ainda mais as macrorregiões”, enfatiza Kaseker.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Museus do sudoeste paulista: blog ultrapassa 7.000 acessos

O blog dos museus do sudoeste paulista acaba de ultrapassar a marca de 7.000 acessos. Tendo em vista que em sua maioria os visitantes do blog são profissionais dos museus da região sudoeste paulista, o número pode ser considerado bastante expressivo. Ainda mais se lembrarmos que no dia 21/3, ou seja há apenas três meses, estávamos comemorando 4.500 acessos.

Mais importante ainda: esse número vem crescendo dia a dia. Ou seja, finalmente o blog está funcionando como ferramenta de comunicação entre os profissionais das quase 40 instituições museológicas existentes na Região Administrativa de Sorocaba.

Nosso objetivo é melhorar ainda mais, intensificando a troca de informações, veiculando notícias de nossos museus, trazendo as novidades do SISEM-SP. Desde a sua criação, foram feitas 133 postagens, mas o número de comentários é insignificante. Colabore você também, participando, comentando, curtindo e compartilhando...

Por enquanto, a sugestão é que um número maior de usuários se tornem seguidores. É fácil, basta aderir clicando no botão abaixo na coluna à direita.

Participe, comente, envie sugestões. O blog é seu!  

Tatuí sedia palestra sobre conservação preventiva em acervos e exposições

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) promove ações por todo o Estado de São Paulo. 

Na ocasião, aproveita para convidá-lo a participar  da: 

Palestra: Preservação e conservação preventiva em acervos e exposições - em TATUÍ


Ivanei da Silva, museólogo da Poiesis – Organização Social de Cultura, que atua na Casa Guilherme de Almeida, apresentará conceitos e procedimentos relativos à conservação em acervos de museus e em exposições de arte.

Data: 27 de junho, às 14 horas


Local: Museu Histórico Paulo Setúbal
Praça Manoel Guedes, s/n - Centro - Tatuí/SP

informações (15) 3251-4969

Inscrições: encaminhe a ficha preenchida para: 
Email: museupaulosetubal@gmail.com ou sisem@sp.gov.br 

sábado, 22 de junho de 2013

Pinacoteca oferece treinamento básico em Gestão de Projetos



Oficina será conduzida por Flávia Legnaioli 

O propósito desse treinamento é proporcionar uma visão geral acerca das teorias, 
técnicas e práticas voltadas para a implementação do gerenciamento de projetos: 
• compreender a filosofia, técnicas e terminologia de Gestão de Projetos; 
• ser capaz de criar um plano básico de projeto incluindo cronogramas, 
orçamentos e atribuições de responsabilidade; 
• compreender os conceitos básicos do Projeto de Gestão de Riscos; 
• ter a capacidade de integrar as funções básicas do Gerenciamento de Projetos 
através de todo o ciclo de vida dos projetos. 

Sobre a palestrante 
Engenheira civil pela PUC de Campinas, graduada em Especialização em Administração pela FGV e especialista certificada Project Management Professional (PMP®) pelo Project Management Institute (PMI®). Atualmente, cursa mestrado em Gestão de Eventos Artísticos e Culturais pelo Istituto per l'Arte e il Restauro Palazzo Spinelli (Florença, Itália).Possui sólida experiência profissional em grandes companhias  nacionais e multinacionais, trabalhando diretamente em posições estratégicas nas áreas de Planejamento, Controle e Gerenciamento de Projetos, além de larga experiência em implementação de gerenciamento de processos, metodologias para Administração de Contratos, consolidando mecanismos para monitoria, controle, e gerenciamento de contratos para projetos. Atua como consultora em integração de sistemas e soluções de empresas em processos de fusão e possui expertise em planejamento, desenvolvimento e implantação de sistemas e metodologias para controle de escopo, prazo, custo, orçamento e qualidade em projetos. Também trabalha como consultora em processos de integração de liderança de equipes e é professora em treinamentos de Gestão de Projetos oferecidos pela Unicamp e pela Universidade de Pittsburgh (EUA). 

Data/horário: 28 de junho de 2013, das 16 às 18 horas
Local: Auditório VITAE da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, 66 - 5º andar)
Inscrições gratuitas. Favor enviar nome completo, nº do RG, nome da instituição




