terça-feira, 30 de abril de 2013

Palestra de Cristina Bruno aborda tema da Conferência do ICOM



Cristina Bruno antecipa discussões sobre a função social dos museus

MUSEU (memória + criatividade) = mudança social. O tema da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ),  de 10 a 17 de agosto de 2013, será abordado pela museóloga do MAE/USP, Maria Cristina Oliveira Bruno, em palestra a realizar-se no próximo dia 16 de maio, às 19h, na Pinacoteca  de São Paulo. 

O evento, que faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, vai discutir a contribuição dos museus enquanto instituições sintonizadas com os problemas da sociedade e capazes de atuar como instrumento de transformação e desenvolvimento.
 
As inscrições para a 23ª Conferência Geral do ICOM já estão abertas e podem ser feitas podem ser feitas através do sítio web da conferênciaA programação inclui reuniões dos comitês internacionais do ICOM, sessões administrativas, nas quais a Assembleia Geral e o Comitê Consultivo definem as orientações da organização e fóruns sobre temas relativos à atualidade do campo museal internacional, além de palestras, atividades culturais e uma feira de museus.

O ICOM é a organização internacional dos museus e profissionais de museus que se dedica à conservação, preservação e comunicação à sociedade do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível. Criado em 1946, mantém relações formais com a Unesco e tem status consultivo junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas.

sábado, 27 de abril de 2013

Museu Republicano expõe Imagens da Convenção: circulações contemporâneas




Para as comemorações dos 140 anos da Convenção de Itu, 90 anos de abertura do Museu Republicano e 50 anos de integração do Museu Paulista e Museu Republicano à USP, desde outubro de 2012, o educativo do Museu Republicano vem desenvolvendo o projeto “Memórias da Convenção”, cujo objetivo consiste em mapear o uso e entender o significado da palavra Convenção na atualidade de Itu e região.
Os primeiros resultados da pesquisa em desenvolvimento possibilitaram a montagem da exposição: Imagens da convenção: circulações contemporâneas. Essa exposição contou a supervisão da Profa. Dra. Heloisa Barbuy e curadoria da educadora do Museu Republicano Aline Zanatta. A pesquisa e montagem teve a participação de Adilson Pedroso, equipe de conservação do Museu Republicano, Vlademir Herdina, Cilas Soares, Marcos Steiner,  da equipe de Museografia do Museu Paulista, Ricardo Bogus, Christine Fidalgo, Claudio Rother, Lucila Gutierres e fotografias de Hélio Nobre. Apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu e Direção da Escola Municipal “Convenção de Itu”.
Nesta exposição estão reunidas imagens da “Convenção de Itu” na contemporaneidade em Itu e região.  Podemos observar o uso da palavra “Convenção” em mais de quinze diferentes lugares instituições, estabelecimentos e produtos comerciais.
São ecos daquela reunião realizada neste edifício, em 18 de abril de 1873, que deu origem ao Partido Republicano Paulista e ficou conhecida como “Convenção de Itu”.
A circulação dessas representações no cotidiano reforça o papel da Cidade de Itu na História da Proclamação da República, mas também pode ter inúmeros sentidos. Quais serão eles? Quais são as memórias sobre a “Convenção de Itu”? Uma reunião, um lugar, uma escola, uma música, um gosto, um caminho...


Período da exposição: de abril a dezembro de 2013
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada Gratuita
Serviços:
Rua Barão de Itaim, 67, Centro/Itu
Telefone: (01) 40230240

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fórum sobre o Patrimônio Cultural encerra-se nesta segunda-feira (29)


Encerra-se nesta segunda-feira, 29, o II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural. Promovido pelo CPC USP, o fórum busca promover a discussão de projetos e pesquisas em andamento relativos aos diversos aspectos e modalidades do tema, como patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural intangível, paisagens culturais, acervos, museus, entre outros. 

A participação é franqueada ao público, mas pede-se que as pessoas confirmem a presença por e-mail.Interessados em participar como ouvintes do Fórum CPC 2013 devem enviar e-mail para 2forumcpc@gmail.com com os seguintes dados: Nome, e-mail, telefone e instituição. A presença em 80% das sessões garante o certificado de participação. (Os debates ocorrem em todas as segundas-feiras do mês de abril)

Na coordenação, atuam o Prof. Dr. Antonio A. Arantes (UNICAMP), a Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (FAU-USP) r o Prof. Dr. José Tavares de Lira (CPC-USP e FAU-USP). Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá (foto).



