quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Itu: Mesa Redonda debate a construção do Plano Municipal de Cultura

No dia 09 de novembro, representantes do Ministério da Cultura (MinC) estarão em Itu para participar da Mesa Redonda "Políticas Públicas em Cultura: a construção do Plano Municipal de Cultura", uma excelente oportunidade para conhecer aquela estância turística e ainda para uma profícua troca de informações.

O evento será realizado no Centro de Estudos do Museu Republicanos Convenção de Itu, às 19h30. 
Agradecemos ao convite em nome de Maria Cristina Tasca e Ana Paula Sbrissa, que são membros do Conselho Municipal de Cultura de Itu.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SISEM oferece vagas para estágios técnicos

O SISEM-SP está com dois programas de estágios em instituições da Secretaria de Cultura previstos para os próximos meses. O primeiro é no Museu do Café e será no período de 3 a 7 de dezembro, compreendendo uma visão dos cinco setores técnicos do museus (Pesquisa e curadoria, Centro de Informação e Documentação, Museologia, Comunicação e Educativo). Para este programa de estágio é oferecida apenas 1 vaga. O segundo programa de estágio é no Catavento e será no período de 12 a 14 de novembro, abordando diversos setores e atividades, com 7 vagas (preferencialmente para museus afins da área científica).

Assim, os interessados devem procurar os representantes regionais, que terão a responsabilidade de indicar profissionais de museus que tenham interesse em participar destes programas de estágio. Ficamos aguardando as eventuais manifestações até o dia 01 de novembro, sendo que as vagas serão preenchidas conforme a chegada das indicações.

SISEM debate temas para o próximo Encontro Paulista de Museus

As discussões no fórum do site do SISEM-SP sobre o tema do próximo Encontro Paulista de Museus já receberam várias contribuições. Dentre as mensagens publicadas no fórum, surgiram os seguintes temas:
* Ação educativa
* Acessibilidade
* Catalogação e preservação fotográfica
* Estruturação das instituições museológicas
* Função social dos museus
* Montagem de exposições
* Plano museológico
* Realidades regionais

Laís, da R.A. Marília, trouxe inclusive o resultado de uma consulta feita na região. E, pondera que trazer exemplos de outras realidades no Encontro Paulista de Museus é positivo, visto que inspirador. As realidades regionais foram muito destacadas e, isso é coerente com as avaliações de encontros passados.
O que se tem discutido bastante no fórum é a situação institucional dos museus do Estado e sua fragilidade. O que tem sido feito a respeito disso? Temos exemplos de museus que estão trabalhando na melhoria desta situação?

A Renata Motta encaminhou inclusive algumas questões para reflexão nesta discussão do tema para o 5º EPM:
* Qual a avaliação sobre as ações de capacitação que tem sido realizadas?
* Quais as principais dificuldades na estruturação das equipes?
* Há um entendimento adequado dos dirigentes e poderes públicos locais das demandas institucionais dos museus?
* Qual o nível de inserção do museu na comunidade? (os museus são conhecidos? são importantes? são apoiados?)

Como vocês podem ver pelas perguntas colocadas, a discussão segue com bastante potencial. Então, por conta disso, e visto que temos regiões que ainda não se manifestaram, deixaremos o fórum aberto até a próxima segunda-feira, dia 29 de outubro. Participem! Façam suas considerações.

Petrópolis vai sediar o V Encontro Nacional de Museus

Neste ano, o 5º Fórum Nacional de Museus será sediado em Petrópolis (RJ) de 19 a 23 de novembro. Trata-se do grande evento da área museológica no nível nacional. As inscrições estão abertas e diversos assuntos serão tratados ali em mini-cursos (plano museológico, elaboração de projetos, gestão de risco ao patrimônio, ação educativa em museus, comunicação...) e painéis. Inscrevam-se e divulguem em suas regiões: http://fnm.museus.gov.br/sem-categoria/5o-forum-nacional-de-museus-abre-inscricoes/

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SISEM leva mostra fotográfica ‘Negro Interior’ a Itapeva

Em cartaz a partir de 29/10, na Câmara Municipal de Itapeva, a exposição retrata a influência cultural e social do negro; a entrada é gratuita
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (Agcip) e a Prefeitura de Itapeva realiza a exposição “Negro Interior”. A partir de 29 de outubro (segunda-feira), na Câmara Municipal, a mostra fotográfica retrata a influência cultural e social do negro.
Composta por fotos que retratam negros executando as mais diversas atividades, o objetivo da exposição é promover o resgate histórico sobre a participação do negro na formação da base da cultura paulistana (regiões nordeste e noroeste do interior do Estado). A partir das imagens, a mostra busca estimular interação entre diferentes comunidades e a origem do acervo fotográfico guardado como relíquia ao longo do tempo.
Com entrada gratuita, a montagem pode ser vista até 30 de novembro (sexta-feira), de segunda a sexta, das 8h às 18h. A Câmara Municipal de Itapeva está localizada na Avenida Vaticano, nº 903, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3522-3875 ou site www.sisemsp.org.br.

Exposição “Negro Interior” em Itapeva
Período: de 29/10 a 30/11/2012
Local: Câmara Municipal de Itapeva (Avenida Vaticano, nº 903, Jd. Europa – Itapeva/SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Informações: (15) 3522-3875
Entrada: gratuita

Palácio dos Bandeirantes convida para palestra sobre arte cusquenha

A curadoria do Acervo Artístico do Palácio dos Bandeirantes convida para a palestra  "Análises científicas da Coleção Cusquenha do Palácio do Governo", ministrada por Profa Marcia Rizzutto do Depto. de Física da USP, sobre os equipamentos utilizados para análise das obras da exposição cusquenha que está sendo exibida no Palácio dos Bandeirantes.
A iniciativa faz parte do Projeto FÍSICA PARA TODOS do IF-USP, cujo propósito é o de divulgar a ciência entre o público leigo.
       
           
             Dia 31 de outubro de 2012, das 14h30 às 16h30
             Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4500
             Vagas limitadas (gratuito)
             Inscrição: acervo@sp.gov.br

Quadro cusquenho de Ana Alzzira

Museu Republicano de Itu promove oficina educativa

O Museu Republicano de Itu convida para a oficina educativa que se realizará dia 27 de outubro, das 14 às 16h. Para maiores informações entrem em contato com: Aline Zanatta - Educativo - (11) 40230240