quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Reunião em Tietê foi sucesso

Olá pessoal.

Primeiro quero agradecer a todos os que compareceram e participaram da nossa reunião regional do SISEM-SP, realizada em Tietê, nesta quarta-feira (27). Também quero agradecer a hospitalidade acolhedora do secretário de Cultura Luis Sandei e de sua equipe.

Enquanto aguardamos a ata que está sendo redigida pelo Luiz Salgado, nosso representante adjunto, antecipo minha avaliação com relação à pauta discutida como extremamente produtiva. Pudemos conhecer melhor o papel do SISEM, as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com as instituições museológicas, formamos uma força-tarefa para atualização dos dados dos museus da região e iniciamos um debate sobre ações conjuntas de âmbito regional, perfil e identidade do sudoeste paulista, abrindo perspectivas de criação de roteiros temáticos na região. Enfim, foi um sucesso a nossa reunião.

Envio em anexo a lista de presença com os contatos e outra planilha contendo os dados de contato dos museus da região, na qual consta em vermelho os dados atualizados ontem. Solicito que os demais parceiros da região confiram e atualizem seus dados também, retornando para este e-mail.

Nos dias 4 e 5 de março, eu e o Salgado estaremos participando do 4° de Representantes Regionais do SISEM em São Paulo, quando teremos oportunidade de relatar as demandas regionais.

Abraço a todos.

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional do SISEM

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tietê sedia reunião do SISEM dia 27

Só pra lembrar que nesta quarta-feira (27), às 14h, teremos reunião regional do SISEM-SP em Tietê (Centro Cultural - Praça São Benedito, 20 - centro).

Abaixo transcrevo um e-mail da nossa amiga Cláudia Basseto, que apresenta ma sugestão de pauta:

Prezados,

Fico feliz pela motivação de todos!
E estou à disposição pra participar dos encontros sempre que possível.
Gostaria de sugerir um levantamento das instituições do polo que estão em funcionamento nas regras dos museus do ICOM, para que planejemos uma forma de divulgar e criar um impresso para distribuição.
Os museus da baixada santista fizeram com o apoio do SISEM uma tiragem de 30.000 exemplares, envolvendo várias cidades, ficou um material bem bonito e informativo.
Precisaria ser avaliada as instituições que "merecem" este destaque e organizar o impresso e o arquivo digital para o blog criado pelo David.

Esta é apenas uma das sugestões, entre várias outras demandas que com certeza as cidades  já requisitaram.

Abraços

Claudia Bassetto
Assessora de Patrimônio
Secretaria de Cultura
Mac Itajahy Martins
Praça Coronel Moura, 27 - ( endereço provisório)
Botucatu- SP - CEP 18600-430
FONE: 14 3882.01.33 | 3882.14.89 | 3882.17.47
macbtu@botucatu.sp.gov.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inscrições para 11ª Semana de Museus foram prorrogadas até o dia 28

Museus (memória + criatividade ) = mudança social

Proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a equação inspiradora para as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de 2013 ressalta o arranjo entre o frescor criativo e a memória construída: a soma desses fatores repercute na sociedade e com ela interage, num movimento propulsor da mudança social.


A dimensão criativa do museu reside nas trocas afetivas, no despertar da sensibilidade, nas intuições e memórias que pulsam, na atualidade da imaginação sonhadora, na espontaneidade das relações. Criar é construir a memória, e, ao com ela trabalharem, os museus operam como quem edita, corta, recorta, cola, mistura, oculta, revela, enfatiza e esquece. O trabalho com a memória implica o reconhecimento do seu caráter seletivo, eletivo e, portanto, político.


Criar é dar sentido à existência, é perceber-se parte do processo. O importante na experiência do museu é ‘estar em relação’ e, nesse sentido, é fundamental imaginar outras coisas que não os saberes instituídos, aceitando a potência como fonte de novos saberes. O museu é parte integrante da sociedade e possui os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve e também promover mudanças.


Na trajetória do pensamento sobre museus e mudança social construído no continente americano, destaca-se a Mesa-Redonda de Santiago do Chile, em 1972. Esta reunião ofereceu significativa contribuição para a Museologia internacional: a reflexão sobre a função social dos museus e a ideia de museu integral (ou integrado), sintonizado com os problemas da sociedade e capaz de atuar como instrumento do desenvolvimento.


