quarta-feira, 29 de maio de 2013

ProAc Museus dobra recursos para editais


Reproduzo abaixo e-mail que o Luiz Mizukami do GTC SISEM-SP acaba de viar a todos os RRS. Temos muito a comemorar!

Os trabalhos de produção do 5º Encontro Paulista de Museus seguem a pleno vapor. 

Pelas últimas posições que tive, estamos com cerca de 400 inscritos. Nossa meta para este ano é alcançar 1.200 inscrições. Assim, temos um grande esforço de divulgação a fazer. 

Por favor, peço que divulguem e fomentem as inscrições para o 5º Encontro Paulista de Museus. Cabe dizer que deve também ser ressaltada a importância da participação dos inscritos nas reuniões das macrorregiões. Temos visto que muitos estão se inscrevendo mas não optando para participar destas reuniões. 

A boa notícia do dia é: os editais de museus estão lançados. Se no ano passado tivemos um total de R$550.000,00 para os dois editais, este ano estamos com um total de R$1.200.000,00. Dobramos o valor total dos editais para museus e isso é resultado da mobilização que vocês também promoveram em suas regiões. 

Desta vez serão mais premiados e com valores maiores que os do ano passado. Mais informações estão disponíveis nos links abaixo: 

- Edital de Preservação de Acervos: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.743e24c3aed90ec40fc55410e2308ca0/?vgnextoid=6fd3caca6583e310VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default 

- Edital de Difusão de Acervos: http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.743e24c3aed90ec40fc55410e2308ca0/?vgnextoid=c744caca6583e310VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default 


Um grande abraço e um bom feriado para vocês. 


Luiz Mizukami
GTC SISEM SP

terça-feira, 28 de maio de 2013

R.A. de Sorocaba abre processo de consulta virtual para eleição de novo RR

A Região Administrativa de Sorocaba abre processo de consulta virtual para eleição de novo Representante Regional do SISEM SP. Confirma abaixo a troca de informações sobre o assunto:

Olá pessoal!

Conforme a sugestão do David para a substituição do Representante titular da RA de Sorocaba, informo algumas colocações na reunião de representantes que aconteceu em Salto no último dia 15 de maio com a presença de Claudia Bassetto ( Botucatu), Davidson Kaseker ( atual diretor do SISEM)  Maria Augusta e Raquel Fayad ( Tatuí) Zuleide Pereira Leite e Vera Lucia Campolim ( Itapeva), Wesley Carlos da silva ( Votorantim), Sonia Paes ( Sorocaba) e Rafael José Barbi( Salto)

1. sobre as ações de macro Região - Sorocaba e Registro, sugestões: 
  •    Tema: Tropeirismo - indústria - Ferrovia
  •    Título: Tecendo a história: por terra, por água
  •    Produtos: 1. exposição itinerante  | 2. catálogo/roteiro | 3. produção de video institucional dos museus participantes | 4. divulgação
            Critérios para participação: identificar os museus com esse perfil e interesse, privilegiar quem faz parte das reuniões (interessados)

2. Sobre a substituição do representante titular:  a Raquel Fayad do Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí colocou-se à disposição para a candidatura, com indicação unânime dos presentes na reunião.

Importante a participação de todos nesta nova  candidatura e eleição de Representante regional , assim como nas decisões para ações da macro região.
Enviem sugestões e propostas, assim como a indicação de nomes para a representação regional.
Desde já manifesto o meu voto para a Raquel Fayad, pessoa dinâmica que vem conduzindo o Museu Paulo Setúbal com muita garra!

Desculpem a demora nas devolutivas após a nossa reunião, mas estivemos num movimento cultural muito intenso com Festival de Artes de Apaes, Virada Cultural, Programação pontos MIS entre as atividades rotineiras, mas tudo faz parte desse grande movimento que vem acontecendo com os museus.

Abraços a  todos


Claudia Bassetto
Diretora do MAC
Membro do Conselho do SISEM

   


Em 27/05/2013 15:48, Davidson Kaseker escreveu:
Olá, pessoal.

Como vocês já sabem, com a minha nomeação para a direção do Grupo Técnico do SISEM, a R.A. de Sorocaba terá de eleger um novo Representante Regional para, juntamente com o Luiz Salgado, de Botucatu, continuar esse trabalho de articulação regional.

O ideal, inclusive, seria que conseguíssemos apontar o (a) substituto (a) ainda antes do 5º EPM, pois na programação do evento os RRs terão um importante papel de mediação a desempenhar, na pauta do dia 20,  durante as reuniões das macrorregiões, quando serão levantados os subsídios para a discussão da Política Estadual de Museus.

