domingo, 31 de março de 2013

Programa Nacional de Educação Museal: Ibram amplia prazo de consulta pública


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC),prorrogou o prazo para participação no processo de consulta pública, que foi estendido até 7 de abril, visando a formulação do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM).

O programa tem como objetivo subsidiar a atuação profissional dos educadores de museus, fortalecer o campo profissional e garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nessas instituições e em outros espaços culturais.

Para que todos os cidadãos possam discutir as propostas de forma ampla, o Ibram criou o blogue do programa.

A plataforma virtual dispõe de nove fóruns, os quais serão abertos no dia 26 de novembro para o recebimento de contribuições que poderão ser dadas durante 90 dias depois da abertura da consulta pública.

Todos os interessados poderão participar online da elaboração colaborativa do programa.

Entre no blogue e leia os documentos relacionados ao PNEM.

Acesse a página do Ibram

(Fonte: Ibram/MinC)

quinta-feira, 28 de março de 2013

Semana de Museus 2013: divulgue a sua programação!

Prezados profissionais dos museus,

Estamos levantando informações sobre a participação dos museus da nossa Região Administrativa do Sudoeste Paulista na Semana de Museus do IBRAM, que ocorrerá entre os dias 13 e 19 de maio. Pedimos que vocês encaminhem até dia 20 de abril os eventos programados para divulgação no site e na agenda do SISEM (www.sisemsp.org.br).

Contamos com a sua colaboração!



                                                                                                           

Reunião de maio, em Salto, já tem data


Olá, pessoal.

As nossas articulações regionais continuam a galope. Já recebi retorno de alguns municípios com a devolutiva das planilhas devidamente atualizadas e o volume de visitação em nosso blog disparou após o nosso encontro em Tietê, dia 27 último.

Quem ainda não providenciou a atualização dos dados, favor fazer um esforço. A gente sabe da correria e das mil funções de quem atua em museu, mas vale um empenho especial nesse caso. Além do mais, a ficha de identificação já está preenchida, basta atualizá-la.

Acabei de confirmar com o Rafael (Museu da Cidade de Salto) a data, horário e local da nossa reunião de maio próximo:

REUNIÃO REGIONAL DOS MUSEUS DO SUDOESTE PAULISTA



Data: 15/05/2013
Local: Museu da Cidade de Salto
Rua José Galvão, 104
Fone (11) 4029-3473

Hora: 10h - Visita ao museu-percurso (opcional)
14h às 17h - Reunião regional

O propósito de agendarmos com bastante antecedência a reunião é para que todos possam se programar. Mas atenção, a próxima reunião acontece em 15 de MAIO, não vá se agendar para o mês que vem!

Bom trabalho a todos.

Saudações museais.


Davidson Panis Kaseker
Representante Regional
SISEM-SP / R.A. Sorocaba
Cel. (15) 9785.3362

terça-feira, 26 de março de 2013

SISEM gera plano de comunicação para museus de pequeno porte


Plano de Comunicação, elaborado para a Baixada Santista, 
serve de parâmetro para museus de pequeno porte


O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, apresentou no último dia 12, o Plano de Comunicação Institucional aos representantes de museus e dos municípios da Baixada Santista. A reunião de entrega do projeto, que foi realizado em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), aconteceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e contou com a presença do secretário Marcelo Mattos Araujo.
O programa foi desenvolvido com a participação de 19 instituições museológicas da Baixada Santista. Entre elas, sete receberam diagnósticos e diretrizes específicas para a sua comunicação institucional: o Museu da Cidade - Galeria Nilton Zanotti (Praia Grande), a Casa Martim Afonso (São Vicente), a Pinacoteca Benedicto Calixto, o Memorial das Conquistas, o Museu do Mar e Marítimo, o Museu do Porto e o Museu da Pesca, os cinco últimos de Santos.
Segundo a diretora do SISEM-SP, Renata Motta, “o projeto (desenvolvido ao longo de 2012), teve o objetivo de qualificar e fortalecer tecnicamente os museus paulistas, identificando situações e elaborando diagnósticos para que os profissionais possam planejar ações que potencializem a comunicação institucional”, explica.
Entre os resultados do trabalho, foi desenvolvido um material impresso para divulgação do conjunto dos museus da Baixada Santista. Foram impressos 30 mil folders, que estão disponíveis nas instituições participantes em Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos e Bertioga.
Para profissionais que se interessam em conhecer e aplicar o Plano de Comunicação em suas unidades, o Sistema Estadual de Museus também disponibiliza o material para download. Clique aqui

segunda-feira, 25 de março de 2013

44ª Semana do Tropeiro de Sorocaba terá como tema Memória e Identidade



A festa acontecerá no Parque das Águas entre os dias 24 e 26 de maio.
Crédito da foto: ©Zaqueu Proença