O Brasil vem incorporando esse legado: presenciamos um aumento de museus de território e museus comunitários; vemos números crescentes de museus e de público de museus, com algumas das maiores visitações do mundo em exposições recentes; discutimos a relevância do papel social dos museus; as políticas desenvolvidas pelo Ibram para o campo museal são pensadas sob a perspectiva da mudança social.


Ademais, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” será discutido na 23ª Conferencia Geral Trienal do ICOM, a ser realiza em agosto na cidade do Rio de Janeiro, quando se estima a participação de 4.000 pessoas vindas de mais de 100 países e vários estados brasileiros.


O Ibram convida os museus brasileiros e a sociedade a celebrar a 11ª edição da Semana Nacional de Museus no período de 13 a 19 de maio, oportunidade rica para fazer uso da memória e exercitar a criatividade em busca das mudanças sociais que desejamos.


As inscrições foram prorrogadas e vão até 28 de fevereiro. Não deixe de inscrever as ações do seu museu! Entre em www.museus.gov.br e saiba mais!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Regional do SISEM-SP agenda reunião para o dia 27 em Tietê

Olá, pessoal.
Acertei com o Luiz Salgado (Botucatu), que é vice-representante da R.A. Sorocaba junto ao SISEM-SP, e com a Myrian, do Museu de Tietê, a data e o local de nossa reunião regional. 

Lembro que, nos dia 4 e 5/03, eu e o Salgado teremos reunião com o GTEC SISEM-SP e demais representantes do Estado. A intenção, para esta reunião, segundo o SISEM, é ter dias de trabalho dedicados à construção de planos de articulação regionais. 

Para isso precisamos conhecer e especificar as demandas da Região Sudoeste Paulista. 

Consequentemente, a presença de todos nessa próxima reunião regional será muito importante. 

Anote na sua agenda:

Reunião regional do SISEM
Dia: 27/02/2013
Hora: 14h
Local: Museu Cornélio Pires
Largo São Benedito, 20 - Centro - Tietê



Espero contar com a presença de todos vocês.

Davidson Panis Kaseker
RR Sudoeste Paulista / SISEM-SP
Fone (15) 9785.3362
www.museusdosudoestepaulista.blogspot.com
sisem.polo.sudoeste@gmail.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SISEM promove curso de capacitação para museus


A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP),  em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promove a 5ª edição do Curso de Capacitação para Museus, nos municípios de  São José do Rio Preto e Campinas.
O projeto é destinado aos profissionais e dirigentes da área museológica e cultural do Estado de São Paulo.
As inscrições são limitadas (40 vagas), gratuitas e devem ser realizadas até 15/3, apenas pelo site www.sisemsp.org.br.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Itapeva presta homenagem a revolucionários de 32


Parabéns à Secretaria Municipal de Obras de Itapeva por ter instalado, na Av. Revolucionários de 32, o monumento em homenagem aos ex-combatentes itapevenses, uma obra de criação coletiva que teve a participação de Davidson Panis Kaseker (criação), Edson Panis Kaseker / Washington Ribeiro de Almeida (design), além dos "alunos" formados pela Oficina de Restauro Simone do Espírito Santo Custódio (Supervisão e Montagem) e Israel Almeida Melo / Marcelo Bento / Paulo da Silva Proença (Auxiliares de Montagem).
Só falta agora a bandeira paulista no alto do mastro, o que com certeza o secretário Junior Zacharias vai providenciar a seu tempo.


"O monumento tem por finalidade fazer reviver um passado mergulhado no tempo. O monumento histórico relaciona-se diferente com a memória viva e com a duração. Ou ele é simplesmente constituído em objeto de saber e integrado numa concepção linear do tempo – neste caso, seu valor cognitivo relega-o inexoravelmente ao passado, ou antes à história em geral, ou à história da arte em particular -, ou então ele pode, além disso, como obra de arte, dirigir-se à nossa sensibilidade artística, ao nosso ‘desejo de arte’ (Kunstwollen): neste caso, ele se torna parte construtiva do presente vivido, mas sem a mediação da memória ou da história." (A Alegoria do Patrimônio - Françoise Choay)
Quer saber, gente, quando criamos esse monumento não pensamos em tudo isso. Só criamos!