Confira a programação: 

Data: 12 de abril
Local: Casa de Dona Yayá - Rua Major Diogo, 353 - Bixiga (SP)


14h às 16h 
GESTÃO DA CONSERVAÇÃO E DO RESTAURO 
Debatedora: profa. dra. Cláudia Carvalho (Fundação Casa de Rui Barbosa) 
Trabalhos: 
1. Plano de Gestão da conservação para edificações de valor cultural 
2. Restauro e readequação do Edifício da Bolsa Oficial do Café de Santos/ Museu do Café 

16h30 às 19h 
PATRIMÔNIO E GESTÃO DA CIDADE 
Debatedores: profa. dra. Nádia Somekh (DPH/ FAU-Mackenzie) 
Trabalhos: 
1. Um órgão. Nove cidades. Proteção, planejamento e gestão em conjuntos urbanos tombados pelos CONDEPHAAT 
2. Políticas públicas e Patrimônio Cultural: situação de emergência em São Luiz do Paraitinga/ SP 
3. Brasília-patrimônio: desdobrar desafios e encarar o presente 

ENCERRAMENTO

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Arqueologia ganha gibi disponível em download gratuito

Está disponível para downloads o Gibi De dinossauros ao patrimônio: descobrindo a Arqueologia, lançado recentemente, durante a I Semana de Arqueologia da Unicamp.


Criado por alunas de Ensino Médio da rede pública de ensino que participaram, no ano de 2012, do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pic Jr (Unicamp-CNPq), De dinossauros ao patrimônio: descobrindo a Arqueologia é um gibi composto como produto final dos projetos "Acervo arqueológico do arquivo Paulo Duarte", coordenado pelo Profº. Dr. Pedro Paulo A. Funari, e "Leituras do mundo material: Práticas em um laboratório de arqueologia pública", coordenado pela Profª. Dra. Aline Vieira de Carvalho.
O livrinho trata do registro de um longo caminho de debates que parte da crença na existência de uma "arqueologia dos dinossauros", passando pela descoberta do combatente Paulo Duarte, chegando a uma possibilidade de ser arqueólogo. As discussões inseridas na história em quadrinhos giram não apenas em torno do tema Arqueologia, mas expandem-se para os conceitos e sentidos do patrimônio e da memória. Além da historinha, o gibi possui páginas extras com caça-palavras, você sabia, e dicas de como se tornar arqueólogo no Brasil.

Mais informações: 
Equipe do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP)
Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - Unicamp
Rua dos Flamboyants, 155. Cidade Universitária
CEP: 13083 - 867. Campinas - SP/ Brasil
Fone: (19) 9882-2588

quarta-feira, 24 de abril de 2013

V ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS


Museus em Destaque

SISEM abre inscrições para envio de painéis digitais
O Encontro Paulista de Museus reúne, anualmente, mais de 1000 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do  Estado de São Paulo e de todo o país, com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.

A quinta  edição do Encontro acontecerá nos dias  19,  20  e  21  de junho de 2013,  no Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América  Latina, em São Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda). Em breve será divulgada a programação completa e as inscrições poderão ser feitas a partir de maio. A participação é gratuita.

Desde já o SISEM - Sistema Estadual de Museus - está recebendo propostas para envio de paineis digitais dos museus paulistas, dando continuidade à iniciativa que fez sucesso no ano passado.

Você vai receber por e-mail o roteiro completo para o envio dos paineis. Confira!