Uma emenda parlamentar da deputada federal Iara Bernardi vai assegurar R$ 100 mil à celebração da semana tropeira em Sorocaba. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (22) ao secretário da Cultura e Lazer (Secult), José Simões de Almeida Junior, pela presidente do Sorocaba e Região Convention Visitors Bureau, Gláucia Freitas, durante encontro com representantes das entidades tropeiras da cidade. A Secult tem até o dia 10 de abril para apresentar Memorial Descritivo da festa que, neste ano, entra em sua 44ª edição e levará o nome de "Semana do Tropeiro – Memória e Identidade".
Além da Secult, também as duas entidades, Associação Cultural Tropeira (ACT) e Associação de Tropeiros de Sorocaba e Região (ATSR) receberão R$ 50 mil cada uma para integrar as comemorações e a 8ª Tropeada Itararé-Sorocaba, coordenada pelo secretário executivo do Caminho Paulista, Orailson Pereira.
As discussões acerca da Semana do Tropeiro aconteceram durante toda esta semana junto a diversas entidades. Segundo José Simões, a ideia de chamar para o evento os representantes da sociedade, significará a efetiva participação de instituições na festa. Além de empresas, o titular da Secult reuniu-se com 15 escolas particulares para saber o que fariam dentro do evento. "O resultado é que aqueles que não iam promover nada, agora estão estimulados a atuar junto aos alunos e ressaltar a importância da cultura tropeira na nossa formação sociocultural", comentou Simões para quem o tropeirismo, assim como a estrada de ferro, são "marcas identitárias" de Sorocaba.
Já confirmaram ações voltadas à celebração da semana tropeira os shoppings Villagio e Granja Olga, a Oficina Grande Otello, Sesc, Sesi, Associação Comercial e Centro de Tradições Gaúchas (CTG).
Novo local
Tradicionalmente, os últimos dias de maio abrigam a festa tropeira na cidade. Neste ano, os eventos acontecem de 20 a 26 em diversos próprios públicos e espaços privados. Também neste ano as tropas serão abrigadas na área do antigo Matadouro que será preparado para pouso dos grupos que vêm de diversas regiões do Estado. A festa acontecerá no Parque das Águas entre os dias 24 e 26 de maio. Até 2012, o Parque Natural "Chico Mendes" era o palco do evento, que culmina com o desfile das tropas pelas ruas da cidade.
"Talvez ainda não consigamos atingir o grau de excelência que pretendemos imprimir à festa, por conta do pouco tempo que temos para organizá-la com base numa nova visão cultural. Mas, uma coisa é certa; estamos cumprindo com a determinação do prefeito Pannunzio que pediu sistematicamente a valorização da questão tropeira", explicou Simões.
Fonte: Da Redação Agência Sorocaba de Notícias

sábado, 23 de março de 2013

Tietê sedia palestra gratuita do SISEM nesta segunda-feira (25)


Ação realizada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, será ministrada por Antonio Carlos de Moraes Sartini
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, leva a Tietê uma palestra gratuita do Museu da Língua Portuguesa.  O evento acontece nesta segunda-feira, dia 25, no salão nobre da prefeitura, das 14h às 17h. A palestra  “Museus e Comunidade, um Caminho de Mão Dupla” será destinada aos profissionais da área museológica e interessados.   
Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa
Ministrada por Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, a palestra abordará a nova postura dos museus, que nas últimas décadas passaram de espaços fechados, destinados a pesquisadores, para espaços dinâmicos e em constante diálogo com a sociedade. Na atividade, também serão contempladas as ações que podem e devem ser adotadas a partir das especificidades das comunidades em que as instituições estão inseridas. 
As inscrições podem ser feitas no site www.tiete.sp.gov.br. A Prefeitura de Tietê, que também é parceira da ação, está localizada na praça Dr. J. A. Correa, s/nº, Centro. Outras informações no site www.sisemsp.org.br.
Serviço:
“Museus e Comunidade, um Caminho de Mão Dupla”
Data: 25/3/2013
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Tietê (praça Dr. J. A. Correa, s/nº , Centro – Tietê/SP)
Horário: das 14h às 17h
Inscrições:www.tiete.sp.gov.br
Adesão: gratuita
Foto: Museu da Língua Portuguesa