Museu do Café programa exposição de Romero Britto



1 – Romero Britto: Desde o início do ano passado o Coordenador do Núcleo vinha mantendo contatos objetivando trazer para o Museu do Café uma exposição com obras do renomado artista Romero Britto. No final de 2012, por meio da também artista plástica Wânia Rodrigues que expôs seus trabalho no Museu, que conhece Robson Britto essa possibilidade ficou mais perto de se concretizar. Os contatos continuaram com Robson que é dono da galeria “Studio de Art” (www.studiorobsonbritto.com.br), e responsável pelas exposições de Romero. Finalmente, nesta manhã, Robson veio à Botucatu, atendendo convite do Coordenador José Eduardo, especialmente para conhecer o espaço do Museu do Café utilizado para abrigar as exposições. Após a visita, demonstrando entusiasmo pelo que viu, ficou de encaminhar a relação de detalhes fundamentais para que uma exposição desse porte aconteça.
Romero Britto é considerado atualmente um dos mais importantes pintores brasileiros. Romero é natural de Pernambuco e pinta desde os 8 anos. Seus quadros invocam o espírito de esperança e transmitem sensação de aconchego. Atualmente morando em Miami, Romero tem obras em São Paulo, Belo Horizonte, Miami, Suíça, Tel Aviv, além de também ter obras com artistas renomados. O trabalho de Romero não se limita a telas, mas se estende a uma gama muito grande de produtos licenciados com o seu traço característico. A expectativa é que a exposição, por sinal inédita na região, aconteça ainda no primeiro semestre.
O Museu, que desde 2009, já abrigou exposição com trabalhos de artistas como Aldemir Martins, Ziraldo, Ilka Lemos, Franco Belli, Grupo Oka, Osmar Santos, dentre outros, com essa iniciativa deve marcar a comunidade artística não só da cidade, mas de toda região. Nos próximos boletins traremos mais novidades sobre mais esse importante evento.

2 – Próxima Exposição: A atual exposição “Quando a cor dialoga com a forma”, que está no Museu, com obras de Célia Nahas Garcia, já foi visitada por mais de 1500 pessoas. A mostra vai até o próximo dia 21 de fevereiro. A próxima exposição já está agendada. Com inicio em 23 de fevereiro, e duração de um mês, o Museu irá expor, pela primeira vez, 15 obras da artista Anilza Aerts. Nessa exposição intitulada “A épica da simplicidade” Anilza “apresenta uma série de nus femininos, trazendo à tona representações de corpos por meio de recursos visuais”. A curadoria é de Oscar D´Ambrosio e o produtor cultural é Ricardo Cardoso. No próximo boletim traremos mais informações.

3 – Visitantes: No dia 1º o Museu recebeu a visita de Dona Leonor Bertola, acompanhada de sua filha Julieta, e um casal de amigos. Dona Leonor, única mulher do casal Atílio e Maria, nasceu na Fazenda Lageado e, juntamente com seus irmãos Anibal, Orlando e Júlio já haviam visitado o Museu em 2010, ocasião em que, por meio de uma foto, foi feito o registro, após 70 aos em relação a uma foto em que Dona Leonor aparece com todos os seus cinco irmãos. Dessa vez a visita foi cercada de emoção, pois o Sr. Orlando, o irmão mais velho, faleceu recentemente.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Edital do Prêmio Memórias Brasileiras tem prazo prolongado


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) informou que as inscrições para a 1ª edição do Prêmio Memórias Brasileiras poderão ser feitas até o dia 28 de março. A prorrogação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 31, na seção 3, página 13.  O edital relativo à premiação, publicado em novembro de 2012, integra o Programa Ibram de Fomento aos Museus.
O concurso vai selecionar e premiar 10 iniciativas de preservação da memória brasileira, com ênfase nos movimentos sociais (sindical, rural, estudantil e outros), para apoio a ações de divulgação, preservação e difusão de acervo. Cada premiado receberá R$ 30 mil – totalizando R$ 300 mil em investimentos via Fundo Nacional de Cultura.
Poderão participar da seleção pessoas jurídicas de direito público e de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural, excetuando-se aquelas vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do sistema SalicWeb.