Prazo da licitação para criação de nova logomarca do SISEM-SP encerra-se amanhã


Encerra-se nesta quinta-feira, dia 25, o prazo de licitação para o redesenho da logomarca do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e elaboração de uma identidade visual para o 5ª Encontro Paulista de Museus. A contratação será feita por meio do site da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), Organização Social de Cultura que atua como parceira da Secretaria de Estado da Cultura para viabilização das ações do SISEM-SP.
Os interessados deverão encaminhar propostas com timbre da empresa; CNPJ; endereço; telefone; fax; responsável para contato; valores totais; condições de pagamento e validade da proposta para 15 dias. O recebimento das propostas ocorrerá no período de 18 a 25 de abril de 2013. Solicitamos aos interessados enviarem as propostas por e-mail paraadm2@acamportinari.org.
Mais informações: ACAM Portinari
logo SISEM 300x230

Festa de São Jorge é atração em Tatuí

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Tatuí convida para as festividades comemorativas a São Jorge a realizar-se neste domingo, dia 28. Confira no cartaz!


terça-feira, 23 de abril de 2013

SISEM destaca blog dos museus do sudoeste paulista

O site do SISEM-SP - Sistema Estadual de Museus São Paulo traz em destaque na sua página de rosto a meta alcançada pelo blog dos Museus do Sudoeste Paulista, que neste mês de abril superou a marca dos 5.000 acessos. Confira em www.sisem.org.br 

Blog dos Museus do Sudoeste Paulista chega a 5 mil acessos

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fazenda Ipanema vai sediar o II Seminário Nacional sobre Tropeirismo e Turismo Rural


Tropeiro registrado por Debret

O segundo Seminário Nacional Sobre Tropeirismo e Turismo Rural será realizado no dia 24 de maio de 2013, na Floresta Nacional de Ipanema, na cidade de Iperó (SP).
     Os tropeiros vêm ganhando reconhecimento e podem virar Patrimônio Imaterial pelo Iphan, bem como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Para isso, foi recomendado um banco de dados com diversas informações sobre a influência do tropeirismo.
      O incansável Carlos Solera, coordenador do projeto, promete ter o material pronto em 2014, desde que os pesquisadores de diversos Estados façam os seus inventários mostrando as influências na alimentação, na linguagem e nas roupas em suas respectivas regiões.
     Os tropeiros começaram a trazer as mulas da região Sul em 1727. Eles faziam uma demorada viagem até o Estado de São Paulo, onde os animais eram comercializados.

 (Texto de Jarbas Favoretto, da Amitur – Associação dos Municípíos de Interesse Turístico:  www.amitur.org.br )


domingo, 21 de abril de 2013

II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural debate a preservação de acervos


Nesta segunda-feira, 22, o II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural abordará dois temas: ACERVOS E PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL e PRESERVAÇÃO E ACERVOS ICONOGRÁFICOS . Promovido pelo CPC USP, o fórum busca promover a discussão de projetos e pesquisas em andamento relativos aos diversos aspectos e modalidades do tema, como patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural intangível, paisagens culturais, acervos, museus, entre outros. 

A participação é franqueada ao público, mas pede-se que as pessoas confirmem a presença por e-mail.Interessados em participar como ouvintes do Fórum CPC 2013 devem enviar e-mail para 2forumcpc@gmail.com com os seguintes dados: Nome, e-mail, telefone e instituição. A presença em 80% das sessões garante o certificado de participação. (Os debates ocorrem em todas as segundas-feiras do mês de abril)

Na coordenação, atuam o Prof. Dr. Antonio A. Arantes (UNICAMP), a Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (FAU-USP) r o Prof. Dr. José Tavares de Lira (CPC-USP e FAU-USP). Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá (foto).



Confira a programação: 


22 de abril

14h às 16h 
ACERVOS E PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL 
Debatedora: Johanna Smit (ECA/USP) 
Trabalhos: 
1. A Produção documental dos Processos de Tombamento no IPHAN e a Portaria IPHAN n.11, de 11 de setembro de 1986 
2. Reflexões sobre o processo de elaboração da Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz 

16h30 às 19h 
PRESERVAÇÃO E ACERVOS ICONOGRÁFICOS 
Debatedora: Vânia Carvalho (Museu Paulista) 
Trabalhos: 
1. O Patrimônio Documental do Campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 
2. Vocabulário controlado para acervos fotográficos: desafios para desenvolvimento em 
arquivos públicos 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ações de 2012: SISEM-SP divulga balanço de atividades