Assim sendo, tomo a liberdade de sugerir que façamos um processo de consulta virtual, através de e-mails, a partir de um cronograma aberto e democrático, conforme segue:

03/06/2013 - Data limite para que os (as) possíveis interessados em assumir esse desafio se manifestem;

04/06/2013 - Se houver mais de um candidato (a), consulta eletrônica para aferição do (a) mais votado (a).

05/06/2013 - Escrutínio final dos votos eletrônicos e divulgação dos resultados.

Para garantir a total transparência desse processo, proponho-me a inserir todos os e-mails no nosso blog, inclusive a votação final.

Caso haja objeção a esta proposta, peço que haja manifestação contrária e, também, sugestão, de outra alternativa para resolver a questão.

Abçs. / Att. David

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pereira Barreto sedia curso gratuito para profissionais de museus

O curso Plano Museológico e Programa de Conservação: Princípios Básicos será ministrado pelas museólogas e professoras Marilia Xavier Cury, Carla Gibertoni Carneiro e Cristina Demartini, no período de 11 a 13 de junho de 2013, das 14 às 18h, no Museu Histórico da Colonização de Pereira BarretoAs inscrições devem ser feitas de 20 de maio a 7 de junho. Há 20 vagas e as inscrições gratuitas.

São objetivos do curso introduzir os princípios e estrutura do plano museológico, discutir parâmetros para a elaboração de um programa de conservação preventiva e informar sobre organização de reservas técnicas.


Realização: Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto e Museu de Arqueologia, Etnologia da USP


Promoção: Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, e Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2012

Endereço: Rua Hajime Fujimoto, 1000 - Centro - Pereira Barreto, São Paulo
Público: Profissionais de museus e interessados


Informações : museudepereirabarreto@gmail.com

Profa. Dra. Marilia Xavier Cury
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
Av. Prof. Almeida Prado, 1466 - Cidade Universitária
CEP.: 05508-070 - SP - SP - Brasil
Fone: (55 11) 3091 2893 (direto) e 3091 4977 (recados)
Fax: (55 11) 3091 4977/4888/4906

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prazo para envio de painéis digitais se estende até segunda-feira (27)

Foi prorrogado até 27 de maio (segunda-feira) o prazo para envio de propostas para os “Painéis Digitais”, do 5º Encontro Paulista de Museus. O evento será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do SISEM-SP e da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), de 19 a 21 de junho, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Como na edição anterior, em 2013 haverá uma área especial para os painéis. Serão selecionadas até 45 apresentações, que ficarão disponibilizadas em telas LCD no foyer do Memorial da América Latina. Os temas a serem tratados são “Museu em Destaque”, que aborda importantes ações realizadas em museus no período 2011-2012, e “Museus SP”, com apresentações institucionais de museus paulistas.
Entre as propostas, nove serão convidadas pelo SISEM-SP para se apresentarem dentro da programação do Encontro. Os painéis serão divididos igualmente nos três dias do evento. Cada case terá 15 minutos de exposição, seguido por um bate-papo.

Além dos “Painéis Digitais”, a programação também contará com palestras internacionais, conferências, reuniões técnicas, entre outras atrações. O cronograma completo de atividades está disponível nos sites www.encontropaulistademuseus.org.br ou nas páginas do evento no facebook e twitter.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Prorrogado prazo para envio de painéis digitais

O envio do painel digital da sua instituição museológica para o 5º Encontro Paulista de Museus, a acontecer nos dias 19, 20 e 21 de junho, Memorial da América Latina, auditório Simon Bolívar, foi prorrogado:

A data limite é dia 27 de maio.

A seleção será feita até o dia 03 de junho.

Dia 4 de junho haverá a divulgação dos painéis aprovados. E também dos painéis selecionados para fazerem a apresentação no palco do evento.  Não perca esta valiosa oportunidade de dar visibilidade a sua instituição museológica.


Sua colaboração:

"Dando continuidade à ideia introduzida na edição anterior, os painéis
digitais estarão novamente presentes. Uma oportunidade para que os museus
paulistas possam divulgar suas realizações nos anos que passaram.