Davidson Panis Kaseker   -  RR Sisem/SP - Região Sudoeste Paulista - (15) 9785.3362  
Ação Consultoria e Marketing Turístico - (15) 3521.6078

Museu do Café promove palestra no Dia da Mulher

Clique na imagem para visualizar


Museu do Café realiza Oficina de Metodologia de Pesquisa

Clique na imagem para visualizar

SP reúne dirigentes culturais dia 19

A Secretaria de Estado da Cultura promove, no próximo dia 19, o XVI Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura de SP. O evento acontece no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP).  Confira a programação: 
  
8h - RECEPTIVO COM CAFÉ DA MANHÃ

9h30 - APRESENTAÇÃO DO BALLET FOLCLÓRICO DA ABAÇAI CULTURA E ARTE

10h – INFORMAÇÕES E DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

. Marcelo Mattos de Araújo
Secretário de Estado da Cultura (30min)

. Maria Thereza Bosi de Magalhães
Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) 20min

. Renata Bittencourt
Unidade de Formação Cultural (UFC) 20min

. Ana Luiza Martins
Unidade de Preservação ao Patrimônio Histórico (UPPH) 20min

. Claudinéli Moreira Ramos
Unidade de Preservação ao Patrimônio Museológico (UPPM) 20min

. Adriana Cybelle Ferrari
Unidade de Biblioteca e Leituras (UBL)20min

13h AS 14h30 - ALMOÇO

14h30 - APRESENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FOMENTO À PRODUÇÃO CULTURAL DO INTERIOR: Revelando SP, Mapa Cultural Paulista, Oficinas Culturais, Projeto Guri, PROAC, Editais e Emendas.

16h - ESPAÇO ABERTO PARA PERGUNTAS

17h - ENCERRAMENTO COM CAFÉ DA TARDE

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Primeiros passos em 2013

É sabido que no Brasil o ano começa depois do carnaval. Com as posses dos novos dirigentes municipais e eventuais troca de equipes, a mobilização é ainda mais complicada. Entretanto, é bom ficarmos atentos, pois as atividades do SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo - não param. Muitas ações de 2013 já estão sendo preparadas e agendadas, conforme a confirmação das demandas das regiões. 

Com as mudanças de governos municipais, alguns representantes também serão substituídos, o que não é o nosso caso. No entanto, o ideal é que os museus da RA Sorocaba agendem uma reunião o mais breve possível para que possamos discutir a nossa pauta regional e as demandas locais, tendo em vista que o SISEM irá reunir os RRs nos dias 4, 5 e 6 de março próximo.

A intenção é termos três dias de bastante trabalho. A previsão é que aconteça uma reunião fechada no dia 4 e, nos dias 5 e 6, uma programação aberta à participação de toda comunidade museológica. No dia 4, pretendemos discutir os rumos de algumas ações para 2013 (por exemplo, o 5º Encontro Paulista de Museus) e alguns pontos para serem levados ao Conselho de Orientação do SISEM-SP, onde temos a Cláudia Basseto, de Botucatu como nossa representante. 

No dia 5, a intenção é realizar um painel de discussão sobre plano museológico e gestão cultural. E, no dia 6 de março, em parceria com o IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, pretendemos realizar a edição do Conexões IBRAM no Estado de São Paulo.

Assim, contamos com a participação e colaboração de todos em prol de nossa causa maior, que é a consolidação e fortalecimento dos museus paulistas.

Nesse sentido, devemos escolher uma data e local para a reunião na segunda quinzena de fevereiro. Toda sugestão é bem-vinda. 

Um abraço museal a todos e a todas.

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional SISEM - RA Sorocaba
Cel (15) 9785.3362
dpkaseker@gmail.com

2013: Um ano promissor para os museus

2013 será um ano promissor: teremos o 5º Encontro Paulista de Museus, teremos as reuniões do Conselho de Orientação do SISEM-SP pautando muitas de nossas ações, teremos a Conferência Internacional do ICOM no Rio de Janeiro e temos muitas ações e reflexões a serem feitas. 

2013 será um ano de início de novas gestões municipais e, isso pode significar mudanças. Novos prefeitos, novos secretários de cultura, novos gestores de cultura. E, sabendo que a maior parte dos museus paulistas estão vinculados à gestão municipal, temos aqui desafios e oportunidades. Oportunidade de desenvolvermos um trabalho logo no início destas novas gestões municipais buscando fortalecer institucionalmente os museus. Desafio de mostrar às novas gestões municipais o potencial dos museus. 


