terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Museu de Fartura está cadastrado no Ibram

O Museu Municipal de Fartura Dona Maria Vega Ferrero foi incluído no Cadastro Nacional de Museus junto ao IBRAM-Instituto Brasileiro de Museus e,em breve, deve fazer sua adesão ao SBM -Sistema Brasileiro de Museus, que tem a finalidade de promover a integração,a gestão e o desenvolvimento dos museus, acervos e processos museológicos brasileiros.
O Museu de Fartura também está cadastro no SISEM-Sistema Estadual de Museus, pertencendo à 14ª Região Administrativa de Sorocaba.
Estes procedimentos são essenciais para um museu se desenvolver. O objetivo é tornar o Museu de Fartura não só um local de visitação a material histórico e sim um centro cultural com imagem, som, biblioteca e um ponto turístico do município com referência regional.
A partir de 2012, será um novo marco para nosso recém criado Museu Municipal.

A.MENDES Presidente do Conselho Diretor.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O que é museu

“O museu é uma instituição com personalidade jurídica própria ou vinculada a outra instituição com personalidade jurídica, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que apresenta as seguintes características:
I - o trabalho permanente com o patrimônio cultural, em suas diversas manifestações;
II - a presença de acervos e exposições colocados a serviço da sociedade com o objetivo de propiciar a ampliação do campo de possibilidades de construção identitária, a percepção crítica da realidade, a produção de conhecimentos e oportunidades de lazer;
III – A utilização do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social;
IV - a vocação para a comunicação, a exposição, a documentação, a investigação, a interpretação e a preservação de bens culturais em suas diversas manifestações;
V – a democratização do acesso, uso e produção de bens culturais para a promoção da dignidade da pessoa humana;
VI – a constituição de espaços democráticos e diversificados de relação e mediação cultural, sejam eles físicos ou virtuais.
Sendo assim, são considerados museus, independentemente de sua denominação, as instituições ou processos museológicos que apresentem as características acima indicadas e cumpram as funções museológicas.”

Departamento de Museus e Centros Culturais
IPHAN/MinC – outubro/2005

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estatísticas

Atingimos hoje 691 visitantes. Nada mal, hein!

Veja a distribuição deles pelo planeta:
Brasil - 604
Alemanha - 32
Rússia - 30
EUA - 24
Latvia - 1

Não me perguntem onde fica esse tal Latvia, of course!

Ações do SISEM 2012

Sabemos que, infelizmente, não será possível atender a tudo o que todos os municípios estão pedindo, mas tentaremos abranger o máximo com aquilo que temos.

Em breve o SISEM-SP espera poder divulgar a proposta de distribuição das ações (inclusive com a temática definida para os eventos de formação e das exposições que irão itinerar). O GTCSISEM procederá agora com a prospecção de parceiros e fornecedores para atender as demandas encaminhadas. Todos esperamos realmente que comecemos 2012 com todas as ações do SISEM definidas. As demandas são muitas e os recursos limitados, então seguimos na construção do melhor possível.
Fiquem ligados!