Em 2012, a instituição promoveu cerca de 184 atividades distribuídas entre capital, litoral e interior do Estado de São Paulo
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, que atua por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTCSISEM-SP), desenvolveu, em 2012, cerca de 184 ações em 224 municípios paulistas. 
As ações foram realizadas em todas as regiões do estado e, entre as cidades contempladas, estão Araçatuba, Araraquara, Barueri, Bauru, Barretos, Itapeva, Piracicaba, Poá, Salto, Santo André, São Simão, Tatuí, Vargem Grande do Sul e Valparaíso.  O SISEM-SP levou aos municípios atividades como palestras, exposições itinerantes, cursos de capacitação, oficinas e visitas técnicas.  
O SISEM-SP foi o primeiro sistema de museus criado no Brasil. Desde 1986, tem atuado no desenvolvimento e no fortalecimento dos museus paulistas, desenvolvendo ações em quatro linhas principais: Apoio técnico; Comunicação; Formação e Articulação.
Em 2012, duas dessas linhas de ação foram especialmente estimuladas: a promoção da articulação e cooperação entre os museus (Articulação) e o apoio a programas e projetos de formação, capacitação, aperfeiçoamento técnico e atualização profissional (Formação).
Na linha de articulação e cooperação entre os museus os destaques foram a realização do 4º Encontro Paulista de Museus; a eleição de 30 representantes regionais e dos dois representantes do Conselho de Orientação do SISEM-SP; a realização da 1ª Reunião Ordinária do Conselho; a criação do website institucional do SISEM (www.sisemsp.org.br); e o lançamento inédito de dois editais do ProAC voltados exclusivamente aos museus paulistas, no valor total de 550 mil reais.
Já no campo do apoio aos programas e projetos voltados aos profissionais de museus, destacam-se o lançamento da segunda edição do curso de ensino a distância "Introdução ao Trabalho em Museus" e a quarta edição do Curso de Capacitação para Museus, ambos em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari.
Para conhecer ainda mais as ações do SISEM-SP, o relatório completo das atividades em 2012 está disponível para download. Clique aqui!
Em Itapeva, curso superou as expectativas

Pesquisa Histórica tem premiação: inscrições abertas


Publicados a convocação e o regimento da 3ª Conferência Nacional de Cultura


Foi publicado no DOU desta quarta-feira (17), pela Portaria nº 33 de 16 de abril de 2013, a convocação e o Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura. O tema do encontro será "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", numa clara referência a Emenda Constitucional nº 71, promulgada pelo Congresso Nacional em novembro de 2012, que acrescenta o Art. 216-A - do SNC- à Carta Magna. Com este instrumento jurídico, a  Ministra Marta Suplicy homologou o Regimento Interno aprovado pelo Conselho Nacional de Cultura-CNPC e designou a Secretaria de Articulação Institucional- SAI para coordenar o processo democrático.

A 3º Conferência Nacional acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro deste ano. Antes do encontro nacional, devem ser realizadas as Conferências nos âmbitos Municipal e/ou Intermunicipal (até o dia 14 de julho), Regional ou Territorial (até o dia 1º de setembro), Estadual e do Distrito Federal (até o dia 15 de setembro).  Este calendário está estabelecido no Art. 6º do Regimento Interno.

A realização das Conferências Municipais ou Intermunicipais é condição imprescindível para participação de delegados na etapa Estadual ou Territorial (conforme Art. 21) e os Eixos Temáticos deverão contemplar o temário estadual e nacional, sem prejuízo das questões locais (§ 2º, Art. 24). O Regimento da Conferência Nacional também estabelece que as etapas municipais devem ser convocadas pelo Poderes Executivos Municipais, sempre respeitando prazo mínimo de 15 dias entre a data de convocação e de realização da Conferência, por meio de Decreto próprio amplamente divulgado (§ 2º, Art. 21).

Participe deste amplo processo de debates e ajude a construir a Política Pública de Cultura que desejamos, e merecemos!

Mais informações em www.cultura.gov.br 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Sorocaba sedia workshop de operação de acervo e reserva técnica

No próximo dia 20 (sábado), o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba sedia o Workshop de Estrutura Operacional do Acervo e Reserva Técnica do Museu. A iniciativa conta com o apoio do SISEM-SP e foi viabilizada com recursos do PROAC, através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 

A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Informe-se!


Pinacoteca de São Paulo oferece visita técnica de três dias: inscrições abertas

A Pinacoteca do Estado de São Paulo  convida a uma imersão em seus espaços, uma visita/estágio, proporcionando ao participante um contato  com o funcionamento das diversas áreas do museu. 

