quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estamos aqui

Este blog foi criado com o intuito de agilizar a circulação de ideias e informações referentes ao SISEM-SP, bem como fortalecer a divulgação das instituições museológicas do Sudoeste Paulista.

Você está convidado a segui-lo e a contribuir com o seu enriquecimento.

Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade". (Wikipedia)


“Os museus representam as maneiras das sociedades humanas exporem o seu passado e o seu presente, as formas de dispor a sua cultura material, os processos de preservação e concepção do patrimônio público, e ainda representam escolhas e lacunas dentre infinitas possibilidades. Enfim são espaços que dão a ver, por meio dos objetos, acervos diversos e coleções, as relações sociais que os homens estabelecem entre si e com a natureza,com diferentes culturas e ao longo do tempo." (Projeto Museu & Escola – FaE/UFMG - 2000

Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.

Em cofre não se guarda coisa alguma.

Em cofre perde-se a coisa à vista.

Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por

admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por

ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por

ela, isto é, estar por ela ou ser por ela.

Por isso, melhor se guarda o vôo de um pássaro

Do que de um pássaro sem vôos.

Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,

por isso se declara e declama um poema:

Para guardá-lo:

Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:

Guarde o que quer que guarda um poema:

Por isso o lance do poema:

Por guardar-se o que se quer guardar.


Antonio Cícero – “Guardar”

Representantes regionais

A Secretaria de Estado da Cultura, através do Sistema Estadual de Museus (SISEM/SP), no último Encontro Paulista de Museus apresentou a nova configuração do Sistema, onde os polos regionais foram reagrupados conforme as regiões administrativas existentes visando facilitar a interlocução entre Museus e Estado.

A Região Administrativa de Sorocaba, composta por 79 municípios e 36 instituições museológicas, elegeu como representante Davidson Panis Kaseker (cultura.itapeva@gmail.com / cultura@itapeva.sp.gov.br) – 15-35223875, e representante-adjunto Clayton José Leme Andrade – Votorantim - (cleme@votorantim.sp.gov.br) - 15 3243-1191.

São funções dos representantes regionais:
1º - Promover a integração entre as instituições museológicas de sua região através de parcerias, curadorias conjuntas, consórcios para a realização de planos museológicos, exposições montadas a partir do acervo de diversos museus da região ou outras formas que forem propostas.

2º - Conhecer as instituições museológicas presentes na sua região, realizando um mapeamento de necessidades e potenciais. A atualização desta base de dados permitirá a construção do futuro site do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

3º - Coletar informações que subsidiem o planejamento das ações do SISEM para 2012. O GTCSISEM já iniciou o levantamento de uma série de dados para efetuar as propostas. E, estas propostas serão discutidas no mês de outubro.

4º - Comunicar, comunicar e comunicar. Não apenas se comunicarem com o GTCSISEM, mas também entre si e entre toda a região.

Palestra no MIS de Taubaté


Segue o convite eletrônico de uma palestra que será realizada no Museu da Imagem e do Som de Taubaté, no fim do mês de agosto.


Qualquer dúvida, estamos à disposição.


Atenciosamente,


Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo - GTCSISEM-SP. (11) 2627-8111

Atualização de cadastro no SISEM-SP

Caros museólogos,

O SISEM - Sistema Estadual de Museus – elaborou um mapeamento atualizado das instituições museológicas do Estado de São Paulo. As visitas técnicas aos 645 municípios ocorreram entre maio e dezembro de 2010, com levantamento dos museus e instituições afins existentes nas localidades, preenchimento de ficha cadastral e registro fotográfico de cada instituição encontrada.

O mapeamento identificou 415 instituições em 190 municípios paulistas. Sendo que a definição adotada para o cadastramento seguiu os principais parâmetros do ICOM - International Council of Museums:

* instituição permanente;
* sem fins lucrativos (por isso, não entram galerias ou escritórios de arte que tem o intuito de comércio e representação);
* aberta ao público (de forma geral, então aquelas instituições que se encontravam fechadas ou que abrem apenas sob agendamento, não entraram);
* conservando e comunicando os testemunhos materiais e imateriais do homem e do seu meio ambiente (se não tiver um acervo sob sua guarda, não entrou no mapeamento. Se apenas recebe exposições temporárias, também não).

Para garantirmos a acuidade e atualização dos dados, O SISEM-SP está solicitando uma confirmação dos dados apresentados e, um complemento (e-mail e site, visto que estes dados não se encontram nas fichas). Caso você perceba que a sua instituição não se encontra no diagnóstico, pedimos que seja enviado para o e-mail sisem@sp.gov.br , com cópia para rvmotta@sp.gov.br e Lmizukami@sp.gov.br , os dados de contato do responsável pelo museu não listado (nome completo, e-mail e telefone).

Este material atualizado será a base para o cadastramento de museus a ser desenvolvido pelo GTCSISEM. E uma fonte inestimável para o público e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os museus paulistas. Afinal, só conseguiremos atuar corretamente se tivermos os dados corretos.