E, atendendo às sugestões feitas no Encontro passado, daremos um tempo na
programação do 5º Encontro Paulista de Museus para a apresentação de
alguns projetos selecionados dentre as propostas encaminhadas. Mais
detalhes podem ser encontrados no arquivo anexo"

Catavento oferece Oficina Técnica


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) promove ações por todo o Estado de São Paulo. Na ocasião, aproveita para convidá-lo a participar da:

OFICINA TÉCNICA - nas instalações do Catavento Cultural e Educacional - São Paulo, dias 11 e 12 de junho de 2013 - das 10h00 às 16h00. Local: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n - Parque Dom Pedro II - São Paulo. No convite anexo há mais informações:

 


5º Encontro Paulista de Museus já tem site e inscrições abertas


O Encontro Paulista de Museus é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). Desde 2009, reúne anualmente mais de mil participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo e de todo o país, com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política cultural da área museológica, além de ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Propostas para paineis digitais devem ser enviadas até dia 22


EPM4

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do SISEM-SP e da ACAM Portinari, promove de 19 a 21 de junho, no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, a 5ª edição do Encontro Paulista de Museus. A programação deste ano conta com apresentações de palestrantes internacionais, reuniões técnicas, exibição de cases e projetos de instituições do interior, entreoutros. As propostas para os painéis digitais podem ser enviadas à organização do evento até a próxima quarta-feira (22/5/2013).  
O Encontro tem como principal objetivo debater aspectos das políticas e da gestão do setor museológico e suas instituições, além de ampliar a rede de interlocução e de colaboração entre os museus. São esperados para o evento prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo, além de convidados nacionais e internacionais.
Na edição passada, em 2012, o EPM apresentou duas novidades: a realização de visitas técnicas e oficinas exclusivas em 12 museus da capital e a área de painéis digitais com apresentações institucionais ou de projetos realizados pelos museus paulistas em monitores de LCD. Na ocasião, também foram realizadas eleições para Representantes Regionais e do Conselho de Orientação do SISEM-SP.
A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus será divulgada em breve no site do evento e já está aberta a chamada para a participação nos painéis digitais. Neste ano, além da exibição nos monitores LCD, nove painéis serão convidados para apresentações presenciais no auditório. Trata-se de uma oportunidade importante para divulgação e valorização dos museus paulistas e suas iniciativas. Conheça as condições de participação nos painéis digitais e participe!

Para mais informações, acesse www.sisem.org.br.

Fazenda Lageado: Museu do Café estabelece novo recorde


A convite do Museu do Café, da Fazenda Lageado, Robson Britto aceitou estender a exposição das 37 obras, até dia 19 de maio, domingo último. Inicialmente a exposição ficaria até dia 18, mas essa seria a última oportunidade para os visitantes.
Vários botucatuenses aproveitaram a oportunidade e adquiriram um autêntico Romero Britto, demonstrando interesse pela arte e sensibilidade desse importante artista brasileiro. Por outro lado, até esta data o Museu recebeu mais de 8.000 visitantes, o que passa a ser o novo recorde em exposições. O recorde anterior pertencia a exposição de Aldemir Martins que, em 2011, atraiu para o Museu 4.044 visitantes.

Novas exposições:
Mantendo a tradição já criada, o Museu já está preparando uma nova exposição em seu espaço. De acordo com o Coordenador do Núcleo, em função das diversas parcerias firmadas com galerias da capital, contando também com a colaboração de Oscar D’ Ambrosio e Ricardo Cardoso, os visitantes poderão apreciar trabalhos de artistas renomados e de novos talentos. Também será mantido espaço para artistas locais, a exemplo dos trabalhos expostos pelo artista botucatuense e servidor da Faculdade de Ciências Agronômicas, Carlos Humberto Barbosa.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vem aí o 2º Seminário Nacional Técnico-Científico de Tropeirismo e Turismo Rural

Segue convite e programação do 2º Seminário Nacional Técnico-Científico de Tropeirismo e Turismo Rural, que será realizado no dia 24 de maio de 2013, a partir das 8h, na Casa das Armas Brancas da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encontro de Salto debate ações regionais

No II Encontro Regional de Museus, realizado nesta quarta-feira (15), em Salto, foram debatidas estratégias de articulação dos museus do sudoeste paulista e iniciada uma discussão sobre identidades regionais que possam nortear temáticas comuns entre os museus.

Na ocasião, o representante regional anunciou a necessidade de afastamento de suas funções, demandando que numa próxima oportunidade haja uma nova eleição para a indicação de seu sucessor, juntamente com o representante adjunto.

O secretário de Cultura de Salto, Marcos Antonio Pardim, participou da abertura da reunião, que tev como anfitrião o diretor do Museu da Cidade, Rafael Barbi. Participaram do encontro, ainda, representantes dos museus de Itapeva, Tatuí, Votorantim e a Sorocaba.


A reunião foi precedida de visita ao Museu da Cidade 
de Salto e a algumas atrações do museu-percurso.