Para que a atuação das representações regionais seja produtiva é importante a mobilização e a participação de todos os representantes das instituições em cada um dos municípios da Região Administrativa de Sorocaba.


Esperamos que 2013, com todas os seus desafios, seja um ano pleno de realizações para todos nós. 

Coloco-me à disposição para esclarecimentos e orientações.

Davidson Panis Kaseker
Representante Regional SISEM
Cel. (15) 9785.3362
dpkaseker@gmail.com

SISEM: Balanço de ações em 2012 revela avanços

O GTCSISEM fez um balanço das ações realizadas em 2012. Podemos dizer que foi um ano marcado por muitas novidades, além das ações de formação e comunicação: 

* Regulamentação das instâncias representativas do SISEM-SP (a Resolução SC nº 60, de 27 de agosto de 2012, que institui o Grupo de Trabalho do SISEM-SP, integrado pelos representantes regionais eleitos durante o 4º Encontro Paulista de Museus, e a Resolução SC nº 86, de 03 de outubro de 2012, que nomeou o Conselho de Orientação do SISEM-SP); 

* Realização da primeira reunião do Conselho de Orientação do SISEM-SP no dia 06 de novembro. As próximas reuniões já estão agendadas e, muitas diretrizes de ação do SISEM-SP surgirão a partir destes encontros; 

* O 4º Encontro Paulista de Museus teve novamente mais de 1.000 inscrições e, diversas novidades foram colocadas nesta edição (feira de fornecedores, paineis digitais com casos selecionados dos museus paulistas, programação de visitas técnicas e oficinas nos museus da Capital). Ficou para 2013, o desafio de preparar um Encontro melhor e, também de pensarmos uma nova proposta para os EPMs (com possibilidade de realização bienal, intercalada com Encontros Macro-regionais) a ser apresentada; 

* Realização das reuniões das redes temáticas de museus nos dias 11 e 12 de junho, como preparação para o 4º Encontro Paulista de Museus; 

* Realização de dois Encontros de Representantes Regionais em 2012. O primeiro em 26 e 27 de março de 2012, realizado pouco tempo antes do Encontro Paulista de Museus, buscou fazer um balanço das atividades realizadas pelo grupo. O segundo, realizado em 30 e 31 de agosto, deu as boas-vindas aos novos integrantes do grupo de representantes regionais e buscou delinear diretrizes para a definição das ações para o próximo ano; 

* Lançamento de dois editais ProAC - Programa de Ação Cultural para a área de museus. Foram destinados R$ 550.000,00, sendo R$ 250.000,00 para o edital de difusão de acervos museológicos (26 projetos inscritos, sendo 5 projetos contemplados com prêmios de R$ 50.000,00) e R$ 300.000,00 para o edital de preservação de acervos museológicos (39 projetos inscritos, com 3 premiados com R$ 100.000,00 cada). 


Como vocês podem ver, fizemos muita coisa juntos. E acredito que em 2013 faremos muito mais. 

Museu do Lageado abre temporada 2013 com exposição de Célia Nahas Garcia


O Museu do Lageado abriu a temporada de exposições 2013, com obras da artista Célia Nahas Garcia. Desde o último dia 20 de janeiro, oito obras de Célia Nahas podem ser apreciadas pelos visitantes.
A exposição denominada “Quando a cor dialoga com a forma” mostra que "o universo da colagem é repleto de desafios. Talvez o maior deles seja colocar nas imagens finais um toque pessoal, um estilo diferenciador. Para atingir esse objetivo, Célia Nahas Garcia apresenta uma poética própria que não se esgota na busca de um assunto, mas se concretiza na construção de representações conjuntas que tenham força de expressão”, explica Oscar D’ Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil), e curador da exposição.
Oscar ressalta, ainda, que o trabalho de Célia mostra que “o progressivo uso das intervenções com tinta sobre as colagens é o resultado do amadurecimento de um processo visual que se cristaliza pela prática constante e pela contínua procura de respostas a inquietações sobre o produto final almejado e sobre um acabamento cada vez mais aprimorado.” A mostra permanecerá até o dia 20 de fevereiro podendo ser apreciada de segunda a sexta das 9h às 11h e das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados o funcionamento é das 12h às 17h.