quinta-feira, 21 de março de 2013

Blog dos Museus do Sudoeste Paulista chega a 4.500 acessos

Pode não parecer um número assim espetacular, mas na verdade é. Entre hoje (21/3) e amanhã (22/3), vamos atingir a marca de 4.500 acessos. Tendo em vista que em sua maioria os visitantes do blog são profissionais dos museus da região sudoeste paulista, o número pode ser considerado realmente expressivo.

Mais importante ainda: esse número vem crescendo dia a dia. No último mês tivemos mais de 350 acessos. Ontem foram 52. Ou seja, finalmente o blog está funcionando como ferramenta de comunicação entre os profissionais das quase 40 instituições museológicas existentes na Região Administrativa de Sorocaba.

Nosso objetivo é melhorar ainda mais, intensificando a troca de informações, veiculando notícias de nossos museus, trazendo as novidades do SISEM-SP. Para tanto, a ideia é investir em um novo formato que permita maior visibilidade aos museus, incluindo fotos, dados básicos e links.

Por enquanto, a sugestão é que um número maior de usuários se tornem seguidores. É fácil, basta aderir clicando no botão abaixo na coluna à direita.

Participe, comente, envie sugestões. O blog é seu!  

quarta-feira, 20 de março de 2013

Reunião de maio, em Salto, já tem data

Olá, pessoal.

As nossas articulações regionais continuam a galope. Já recebi retorno de alguns municípios com a devolutiva das planilhas devidamente atualizadas e o volume de visitação em nosso blog disparou após o nosso encontro em Tietê, dia 27 último.

Quem ainda não providenciou a atualização dos dados, favor fazer um esforço. A gente sabe da correria e das mil funções de quem atua em museu, mas vale um empenho especial nesse caso. Além do mais, a ficha de identificação já está preenchida, basta atualizá-la.

Acabei de confirmar com o Rafael (Museu da Cidade de Salto) a data, horário e local da nossa reunião de maio próximo:

REUNIÃO REGIONAL DOS MUSEUS DO SUDOESTE PAULISTA



Data: 15/05/2013
Local: Museu da Cidade de Salto
Rua José Galvão, 104
Fone (11) 4029-3473

Hora: 10h - Visita ao museu-percurso (opcional)
14h às 17h - Reunião regional

O propósito de agendarmos com bastante antecedência a reunião é para que todos possam se programar. Mas atenção, a próxima reunião acontece em 15 de MAIO, não vá se agendar para o mês que vem!

Bom trabalho a todos.

Saudações museais.


Davidson Panis Kaseker
Representante Regional
SISEM-SP / R.A. Sorocaba
Cel. (15) 9785.3362

Museu do Café, "joia do interior"


Dia 5 de fevereiro o Museu do Café, de Botucatu, viveu mais um de seus importantes momentos. Durante todo o período da tarde, José Maria Rodrigues Alves, o “Super Zé”, ídolo da torcida corintiana e craque da seleção tricampeão de futebol no México, em 1970 se dedicou a gravação do programa institucional da TV TEM, denominado “Joia do Interior”. 

O programa foi todo ambientando no interior do Museu e também privilegiou algumas imagens externas. O coordenador do Núcleo conseguiu inserir o Museu no programa e contou com a colaboração e dedicação do Zé Maria, nascido e criado na Fazenda Lageado para ser o “apresentador” dessa nossa “Jóia do Interior”. Zé Maria foi contatado com uma semana de antecedência e de pronto concordou com a proposta. Isso demonstra o espírito de generosidade e de amor à Fazenda Lageado, lugar onde nasceu, e ao Museu do Café, que, aliás, traz recordações de sua infância, o que deu ao trabalho um ar de cumplicidade e gratidão.

A expectativa é que o material gravado surpreenda a todos e mostre, mais uma vez, a importância do Museu do Café não só para Botucatu, mas para toda nossa região. A Coordenadoria agradece a colaboração fundamental do Zé Maria, e em especial da equipe da TV TEM Sorocaba, tendo à frente Regina Chaguri, responsável pelo trabalho.  

terça-feira, 19 de março de 2013

Eleição da ABREMC

Caros amigos e amigas da Museologia,

Recebi e compartilho com vocês, com alegria e entusiasmo, a comunicação oficial dos resultados da eleição da nova diretoria da ABREMC, da qual tenho a honra de integrar como membro suplente do Conselho Consultivo na gestão 2013-2016.