Serão três dias de  atividades, de 13 a 15 de maio de 2013 - das 10h às 18h - em palestras, com os responsáveis de cada área. São 80 vagas.

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) convida a participar dessa ação, se inscrevendo pelo site: www.sisemsp.org.br 

As inscrições começam em 15 de abril e vão até 7 de maio. 

Mais informações no convite anexo. Participe! 


Museu Afro: Arte Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão

Encaminhamos convite do Seminário ‘Arte Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão’ -  que ocorrerá no Museu Afro Brasil no dia 27 de abril, das 9h às 16h. Para ampliar e fazer download, clique sobre a imagem.
0,

Da Cruz à Luz: exposição movimenta o Museu de Arte Sacra de São Paulo

Para ampliar e fazer download, clique sobre a imagem.


Cultura e Acessibilidade


Seminário mostra como tornar espetáculos culturais acessíveis a pessoas com todo tipo de deficiência

A Secretaria da Cultura e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo realizam nos dias 23 e 24 de abril o I Seminário sobre Cultura e Acessibilidade, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Voltado a produtores e gestores culturais, o encontro irá demonstrar técnicas e debater formas de estimular a adoção de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. 
No evento, o público aprenderá que um espetáculo cultural acessível ao público com deficiência não se limita a instalar rampas e reservar lugares especiais na plateia. Há uma série de técnicas e recursos tecnológicos capazes de garantir que pessoas cegas ou surdas tenham pleno acesso ao conteúdo de peças teatrais, balé, óperas, exposições e shows musicais.
 
O objetivo do seminário é apresentar o acesso à cultura como direito fundamental de todo cidadão, demonstrando como gerar espaços culturais públicos e privados bem equipados e devidamente preparados para recepcionar esse público.
 
O evento terá mesas-redondas abordando temas como Acessibilidade Comunicacional, suas características, recursos e tecnologias; Acessibilidade Física nos espaços culturais; cases de sucesso; e também o conceito de “arte inclusiva”.


Oficinas e linhas de fomento

No período da tarde, haverá oficinas mostrando como tornar acessível um produto cultural, através de recursos como legendagem, libras, audiodescrição, estenotipia, entre outros. 
No dia 24, os secretários Marcelo Mattos Araújo (Cultura) e Linamara Rizzo Battistella (Pessoa com Deficiência) anunciam uma parceria entre as duas secretarias por meio de editais específicos para estimular a adoção de recursos de acessibilidade em produtos culturais no Estado de São Paulo, além de uma parceria com corpos estáveis e equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura para apresentações acessíveis.
 
O seminário será realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade, das 9h às 18h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail generos.etnias@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2627-8024, informando nome do participante, e-mail para contato e indicando a oficina de que deseja participar. Confira a programação completa no site www.generoseetnias.com.br 


I Seminário sobre Cultura e Acessibilidade
 
Horário: 
Das 9h às 18h30
 
Quando:
 Dias 23 e 24 de Abril
 
Local: 
Oficina Cultural Oswald de Andrade
 
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo - SP

Mais informações à imprensa:
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência 
Marcos Schwerz – (11) 5212-3705 
mschwerz@sp.gov.br
Luiz Carlos Lopes – (11) 5212-3755 
lclopes@sp.gov.br 


domingo, 14 de abril de 2013

5.000 acessos: um número espetacular!


Simplesmente espetacular! O blog dos museus do sudoeste paulista acaba de atingir a marca de 5.000 acessos. Tendo em vista que em sua maioria os visitantes do blog são profissionais dos museus da região sudoeste paulista, o número pode ser considerado bastante expressivo. Ainda mais se lembrarmos que no dia 21/3, ou seja há apenas três semanas, estávamos comemorando 4.500 acessos.

Mais importante ainda: esse número vem crescendo dia a dia. Ou seja, finalmente o blog está funcionando como ferramenta de comunicação entre os profissionais das quase 40 instituições museológicas existentes na Região Administrativa de Sorocaba.