quinta-feira, 13 de junho de 2013

Edital ProAc dobra recursos para apoio a museus


Com inscrições abertas até 19 de julho, o concurso de apoio a museus do ProAC Editais distribuirá R$ 1,2 milhão para 8 projetos, nas categorias difusão e preservação.
Os editais completos estão disponíveis para download no site da Secretaria de Estado da Cultura: www.cultura.sp.gov.br (seção Editais e Concursos)
A grande novidade é que o edital de Difusão de Acervos terá dois prêmios específicos para propostas de adaptação de conteúdo utilizando Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição, legendagem e relevo.
O edital terá oito prêmios no total, todos para projetos de produção e execução de exposição temporária ou de longa duração, itinerância, produção de catálogo, confecção de material educativo ou ação educativa. Seis proponentes receberão R$ 75 mil e dois terão prêmio de R$ 100 mil – estes, destinados especificamente para propostas de produção de conteúdo acessível.
No outro edital, para Preservação de Acervos, serão contemplados quatro projetos com valor de R$ 137,5 mil cada. Todos os selecionados, nos dois editais, devem apresentar contrapartidas visando à acessibilidade de forma ampla – desde o oferecimento de ingressos gratuitos a ações voltadas ao público idoso ou a adaptação de conteúdos para pessoas com deficiência.
A inclusão de prêmios para projetos especificamente voltados à adaptação de conteúdos faz parte do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura, uma parceria entre as Secretarias da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que prevê o investimento de R$ 2 milhões no total em ações que visem ao melhor acolhimento deste público nos equipamentos culturais paulistas.
ProAC Editais
Em 2013, o ProAC Editais recebeu suplementação de 20% em seu orçamento, equivalente a R$ 5 milhões. Com este acréscimo, o programa deve atender cerca de 400 projetos em todo o estado de São Paulo, em diversas expressões artísticas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mais Cultura nas Escolas: museus e espaços culturais podem participar

O programa Mais Cultura nas Escolas, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, contempla museus e outros espaços culturais, além de indivíduos e grupos que desenvolvem práticas e pesquisas em artes, patrimônio e cultura popular, no desenvolvimento de atividades em parceria com uma das 34 mil escolas públicas inscritas nos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador.
Os projetos devem conter um Plano de Atividade Cultural, desenvolvido em conjunto com uma das escolas participantes, e serem enviados, pelos responsáveis da escola, por meio do SiMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação), até o dia 30 de junho.
As atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola, durante o período letivo e em consonância com a proposta pedagógica, por no mínimo seis e no máximo dez meses. Serão investidos R$ 100 milhões para financiar 5 mil projetos. Cada contemplado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil. 

Sorocaba promove a Feira do Rolo


terça-feira, 11 de junho de 2013

Programação do Encontro Paulista de Museus reúne palestrantes nacionais e internacionais

Evento abordará questões para o fortalecimento das instituições paulistas, da rede de atuação nas macrorregiões e das políticas públicas para área de museus

De 19 a 21 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura realiza a 5ª edição do Encontro Paulista de Museus, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro incluirá apresentações de nomes de peso da museologia nacional e internacional. Entre os destaques está Janet Vitmayer, diretora do Horniman Museum and Gardens e do Arts Council England, de Londres.

Os temas para o primeiro dia, 19 de junho (quarta-feira), abordam as políticas públicas para museus e o engajamento das instituições museológicas em suas comunidades. Na abertura, o secretário de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, abordará a consolidação da Política Estadual de Museus.

“O setor museológico vive um momento privilegiado no Estado de São Paulo, com a consolidação de um trabalho de fortalecimento institucional, centrado em torno de parcerias entre Estado, Municípios, organizações sociais e outras instituições da sociedade civil organizada. Estas parcerias, que são um dos focos deste evento, são fundamentais para a efetividade de uma política que proporcione qualidade cada vez maior aos serviços prestados pelos museus à população”, afirma o secretário.

Na quinta-feira (20/6), as apresentações institucionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Conselho de Orientação do SISEM-SP estão na pauta do evento, além de reuniões das macrorregiões e temáticas. No mesmo dia, haverá informes sobre a Conferência Internacional do ICOM, que acontece no Rio de Janeiro em agosto próximo.

O último dia (21/6) terá início com uma palestra sobre segurança do patrimônio museológico, com Alessandra Labate Rosso, do Comitê Paulista do Escudo Azul. Em seguida, Adriana Mortara, coordenadora do Ceca - Brasil, e Marina Toledo, coordenadora do Centro de Referência de Educação em Museus (Museu da Língua Portuguesa), abordarão projetos de educação em museus. Para fechar, na plenária de encerramento serão expostos os resultados das discussões das macrorregiões e das reuniões temáticas, além do debate e votação sobre a periodicidade do Encontro Paulista de Museus.

“O momento atual da área museológica estadual é de aprofundamento das discussões específicas pertinentes aos perfis das instituições e também o entrosamento regional, buscando o fortalecimento e o apoio mútuo dos museus paulistas”, acrescenta a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta.

A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus está disponível na página do evento na internet. Acompanhe também outras informações nas redes sociais Facebook e Twitter.
Serviço:

5º Encontro Paulista de Museus
Período:
de 19 a 21/6/2013
Local: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina São Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda)
Informações: (11) 2627-8111
Inscrições:
www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão: gratuita

quinta-feira, 6 de junho de 2013

5º Encontro Paulista de Museus: Inscreva-se e participe!