Coloco-me, assim, à inteira disposição dos colegas em tudo o que for pertinente a esta área de interesse Museologia.

Att.

Davidson Panis Kaseker
Mestrando em Museologia - USP



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ECOMUSEUS E  MUSEUS COMUNITÁRIOS
ABREMC - Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários
Sede provisória: Centro Cultural Municipal de Santa Cruz Dr. Antônio Nicolau Jorge   
Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº - Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ - 23550-020- Tel.: (21) 3395 14 89                                      
E-Mail:abremc@br.inter.net  Site: www.abremc.com.br
 GESTÃO 2013/2016
       Comunicação  001
Comunicamos aos membros fundadores e filiados da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ECOMUSEUS E MUSEUS COMUNITÁRIOS  - ABREMC – que na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 08 de março de 2013 , às 15:00 h , em sua  sede provisória, no  Palacete Princesa Isabel/ Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, sito na  Rua das Palmeiras Imperiais ,sem nº, Santa Cruz- Rio de Janeiro, foi eleita e empossada a nova Diretoria e Conselho Fiscal da instituição, em CHAPA ÚNICA, assim composta:

ABREMC 2013 - ELEIÇÕES
CHAPA  ELEITA
Desafio, Resiliência e Consolidação

DIRETORIA- Gestão 2013/2016    
Presidente: Maria Terezinha Resende Martins – Ecomuseu da Amazônia – PA                                
Vice–Presidente: Yara Mattos   - Ecomuseu da Serra de Ouro Preto - MG
Secretária: Odalice Miranda Priosti – Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz - RJ
Tesoureiro: Bianca Wild - Ecomuseu de Sepetiba  -RJ                                                               
Diretor de Comunicação: Nádia Almeida – Ecomuseu de Maranguape- CE
CONSELHO FISCAL Gestão 2013/2016
- Giane Vargas Escobar - Museu Treze de Maio – Santa Maria –RS                                                         
- Ivan  Coelho de Sá – UNIRIO -RJ                                                                                                                
- Luiz Antônio  de Oliveira- Museu da Maré –RJ                                                                                    
- Maria Angela Savastano- Museu Vivo do Folclore/ Ecomuseu  de S. José dos Campos – SP          
- Maria Emília Medeiros de Souza  - Ecomuseu de Itaipu - PR          

CONSELHO CONSULTIVO:
- Hugues de Varine – França                                                                                                               
- Maria Célia Teixeira Moura Santos – BA                                                                                             
- Maria de Lourdes Parreiras Horta - RJ   


SUPLÊNCIA

SUPLENTES ( Diretoria):
- Cláudia Feijó  - M C. da Lomba do Pinheiro  - POA-RS-; Márcia Souza – Museu de Favela MUF –RJ; Valda de Oliveira Fagundes – Blumenau – Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes –SC;  Vinícius de Araújo Pacheco- Ecomuseu da Amazônia-PA ;Walter Vieira Priosti – Ecomuseu de Santa Cruz - RJ         
                                                                                                        
SUPLENTES ( Conselho Fiscal):                                                                                               
Antônio Marcos Passos de Oliveira – BA; Dayse Aderne  - RJ; Eráclito  Pereira –Viés Cultural  -SC ; Flávia Munholi Diamante – Ecomuseu de São José  dos Campos- SP; Jorge Abrunhosa – Ecomuseu de Maranguape – CE;

SUPLENTES (Conselho Consultivo):
Davidson Panis Kaseker-  SP;  Teresa Morales – México ;   Zita Possamai  -RS


Com uma participação de votos digitais e votos presenciais  e  testemunhada por convidados , a AGO da ABREMC foi presidida por Dr. Ramiro Miranda Pereira – NOPH/ Ecomuseu de Santa Cruz  e secretariada pela Profa. Regina Célia dos Santos Gonçalves França, membro fundador da ABREMC . Assinaram pela Comissão Eleitoral : Paulo Henrique Madeira – NOPH/ Ecomuseu de Santa Cruz, Tiago de Oliveira Rodrigues- NOPH/ Ecomuseu de Santa Cruz e Helen Polycarpo – Ecomuseu de Sepetiba.