Nosso objetivo é melhorar ainda mais, intensificando a troca de informações, veiculando notícias de nossos museus, trazendo as novidades do SISEM-SP. Desde a sua criação, foram feitas 133 postagens, mas o número de comentários é insignificante. Colabore você também, participando, comentando, curtindo e compartilhando...

Por enquanto, a sugestão é que um número maior de usuários se tornem seguidores. É fácil, basta aderir clicando no botão abaixo na coluna à direita.

Participe, comente, envie sugestões. O blog é seu!  

sábado, 13 de abril de 2013

Museu Republicano da USP celebra 140 anos da Convenção de Itu


Esta é uma semana de muita relevância para a área museológica em Itu (SP). Estão sendo comemorados os 140 Anos da Convenção de Itu, 90 anos de abertura ao público do Museu Republicano, 50 Anos do Museu Paulista e Museu Republicano na USP.

O Museu Republicano foi inaugurado em 18 de abril de 1923, em comemoração à “Convenção de Itu”, reunião política realizada em 1873, que marcou o movimento republicano na região paulista. É um museu de história, instalado na casa que abrigou a Convenção e, desde sua criação, integra o Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Apresenta exposições relacionadas à história da Cidade de Itu e ao movimento republicano e à Primeira República.

(Click na imagem para para ampliá-la)


Fórum sobre Patrimônio Cultural prossegue nesta 2ª-feira no CPC-USP

Prossegue nesta segunda-feira, 15, o II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural. Promovido pelo CPC USP, o fórum busca promover a discussão de projetos e pesquisas em andamento relativos aos diversos aspectos e modalidades do tema, como patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural intangível, paisagens culturais, acervos, museus, entre outros. 

A participação é franqueada ao público, mas pede-se que as pessoas confirmem a presença por e-mail.Interessados em participar como ouvintes do Fórum CPC 2013 devem enviar e-mail para 2forumcpc@gmail.com com os seguintes dados: Nome, e-mail, telefone e instituição. A presença em 80% das sessões garante o certificado de participação. (Os debates ocorrem em todas as segundas-feiras do mês de abril)

Na coordenação, atuam o Prof. Dr. Antonio A. Arantes (UNICAMP), a Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (FAU-USP) r o Prof. Dr. José Tavares de Lira (CPC-USP e FAU-USP). Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá (foto).



Confira a programação: 

Data: 15 de abril
Local: Casa de Dona Yayá - Rua Major Diogo, 353 - Bixiga (SP)

14h às 16h - DESAFIOS À PRATICA PRESERVACIONISTA
Debatedora: profa. dra. Marly Rodrigues (Condephaat/ FAAP)
Trabalhos:
1. Os grilhões do patrimônio: reflexões sobre as práticas do IPHAN relacionadas aos quilombos
2. Efeitos colaterais na salvaguarda do patrimônio imaterial: a instrumentalização da memória da comunidade quilombola colombiana San Basílio de Palenque com finalidades políticas e econômicas

16h30 às 19h - MUSEUS E O PATRIMÔNIO CIENTÍFICO
Debatedor: prof. dr. André Mota (Museu Histórico FMUSP)
Trabalhos:
1. Patrimônio Cultural da Ciência e da Tecnologia: aproximações preliminares de uma análise comparativa entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Museu de Astronomia e Ciências Afins 1985-2010 

2. Aproximando os fósseis da população do Munícipio de Coração de Jesus (MG): uma discussão sobre patrimônio
3. O Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ-USP (MAV): reflexões e perspectivas de um
museu universitário 

Mapeamento Artístico Digital constrói ponte entre São Paulo e Barcelona

A UNESP - Universidade Estadual Paulista - promove de 15 a 19/04, das 14 às 18h, no Instituto de Artes da Unesp, o Workshop Internacional M.A.D.- R.U.A: Mapeamento Artístico Digital e Realidade Urbana Aumentada.
O mapeamento opera com Cartografias Digitais [Sonoras, Visuais, Sociais, Afetivas], estabelecendo diálogos entre as cidades de São Paulo e Barcelona.
R.U.A. é também Residência Universitária Artística e recebe em São PauloDamián Peralta, da Universidade de Barcelona. Em 2012 o R.U.A. – Laboratório Nômade de pesquisa e ação artística esteve na Espanha e em Portugal.
Agora fará os cruzamentos dos territórios visuais, sonoros, tácteis desteslugares a partir de Cartografias Inventadas. Este workshop resulta da colaboração entre os Grupos de Pesquisa Barcelona Recerca Art i Creació da Universidade de Barcelona BR: :AC. e o GIIP Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia.
No cartaz anexo temos todos os dados, datas, locais e temas de cada dia de encontro.