Vista parcial da exposição de longa duração


Antiga turbina de geração de energia hidrelétrica 


Espaço museológico da Usina de Lavras


Painel educativo no Parque Rocha Moutonneé


Rafael Barbi comenta a expografia 


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Salto sedia Encontro Regional de Museus Hoje

Nesta quarta-feira (15), os museus do sudoeste paulista realizarão o II Encontro Regional em Salto. 


Data: 15/05/2013
Local: Museu da Cidade de Salto
Rua José Galvão, 104
Fone (11) 4029-3473

10h - Visita ao museu-percurso (opcional)
14h às 17h - Reunião regional

COMO CHEGAR


Clique na imagem para ampliar

sábado, 11 de maio de 2013

Salto: Encontro debaterá articulações de âmbito regional

No próximo dia 15, os museus do sudoeste paulista realizarão o II Encontro Regional em Salto. Confira a pauta do encontro e confirme a sua participação.


Data: 15/05/2013
Local: Museu da Cidade de Salto
Rua José Galvão, 104
Fone (11) 4029-3473

10h - Visita ao museu-percurso (opcional)
14h às 17h - Reunião regional

Confira abaixo as linhas ações realizadas pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo - SISEM SP.


  1. Articulação das instituições museológicas e dos profissionais de museus, por meio de representantes em cada Região Administrativa do Estado;
  2. Visitas Técnicas para reconhecimento ou atualização das informações dos museus do Estado, por meio de diagnóstico de cada instituição;
  3. Realização de oficinas e cursos regionais, em parceria com museus e municípios, contribuindo para capacitação de profissionais de museus e ampliação da interlocução com os municípios;
  4. Circulação de exposições itinerantes, por meio da viabilização de transporte, seguro, montagem e desmontagem dessas, em parceria com museus e municípios em todo o Estado;
  5. Assessoria técnica para museus de São Paulo, a partir das prioridades e diretrizes definidas pelo SISEM-SP, traçadas em articulação com os municípios, visando contribuir para a solução de problemas específicos, para a qualificação dos museus paulistas e o aperfeiçoamento dos serviços culturais oferecidos nos museus.

Você já confirmou presença no II Encontro do SISEM em Salto?


Já recebemos algumas confirmações de presença, mas ainda são poucas.

Para que possamos nos organizar e participar de forma efetiva para a definição de estratégia de ações do SISEM/SP para nossa Região Administrativa convidamos a confirmar a sua participação do II Encontro do SISEM - Região Administrativa de Sorocaba, gestão 2012-2014, que acontecerá, em Salto, no próximo dia 15 de maio.

A fim de estruturar a organização do evento, enviamos por e-mail uma ficha de inscrição para confirmação de presença. Queira por gentileza preenchê-la e retorná-la para sisem.polo.sudoeste@gmail.com  

Consulte abaixo a pré-pauta da reunião e se você tiver alguma sugestão por favor nos encaminhe.

Pauta
14h - Abertura
01) Balanço das ações regionais do SISEM em 2012/2013;
02) Atualização do banco de dados da RA Sorocaba;
03) Debate de proposta de ação regional para fortalecimento dos museus do sudoeste paulista (incluindo propostas macrorregionais;
04) Participação no V Encontro Paulista de Museus (Discussão de propostas e informação sobre envio de paineis)

17h - Encerramento

Saudações museais,

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional do SISEM
(15) 9785.3362 sisem.polo.sudoeste@gmail.com 

Biblioteca Nacional abre inscrições para textos na Revista Machado de Assis


Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para a quarta edição da Revista Machado de Assis – Literatura Brasileira em Tradução, editada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura.
 Poderão ser inscritos os primeiros capítulos ou trechos de obras literárias de ficção e de criação poética, além de obras não ficcionais. Todos os trechos devem ser de trabalhos brasileiros já lançados no Brasil.
Serão escolhidos 20 textos pelo Conselho Editorial da revista, que tem periodicidade trimestral em sua versão on-line e dois números impressos por ano, com circulação internacional. O objetivo é difundir e estimular a publicação do livro brasileiro no exterior.  Os trechos inscritos deverão ser enviados já com tradução para o inglês ou para o espanhol.
Textos
Poderão ser inscritos trechos de obras de literatura e humanidades, especialmente dos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, livro-reportagem, ensaio literário, ensaio de ciências sociais e ensaio histórico. Os textos devem ter no máximo 15 mil caracteres (sem contar os espaços) e formato Word.
Os textos precisam ser dirigidos para o e-mail mamagazine@bn.br. Em caso de dúvidas, escrever para o mesmo endereço eletrônico ou telefonar para (21) 2220-2057 ou (21) 2220-1994.
A revista é editada pela FBN em coedição com o Itaú Cultural e parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, além do Itamaraty.
(Fonte: FBN/MinC)