Rio de Janeiro, 13 de março de 2013
Odalice Miranda Priosti
Secretária da ABREMC
GESTÃO 2013/2016

Divulgue o seu museu! O SISEM é parceiro!

O SISEM -SP, sendo uma instância que reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional, disponibiliza em seu site - www.sisemsp.org.br - informações relevantes como: exposições itinerantes, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais;

Neste site há uma ferramenta, aberta a todos, que agrega uma agenda de ações dos museus do Estado; para maior proveito e dinamismo, repassamos algumas diretrizes para divulgação destas ações no site do SISEM-SP, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos.  

Visando otimizar nosso trabalho e atendendo as necessidades de divulgação de eventos de nossa região, estabelecemos aqui alguns parâmetros para que possamos criar um fluxo de informações que atendam devidamente a todos:

1) Enviem-me até o dia 18 de cada mês a agenda de eventos dos municípios, permitindo assim, que possibilitemos ao visitante do site se programar para participar das ações propostas.

2) Enviar algum destaque da semana (como exposições, encontros, simpósios/seminários, cursos, oficinas, palestras ou notícias pertinentes ao contexto), com as devidas informações até a quinta-feira que antecede a semana em que o evento ocorrerá, 
Exemplo:
- Um evento que ocorrerá no dia 3 de abril, precisa ser enviado impreterivelmente até o dia 28 de março (quinta-feira), para a disponibilização. Assim por diante.

3) As informações são fundamentais para a publicação do evento no site, devendo conter:
- Título, que tipo de evento, quando ocorrerá, onde ocorrerá e como ocorrerá. Havendo convite oficial e release, enviar em anexo. É muito importante que haja algum contato do local onde ocorrerá o evento.

Desta forma, esperamos atender melhor aos municípios com a divulgação de uma agenda atualizada e pautas interessantes para as regiões.

Davidson Panis Kaseker
RR de Sorocaba
sisem.polo.sudoeste@gmail.com


Tietê recebe palestra do SISEM dia 15


Ação realizada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, será ministrada por Antonio Carlos de Moraes Sartini
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, leva a Tietê uma palestra gratuita do Museu da Língua Portuguesa.  O evento acontece no dia 25 de março (segunda-feira), no salão nobre da prefeitura, das 14h às 17h. A palestra  “Museus e Comunidade, um Caminho de Mão Dupla” será destinada aos profissionais da área museológica e interessados.   
Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa
Ministrada por Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, a palestra abordará a nova postura dos museus, que nas últimas décadas passaram de espaços fechados, destinados a pesquisadores, para espaços dinâmicos e em constante diálogo com a sociedade. Na atividade, também serão contempladas as ações que podem e devem ser adotadas a partir das especificidades das comunidades em que as instituições estão inseridas. 
As inscrições podem ser feitas no site www.tiete.sp.gov.br. A Prefeitura de Tietê, que também é parceira da ação, está localizada na praça Dr. J. A. Correa, s/nº, Centro. Outras informações no site www.sisemsp.org.br.
Serviço:
“Museus e Comunidade, um Caminho de Mão Dupla”
Data: 25/3/2013
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Tietê (praça Dr. J. A. Correa, s/nº , Centro – Tietê/SP)
Horário: das 14h às 17h
Inscrições:www.tiete.sp.gov.br
Adesão: gratuita
Foto: Museu da Língua Portuguesa

sexta-feira, 15 de março de 2013

Tietê: "Museus e Comunidade: um caminho de mão dupla"

A Secretaria Municipal de Cultura de Tietê e a Secretaria de Estado da Cultura, através do SISEM-SP, promovem um evento imperdível em Tietê, no próximo dia 25. Para visualizar, clique sobre a imagem.




quarta-feira, 13 de março de 2013

Região inicia recadastramento de museus do sudoeste paulista


Na reunião de 27 p.p., em Tietê, estabelecemos uma meta conjunta de atuação de cadastro dos museus do sudoeste paulista. Para tanto, é imprescindível a sua participação e colaboração. 

Estou enviando em anexo duas planilhas. Na Ficha de Identificação dos Museus do Sudoeste Paulista, constam os dados fornecidos ao SISEM-SP, por ocasião do levantamento feito em 2010. Logicamente, muitos deles estão defasados. Por isso, é fundamental verificar em cada um dos campos da planilha as mudanças ocorridas (o museu pode ter mudado de sede, ampliado a sua metragem, mudança de responsáveis ou mesmo os contatos, dentre outras alterações). Observe-se que dentro da planilha, cada museu ocupa uma página. Se houver atualizações, preenchimento de lacunas etc, favor remeter a planilha de volta com os dados atualizados.