Caríssimos amigos,

De 19 a 21 de junho acontece o 5º Encontro Paulista de Museus, no Memorial da América Latina.
As inscrições podem ser feitas no site:http://www.encontropaulistademuseus.org.br/
Também há uma página do Encontro no Face. É uma oportunidade para que todos possam se manifestar.
E eu digo TODOS!!!!
Museus são locais de produção de conhecimento e de preservação da memória que devem ser acessíveis a todos.
Pelo menos esta tem sido a luta dos profissionais que atuam nas instituições museológicas brasileiras.
É muito importante que o maior número possível de pessoas possa se envolver.
Visitem a página do Facebook e deixem sua opinião.
Amigos educadores, como tem sido feita a discussão sobre museus em sala de aula?
Amigos que atuam nas diversas áreas de políticas públicas, os museus tem sido pautados em suas ações?
Amigos que amam museus, como tem sido conversar com outras pessoas e compartilhar com elas esta paixão que nos ressignifica todos os dias?
Vamos conversar a respeito destes e de muitos outros assuntos que podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor?
Marquem nas agendas, façam suas inscrições e para aqueles que não possam estar conosco fisicamente, façam valer sua presença em todas as redes sociais.

Abraços,

Nilo Mattos de Almeida

terça-feira, 4 de junho de 2013

Habemus Raquel Fayad

Olá, pessoal.


Estamos felizes em poder contar com a Raquel Fayad como candidata a Representante Regional da R.A. Sorocaba. Ela reúne todas as credenciais para continuar o nosso trabalho de articulação regional dos museus do sudoeste paulista e seu nome recebeu até agora verdadeira aclamação.

Segue abaixo suas palavras já na condição de RR validada por todos que se manifestaram:

Espero poder contar com o seu apoio e equipe porque como estou iniciando a coordenação no Museu, tenho muito o que aprender. 

O meu interesse é poder dar continuidade neste trabalho que foi iniciado e que promete muito para os Museus da nossa região. Este fortalecimento através do compartilhamento e troca de idéias gera um aprendizado no qual acredito muito que é aquele que acontece através da vivência e experiência de cada um. Um grupo unido, tende a crescer. 

Segue meu currículo breve.


Currículo Artístico – Resumido

Raquel Fayad


Artista Plástica, graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Asseta/Tatuí/SP (2008), Comunicação Visual pela UNESP/Bauru/SP (1988), Técnica em música – piano, pelo INSSC/Agudos/SP(1986), Magistério – Agudos/SP (1985). Atualmente é Coordenadora do Museu Histórico Paulo Setúbal, é proprietária do ATELIER Raquel Fayad, Diretora-geral (gestora) do ponto de cultura AMART CULTURAL – Patrimônio Material, Idealizadora e diretora geral do I, II e III TATUIART – Encontro de Artes Visuais de Tatuí. Faz parte do Conselho da Associação dos Amigos do Conservatório de Tatuí – 2008/2012. Atua na área de Artes pesquisando diversos meios de expressão, principalmente em desenho, pintura e objeto. Realiza curadoria, orientação à arte-educadores e ministra aulas de desenho, pintura e preparação para vestibular na área artística. É professora de Arte no Colégio Gradual /ETAPA em Tietê. Bailarina. Tecladista e backing vocal da banda “A CAIXA”, de música autoral.
Foi presidente fundadora e gestora da AMART – Associação dos Artistas Visuais de Tatuí e Região, de 2003 à 2013.   Participou da Exposição ARS VISIBILIS, em Almeria, na Espanha  Março de 2013. Foi co-curadora do Leilão do Causa Nós – S. F. Xavier - abril 2013. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, recebendo prêmios e menções honrosas. Seu nome consta do guia da APAP 2012. Suas obras e pesquisas saíram em revistas como a alemã eletrônica Kunstmarkt.com/Robert Unger: Brasilianische Künstlerin will mit Farbenpracht Europa erobern, e na Revista Hadar/ Tatuí - Profissão: artista plástica, entre outras.
Realizou TCC sobre “Criatividade e Inteligências Múltiplas, participou de laboratório de artes visuais na USP, de orientações, cursos e palestras com artistas, especialistas e críticos  de arte, como Katia Salvany, Walter Miranda, Cildo Oliveira, Paulo Pasta, Rodrigo Naves, Rô Gonçalves, Pedro Lopes, Verônica Stigger, Regina Carmona, Elvira Vernaschi, Daisy Estrá, Antonio Ferro Ricci, Janina Sanches, entre outros. Participou de diversos cursos sobre arte educação e gestão cultural, como Diálogos em Educação na Pinacoteca do Estado, Formação de Educadores /Bienal SP, Designer de superfície com Renata Rubim, Teia e Fórum Cultural Paulista e Nacional, Curso de Escultura no século XX, entre outros – Pinacoteca, Políticas públicas e Curso de crítica musical.
Línguas – Italiano.   Inglês e espanhol básico.