IPHAN lança edital para apoio financeiro à preservação do Patrimônio Cultural brasileiro


O Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DAF-IPHAN) torna público o edital que selecionará propostas para realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de abrangência nacional ou internacional, relacionados com a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Poderão apresentar projetos, entre o 08 e 23 de maio de 2013, instituições privadas sem fins lucrativos, que tenham missão e/ou objeto social pertinente e compatível com a exigência deste edital. A participação ocorrerá por meio da habilitação das propostas, que deverão ser inseridas no Portal de Convênios-SICONV. Os recursos financeiros totais destinados são da ordem de R$ 300 mil e serão aceitos somente projetos que solicitem apoio financeiro no valor mínimo de R$ 50 mil e máximo de R$ 150 mil, excluído o valor da contrapartida.
A seleção dos projetos se dará em uma única fase composta de duas etapas: habilitação e avaliação técnica. Os eventos devem ocorrer no período de 1º de Julho de 2013 a 31 de dezembro de 2013

Museu Gustavo Teixeira apresenta Café Musical


Vem aí o 5º Encontro Paulista de Museus: programe-se


No encontro de Salto, neste dia 15, vamos discutir a pauta regional para levarmos ao 5º Encontro!
Governo do Estado de São Paulo,
Secretaria da Cultura e
Sistema Estadual de Museus - SISEM-SP
apresentam


5º Encontro Paulista de Museus

19 a 21 de junho | 2013
Memorial da América Latina
São Paulo | SP


Programe-se

Mais informações acesse: 
www.sisemsp.org.br

Regua

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Encontro de Museus em Salto tem inscrições abertas


Para que possamos nos organizar e participar de forma efetiva para a definição de estratégia de ações do SISEM/SP para nossa Região Administrativa convidamos a participar do II Encontro do SISEM - Região Administrativa de Sorocaba, gestão 2012-2014, que acontecerá, em Salto, no próximo dia 15 de maio.

A fim de estruturar a organização do evento, estamos enviando por e-mail uma ficha de inscrição para confirmação de presença. Queira por gentileza preenche-la e retorná-la para sisem.polo.sudoeste@gmail.com  

Consulte abaixo a pré-pauta da reunião e se você tiver alguma sugestão por favor nos encaminhe.

Pauta
14h - Abertura
01) Balanço das ações regionais do SISEM em 2012/2013;
02) Atualização do banco de dados da RA Sorocaba;
03) Debate de proposta de ação regional para fortalecimento dos museus do sudoeste paulista (incluindo propostas macrorregionais;
04) Participação no V Encontro Paulista de Museus (Discussão de propostas e informação sobre envio de paineis)

17h - Encerramento

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional do SISEM

                                                                                                                                                                                                                                                                                                       



quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reunião de Salto já tem pré-pauta


O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM SP), através de seu Grupo Técnico, vem atuando desde 2011 com novas estruturas, diretrizes e estratégias de ações junto aos museus da metrópole, do litoral e do interior do Estado de São Paulo.

As ações do ano de 2013, como visitas técnicas, eventos de formação e exposições foram pautadas e estrategicamente disseminadas em todo o Estado, conforme as necessidades apresentadas através de solicitações encaminhadas pelos dirigentes e gestores culturais aos Representantes Regionais.

Para que possamos nos organizar e participar de forma efetiva com as estratégias de ações do SISEM/SP para nossa Região Administrativa convidamos a participarem do II Encontro do SISEM - Região Administrativa de Sorocaba, gestão 2012-2014, que acontecerá, em Salto, no próximo dia 15 de maio.

Consulte abaixo a pré-pauta da reunião e se você tiver alguma sugestão por favor nos encaminhe.

Pauta
01) Balanço das ações regionais do SISEM em 2012/2013;
02) Atualização do banco de dados da RA Sorocaba;
03) Debate de proposta de ação regional para fortalecimento dos museus do sudoeste paulista;
04) Participação no V Encontro Paulista de Museus.

Reunião Regional do SISEM-SP



Data: 15/05/2013
Local: Museu da Cidade de Salto
Rua José Galvão, 104
Fone (11) 4029-3473

Hora: 10h - Visita ao museu-percurso (opcional)
14h às 17h - Reunião regional

O propósito de agendarmos com bastante antecedência a reunião é para que todos possam se programar. Mas atenção, se você não conseguir agendar a sua participação, envie um representante para que o seu museu não fique alheio às decisões a serem tomadas.

Bom trabalho a todos.

Saudações museais.


Davidson Panis Kaseker
Representante Regional
SISEM-SP / R.A. Sorocaba
Cel. (15) 9785.3362