Se a sua instituição não aparece nessa planilha, segue a Ficha de Identificação de Museus em branco para que você possa preenchê-la. Da mesma forma, contamos com a sua devolução.

É importante destacar que esses dados compõem o banco de dados oficiais do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), daí a importância de serem atualizados. Além disso, esse levantamento servirá de base para que possamos realizar um diagnóstico regional, particularizando as tipologias de museus da Região Administrativa de Sorocaba e, a partir disso, articularmos um plano de ação regional para fomento e fortalecimento de nossas instituições museológicas.

Se você, que recebeu esse e-mail, não é mais responsável pelo museu, encareço o pedido para que você reenvie-o para os atuais responsáveis ou me informe de seu afastamento, pois buscarei outra forma de me comunicar com a instituição. Da mesma forma, se você conhece algum museu que não esteja relacionado em nosso cadastro, agradeço pela informação.

Dessa maneira, coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.

Att.

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional do SISEM

terça-feira, 12 de março de 2013

Novos gestores de Piraju e Avaré destacam apoio a museus


Agradeço imensamente a acolhida oferecida ao meu assessor Tharsis quando do Encontro do dia 27 pp. Informo que, pela inquirição que fiz hoje, foi de grande proveito para nosso Departamento, pois encontrei muita "desorganização" e relaxo deixado pelas administrações passadas, principalmente com referência ao Museu - o que de agora em diante irei iniciar a sua regularização.
Como temos um site da Prefeitura, que iremos agora utilizá-lo no ícone Cultura - e também um grupo no facebook sobre o Departamento, solicito a gentileza de Vossa Senhoria me enviar o mapa da 14ª Região, em .jpg para que eu possa editá-lo nesses meios como divulgação e referência.
Coloco-me a tua disposição para tudo que possa colaborar, naquilo que estiver ao meu alcance, no referente a Politica Cultura da 14ª Região, como também o Departamento de Cultura a disposição de Vossa Senhoria.
Sendo o que tinha para o presente,
Atentamente
 
Luiz A.A. de Almeida - Diretor de Cultura de Piraju
(14) 3351-3622 e (14) 9813-3015


Salve, Davidson. Saudações museológicas!

Primeiramente, gostaria de me apresentar: 
Meu nome é AILTON CESAR CAMILO DE SOUZA e fui nomeado no início deste ano de 2013, para assumir a Direção do Museu Histórico e Pedagógico "Anita Ferreira de Maria", da cidade de Avaré/SP.
Em segundo lugar, gostaria de me desculpar pela ausência de representação do nosso Museu, na reunião de Tietê, pois, estamos iniciando um grande trabalho por aqui e não pude me ausentar na data programada.
Gostaria, também, de me colocar ao inteiro dispor da regional sudoeste paulista do SISEM, para poder colaborar, da melhor maneira possível no desenvolvimento de políticas públicas que possam contribuir na questão da preservação e na melhoria das condições do patrimônio histórico paulista.
Dessa forma, solicito que os nossos próximos contatos sejam feitos através do e-mail ailton.camilo@avare.sp.gov.br,museuhistorico@avare.sp.gov.br. Como telefones de contato, além do (14) 3733.3046 (do Museu), (14) 3732.5057 (da Secretaria de Cultura), gostaria de disponibilizar o meu celular, que é o (14) 9790.6783.

Atenciosamente.
Ailton Cesar Camilo de Souza
Diretor do M. H. P. "Anita Ferreira de Maria"



sexta-feira, 8 de março de 2013

Encontros regionais ganham nova dinâmica

A reunião de representantes dos museus do sudoeste paulista sediada em Tietê, dia 27 último, e o Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP, nos dias 4 e 5, em São Paulo, trouxeram nova dinâmica às articulações regionais em torno de um plano de ação que valoriza a nossa identidade.

Confira abaixo a troca de e-mail entre alguns gestores. Não é animador?