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Limeira sedia palestra sobre conservação preventiva

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) promove ações por todo o Estado de São Paulo. Na ocasião, aproveita para convidá-lo a participar da: 

PALESTRA SOBRE  CONSERVAÇÃO PREVENTIVA - no município de Limeira, 

dia 16 de abril de 2013 - das 9h00 às 12h00, 

com a professora Andréa Zabrieszach, 

local: Palacete Levy - Largo da Boa Morte, 11 - Centro - Limeira -  (19) 3451-0502 

São 30 vagas. 

 E preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições,  feitas a partir do envio da ficha  preenchida (anexa) para sisem@sp.gov.br. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Museu Histórico de Lins, exemplo a ser seguido


Quando o Museu Histórico e Arqueológico de Lins foi inaugurado, em 04 de agosto de 2012 foi traçada uma meta por Lucas Martins, administrador do espaço cultural: atingir 10% da população linense, o que representa cerca de 7.300 pessoas, até o final do ano. Este número foi não só alcançado, mas ultrapassado, ao final do mês de dezembro foram contabilizados pouco mais de 8.000 visitantes. Hoje, finalizando o mês de março já são mais de 10 mil visitantes. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Lins, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentado, e hoje sub supervisão da Diretoria de Cultura. Foi executado pela Fundação Araporã com apoio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Zanettini Arqueologia.
Vale ressaltar também que em pouco tempo de “vida” alcançou resultados expressivos no meio acadêmico, além do reconhecimento em Lins e toda região. “O Museu é um espaço histórico e cultural, nosso objetivo é agregar conhecimento e saberes aos nossos visitantes e também gerar sugestões, dúvidas e reflexões, mas no dia-a-dia funciona como uma empresa, assim foi aplicada, desde a inauguração, uma gestão empresarial de metas” contou Lucas Martins.
Em se tratando de exposições o local possui:
  • Exposição de longa duração, composta por riquíssimos materiais do acervo do arqueólogo japonês Kiju Sakai e da coleção da ABCEL.
  • Exposição de curta duração, que atualmente chama-se Nós por nós mesmos, resultado dos trabalhos com os grupos sociais.
  •  Exposição externa, formada por painéis que explicam a história e arquitetura de cada ambiente reproduzido.
Para este ano os projetos são diversos, entre eles, troca de exposição, aplicação de pesquisas técnicas, concretização da Associação de Amigos do Museu, convênios com instituições, calendário de eventos, agenda de visitas de grupos escolares. Tem muita coisa boa vindo por aí, e para quem ainda não conhece vale muito a pena visitar o Museu Histórico e Arqueológico de Lins.
Um dos principais projetos do Museu para 2013 trata-se do Programa de Relação Escola-Museu (PREM), um sistema próprio de gestão, englobando visitas, indicadores e administração, tudo de forma eficiente e dinâmica, visando melhor atender o público e a comunidade do Museu. Uma das principais ferramentas da gestão consiste em encaminhar rapidamente para todas as escolas relatórios da visita e fotos. “Estamos ainda desenvolvendo um site, que vai servir de plataforma para o Museu, onde, conterá a história, tour pelo prédio, fotos das visitas, depoimentos, quem é você interativo, redes sociais, além de agendamento online para visitação” comentou Lucas Martins.
Museu Histórico e Arqueológico
Endereço: Rua Aureliano Resende de Andrade, 100
Telefone: (14) 3529-2302
Horário de Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9:00 às 17:00.
Fonte: Site do SISEM-SP


terça-feira, 2 de abril de 2013

CPC realiza série de debates sobre patrimônio cultural


O II Fórum de Debates sobre o Patrimônio Cultural, promovido pelo CPC USP, busca promover a discussão de projetos e pesquisas em andamento relativos aos diversos aspectos e modalidades do tema, como patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural intangível, paisagens culturais, acervos, museus, entre outros. 

Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona YayáA participação é franqueada ao público, mas pede-se que as pessoas confirmem a presença por e-mail.Interessados em participar como ouvintes do Fórum CPC 2013 devem enviar e-mail para 2forumcpc@gmail.com com os seguintes dados: Nome, e-mail, telefone e instituição. A presença em 80% das sessões garante o certificado de participação. (Os debates ocorrem em todas as segundas-feiras do mês de abril)

Na coordenação, atuam o Prof. Dr. Antonio A. Arantes (UNICAMP), a Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (FAU-USP) r o Prof. Dr. José Tavares de Lira (CPC-USP e FAU-USP).

Confira a programação: 
Data: 08 de abril 
Local: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.
Abertura: 14h

14h30 às 16h30 
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO PATRIMÔNIO 
Debatedora: profa. dra. Ana Lanna (FAU-USP/CONDEPHAAT) 
Trabalhos: 
1. O SPHAN/Pró-Memória e a preservação do pratrimônio cultural no Brasil (1975-1990) 
2. Diálogos sobre a preservação do patrimônio cultural na América: o caso de Edson Motta 
 no SPHAN-DPHAN 

17h às 19h 
PATRIMÔNIO INTANGÍVEL 
Debatedor: prof. dr. José Guilherme Magnani (FFLCH-USP)
Trabalhos: 
1. Inventário Nacional de Referências Culturais dos engenhos de açúcar, rapadura e cachaça 
da Paraíba: levantamento preliminar 
2. A dinâmica histórica registrada nos processos de reconhecimento do Patrimônio Cultural 
Imaterial: comparação entre registros do Brasil e do México


Iphan oferece mestrado profissional em preservação do patrimônio


Mestrado em Preservação Patrimonial

Edital de Seleção de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN (PEP/MP/IPHAN) - 2013. O período de inscrições se encerrará em 30 de abril de 2013. O Edital encontra-se disponível no Portal do IPHAN (www.iphan.gov.br).
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN (PEP/MP/IPHAN) – 2013, que oferece 20 bolsas de estudos. O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril de 2013 e o início das atividades dos candidatos selecionados será dia 01 de agosto de 2013, conforme determinações do Edital do PEP/MP/IPHAN, disponível no Portal do IPHAN: www.iphan.gov.br.

Conferência Geral do ICOM já tem inscrições abertas


Olá, pessoal.

Segue convite para participar da próxima Conferência Geral do ICOM, que será realizada de 10 a 17 de agosto de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Esta Conferência, que será realizada pela primeira vez no Brasil, a segunda na América do Sul, com uma programação inédita e interdisciplinar, está sendo preparada pelos Comitês Internacionais do ICOM, sob a coordenação do Comitê Organizador Brasileiro.

A Conferência Geral do ICOM no Brasil será uma ocasião incomparável para ampliar o networking entre profissionais e instituições, além de oferecer uma programação inovadora e de excelência, visitas a pontos turísticos do Rio de Janeiro, festas institucionais, visitas especiais a Museus, e ainda a participação na Feira de Museus, na qual serão expostos produtos e serviços oferecidos por empresas nacionais e internacionais. Enfim, será uma oportunidade única de se conectar com as melhores práticas, instituições e profissionais que atuam em museus, em todo o mundo.

Já estão abertas as inscrições Early Bird, com condições especiais para inscrições imediatas.

As informações gerais sobre a Conferência poderão ser obtidas no site oficialwww.icomrio2013.org.br.

Em caso de qualquer dúvida sobre o ICOM, queira por gentileza entrar em contato com o ICOM Brasil e, caso surjam questões sobre as inscrições na Conferência, por favor contate diretamente o secretariado pelo e-mailcontato@icomrio2013.org.brSkype: icomrio2013, ou telefone(21) 2215-4476.

Sugerimos também que acompanhe a programação de seu próprio Comitê Internacional, por meio de seu respectivo site, e que esteja atento(a) ao call for papers ou outras formas de participação previstas.

O ICOM Brasil e o Rio de Janeiro ― cidade reconhecida como um dos destinos turísticos de maior interesse no mundo ― esperam acolhê-lo(a) para uma estada agradável e produtiva entre nós.

You are welcome to RIO and to ICOM RIO 2013!