Curso de Capacitação para Museus

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTCSISEM–SP), promove, desde 2008, oficinas de capacitação em museus, visando o aprimoramento do trabalho de profissionais inseridos no universo museológico e contribuindo para o aperfeiçoamento das instituições dos museus paulistas.

No Curso de Capacitação para Museus pretende-se instrumentalizar os profissionais de museus na elaboração de projetos para instituições museológicas, dando um panorama geral de procedimentos de trabalho e medidas de gestão primordiais para o bom funcionamento das instituições.

No 1° semestre de 2011, realizou-se o curso nas cidades de Brodowski e Sorocaba. Neste 2° semestre, esta ação será realizada em outros dois municípios: São José dos Campos e Marília. Os interessados em participar deste curso poderão escolher entre as duas cidades, levando em consideração a distância entre a cidade sede do curso e aquela em que reside, entretanto, a decisão final será feita pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus.
Para tal, serão utilizados os seguintes critérios para selecionar os participantes: ordem de chegada da inscrição, carta de interesse e currículo. Serão priorizados, também, profissionais que tenham vínculo com instituições museológicas. Lembrando que serão disponibilizadas 40 vagas para cada uma das cidades sedes do Curso, num total de 80 vagas. Em caso de preenchimento do quadro total de vagas em uma das cidades sedes, o participante será designado automaticamente para a próxima cidade que houver vaga.

CONTRAPARTIDA DOS PARTICIPANTES
Os interessados em participar do Curso de Capacitação para Museus deverão arcar com seu translado, hospedagem e alimentação nos cinco módulos do curso.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas por e-mail: sisem@sp.gov.br, até o dia 23/08/ 2011. Não será possível realizar a inscrição após esta data ou se todas as vagas forem preenchidas. Após solicitar a inscrição, o participante deve aguardar até o dia 25/08/2011 para obter confirmação de sua participação e a definição do local de realização do curso. Cientes da importância da instituição museológica como instrumento de cidadania, de complementação da educação formal e de inserção social, o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus convida os Profissionais da área museológica e/ou gestores culturais do Estado de São Paulo a participar desta ação, reiterando a importância da participação de todos.

INFORMAÇÕES E PROGRAMA DO CURSO
Público alvo: profissionais da área museológica do Estado de São Paulo.
O curso oferecerá, ao todo, 80 vagas, sendo 40 delas disponibilizadas em São José dos Campos e a demais em Marília.
O participante, que se ausentar mais de um dia por semana, perderá o direito ao certificado final do curso e à freqüência às aulas.
O participante deverá elaborar um projeto final em grupo, referente a uma instituição ou com tema de interesse das instituições museológicas paulistas, que será entregue ao final do curso em data a ser definida juntamente com a coordenação. O projeto dever observar rigorosamente os padrões exibidos em aula, de aplicação em alguma Lei de incentivo ou fomento à cultura. A não execução desse projeto incorrerá na perda de direito ao certificado. Módulo 1 São José dos Campos: 29, 30 e 31 de agosto Marília: 12, 13, 14 de setembro
O Panorama das Políticas Públicas de Cultura no Brasil e a elaboração de projetos para museus

Objetivos: Preparar os participantes para o desenvolvimento detalhado de projetos e gestão dos mesmos. Instrumento de avaliação: elaboração e entrega do projeto final em grupo.
Assuntos base:
· O que é um projeto.
· Por que elaborar um projeto.
· Como elaborar um projeto: Proposta, objetivos e justificativas.
· Como organizar orçamentos.
· Criação de cronograma de trabalho.
· Metodologia de gestão de projetos.
· Processos avaliativos de resultados.

Módulo 2 e 3
São José dos Campos: 26, 27, 28 e 29 de setembro
Marília: 3,4,5 e 6 de outubro
O Panorama das Políticas Públicas de Cultura no Brasil e as Leis de Incentivo à Cultura

Objetivos: Instrumentalizar o participante a promover a sustentabilidade de sua instituição por meio de participação em Leis de Incentivo.
Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· O que é e quais são as leis de incentivo à cultura.
· Como elaborar, formatar e inscrever um projeto cultural para as leis de incentivo.
· Como captar recursos para a cultura.
· Apresentação de casos de sucesso.
· Prestação de contas.

Projetos de Pesquisa e Curadoria Objetivos: Preparar os participantes para o desenvolvimento curatorial de exposições e atividades correlatas em suas respectivas instituições de trabalho. Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· O que é curadoria.
· Processo de pesquisa curatorial.
· Eleição de temáticas curatoriais.
· Processo de escolha de peças para exposição.
· Elaboração de textos curatoriais.
· Desenvolvimento de eixos curatoriais.

Módulo 4 e 5
São José dos Campos: 17, 18,19, 20 e 21 de outubro
Marília: 7, 8, 9,10 e 11 de novembro

Projetos de Expografia
Objetivos: Capacitar os participantes a desenvolverem projetos expográficos coerentes com a temática curatorial, de acordo com as normas de segurança tanto para o acervo, como para visitantes e funcionários e atraente ao público.
Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· O que é expografia.
· Tipologias de exposição.
· A linguagem das exposições nos museus.
· Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, com, luz, textura, imagens, textos, instalações cênicas.
· Iluminação e direção de montagem.