Em 27/02:

Olá, Luiz (Mizukami)

Foi excelente a nossa reunião em Tietê. O secretário foi muito solícito e o quorum foi muito qualificado. Estiveram presentes os dirigentes municipais Luís (Tietê) e Allie (Itu), bem como representantes dos museus da Cidade (Salto), Paulo Setúbal (Tatuí), Histórico de Piraju, além do Salgado  e a Cláudia de Botucatu.
Apresentei as ações do SISEM para os novos, discutimos algumas prioridades e formamos uma força-tarefa para atualização do diagnóstico de cada uma das instituições da região. Também iniciamos um debate sobre ações de caráter regional. Enfim, foi muito producente o nosso encontro. 
A despeito da ausência dos museus de Sorocaba, seguramente foi a reunião mais representativa que já tivemos.

Assim que a ata estiver pronta, juntamente com a lista de presença, entrarei em contato novamente.  

Acabei de chegar de lá. Bora dormir. Até!
----------------------------------------------------

Em 27/02


Davidson Panis Kaseker
Representante Regional SISEM-SP / R.A. Sorocaba
Cel. (15) 9785.3362 sisem.polo.sudoeste@gmail.com


Em 28/02:

Olá pessoal.

Primeiro quero agradecer a todos os que compareceram e participaram da nossa reunião regional do SISEM-SP, realizada em Tietê, nesta quarta-feira (27). Também quero agradecer a hospitalidade acolhedora do secretário de Cultura Luis Sandei e de sua equipe.

Enquanto aguardamos a ata que está sendo redigida pelo Luiz Salgado, nosso representante adjunto, antecipo minha avaliação com relação à pauta discutida como extremamente produtiva. Pudemos conhecer melhor o papel do SISEM, as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com as instituições museológicas, formamos uma força-tarefa para atualização dos dados dos museus da região e iniciamos um debate sobre ações conjuntas de âmbito regional, perfil e identidade do sudoeste paulista, abrindo perspectivas de criação de roteiros temáticos na região. Enfim, foi um sucesso a nossa reunião.

Envio em anexo a lista de presença com os contatos e outra planilha contendo os dados de contato dos museus da região, na qual consta em vermelho os dados atualizados ontem. Solicito que os demais parceiros da região confiram e atualizem seus dados também, retornando para este e-mail.

Nos dias 4 e 5 de março, eu e o Salgado estaremos participando do 4° de Representantes Regionais do SISEM em São Paulo, quando teremos oportunidade de relatar as demandas regionais.

Abraço a todos.

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional do SISEM



Em 02/03:

Boa Tarde Pessoal!

Primeiramente gostaria de agradecer a acolhida e pela oportunidade de ter participado da reunião, foi uma ótima oportunidade para conhecermos as realidades de nossos colegas da região e pensar coisas novas para nosso museu, graças as colocações de todos. Reitero a disponibilidade do Museu da Cidade de Salto - "Ettore Liberalesso" para a próxima reunião e também para a realização de uma visita ao Museu como um todo, já que o mesmo é um Museu Percurso.

Davi, gostaria de saber como podemos conseguir as fotos do encontro, gostaria de publicá-las na página do Museu.

Abraço a todos.

 Rafael José Barbi
Coordenador
Museu da Cidade
-----------------------------------------------

Em 05/03:


Segue link fotos reunião do dia 27, disponíveis no facebook da Secretaria de Cultura

Telefone: (15) 3285-3338

Myrian de Toledo R. Alves
Coord. Assuntos Patrimônio Histórico
-----------------------------------------------

Em 8/3

Caros,

Agradecemos a participação de todos e tenho certeza que esse encontro ajudará na articulação das cidades vizinhas com o nosso empenho.
Vamos nos organizar para participar das ações da Regional de Sorocaba e programarmos para um próximo encontro em Salto no mes de maio, em data a ser combinada pelo David e Rafael.
Estou à disposição
abraços


Claudia Bassetto
Assessora de Patrimônio

Secretaria de Cultura | MAC Itajahy Martins
Prça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 ( provisório)
Botucatu- SP - 18600.430
Fone: 14 3882.14.89 | 3882.17.47

macbtu@botucatu.sp.gov.br
-----------------------------------------------

Em 8/3

Claudia e amigos,
Espero que possamos avançar nas discussões e concretização de ações, formando uma região articulada e parceira... nos vemos em maio, ou antes disso para um café em Itu, será ótimo recebê-los a qualquer momento, sintam-se bem vindos!
Abraços

 Allie Marie Dias de Queiroz
Secretária de Cultura da Estância Turística de Itu
(11) 4886-9750 (11) 96182-5689