Projetos de Produção e Montagem de Exposições
Objetivos: Capacitar os participantes para o trabalho de montagem de exposições e as especificidades que permeiam este assunto.
Instrumento de avaliação: A ser desenvolvido pelo preletor.
Assuntos base:
· Projeto expográfico/plantas de exposição.
· Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, com, luz, textura, imagens, textos, instalações cênicas.
· Mobiliário expográfico.
· Utilização de tecnologia.
· Noções de luminotécnica.
· Noções de sonorização.
· Noções de climatização.
· Segurança no espaço expositivo.
· Embalagem, transporte e manuseio de peças (acervo).

Arte e Educação como Mediação



Segue mais um comunicado com encontros previstos sobre mediação cultural e formação de educadores/mediadores que acontecerão ao longo do mês de agosto.



A participação é gratuita e faz parte da comemoração de 10 anos do coletivo Arteducação Produções.

Concurso para técnico em museologia

Boas notícias...
Concurso Público: técnico em museologia e historiador.

Segue link do Edital n°02/2011, com disponibilidade de cargo para Historiador e para Técnico em Museologia na cidade de Capivari - SP:
http://www.integribrasil.com.br/concurso.php?id=102

Peço o favor de repassar este e-mail a possíveis interessados.
Márcia França(19) 3492-5281
Diretoria do Patrimônio Cultural
Prefeitura Municipal de Capivari

Arte e Sociedade na América Latina



CURSO DE EXTENSÃO: “ARTE E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA”

Inscrições Abertas

A pedido da Curadora, Ana Cristina Carvalho, temos o prazer de divulgar o
curso de extensão "Arte e Sociedade na América Latina” que tem por objetivo
propor um percurso pela estética e história da arte na América Latina,
relacionando as civilizações pré-colombianas à formação do homem
contemporâneo (anexos).

O curso será ministrado de 20 de agosto a 8 de outubro de 2011, no
Auditório do Anexo dos Congressistas-CBEAL /Latina
Memorial da América Latina.


Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo
tel.: (11) 2193-8139

Clique em cima da imagem para ampliá-la.



Estou encaminhando um convite de uma oficina que faremos em Apiaí. Poderia, por gentileza, fazer a divulgação do polo?

Agradeço desde já.

Atenciosamente,

Thais Klarge
Sistema Estadual de Museus - SISEM
Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
R. Mauá, 51 - 01028-900 - São Paulo-SP - Brasil
(11)2627-8111

Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos constitui ferramenta eficaz para otimizar a tomada de
decisões dirigidas à conservação do patrimônio cultural. Sua utilização fornece uma visão abrangente e simultânea dos diversos tipos de risco, desde eventos emergenciais e catastróficos até os diferentes processos de degradação que ocorrem de forma mais lenta e contínua. A partir da identificação e análise desses riscos, é possível estabelecer prioridades de ação e alocação de recursos para mitigálos.

Estratégias sustentáveis podem então ser estabelecidas para minimizar impactos
negativos sobre o objetivo de transmitir o patrimônio cultural (acervos arquivísticos)
para as gerações futuras com a menor perda de valor possível.

Nesse sentido, a Associação de Arquivistas de São Paulo, com o apoio do SISEM-SP e do Arquivo Histórico de São Paulo, está oferecendo um curso de "Gerenciamento de riscos para o patrimônio cultural", em setembro de 2011.

Data: 12 a 16 de setembro (2ª a 6ª feira)
Horário: das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00
Local: Auditório do Arquivo Histórico de São Paulo, Praça Coronel Fernando Prestes, nº 152 - Luz - São Paulo/SP

Seleção mediante análise curricular (os currículos devem ser encaminhados para o e-mail cursos@arqsp.org.br imediatamente após o envio da ficha de inscrição – disponível no site http://www.arqsp.org.br )

Estágio na Pinacoteca de São Paulo

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura, or meio do Grupo Técnico do SISEM-SP, está oferecendo estágio técnico na Pinacoteca de São Paulo, que serão realizadas em setembro de 2011. São duas turmas com 20 vagas para profissionais da área de museus. Para efetivar sua inscrição, é necessário confirmar a intenção por e-mail (sisem@sp.gov.br) e enviar uma carta de comprometimento até o dia 09/09. As inscrições serão aceitas por ordem de chegada.

Contato com o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus - CTCSISEM/SP pode ser feito pelo fone (11) 2627-8111.

Oficina de Manutenção de Museus

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura, or meio do Grupo Técnico do SISEM-SP, está promovendo uma Oficina de Manutenção de Museus – realizada pelo Museu do Futebol. São 25 vagas. Para efetivar sua inscrição, é necessário enviar uma carta de comprometimento até o dia 25/08.

Contato com o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus - CTCSISEM/SP pode ser feito pelo fone (11) 2627-8111.